Tenho procurado aqui neste espaço, com relativa frequência, incentivar o hábito da leitura, em especial pela constatação de que o nível da comunicação verbal e, sobretudo, a escrita, mostra-se muito deficiente no geral, não poupando até mesmo profissionais da imprensa, formadores de opinião, blogueiros etc. E o pano de fundo, graças a uma educação notoriamente carente, tem como causa específica, e bem significativa, a falta de (boa) leitura.
Agora, imagine alguém que se propõe a ser escritor(a) e que não lê, ou melhor, que até afirma não gostar de ler! Convenhamos, é fácil inferir que existem muitos desses ditos escritores por aí, a (des)serviço da nossa Língua!
Bem, a esse pretexto, repercuto hoje a excelente postagem ‘Escritores que não leem’, da professora Elaine Rodrigues, feita em seu blog e-Redigindo, trazendo oportuno e corajoso alerta a respeito desse limitador hábito de “não gostar de ler”, que parece ganhar crescente número de adeptos, lamentavelmente.
Ao menos, vale um pensar com maior atenção sobre essa deficiência estruturante que atrasa intelectualmente nossa sociedade, suas ações, decisões…

Leia a seguir, clicando no link:
https://eredigindo.wordpress.com/2018/08/25/escritores-que-nao-leem/#like-923
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre JCDattoli
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Ah! é tão importante falarmos sobre isso! E fico tão feliz com seu apoio! Obrigada! 😊📚📚
Elaine, na medida das minhas possibilidades, faço coro com você. Vamos nessa!
Obrigado!
Abs
Excelente post, minha mãe já dizia a todos os seus seis filhos quase que diariamente: QUEM NÃO LÊ, MAL OUVE, MAL FALA, MAL VÊ. E, nesse caso, é claro: MAL ESCREVE ! Abraço.
Que legal, caro Zé Rosa. A sabedoria de Dona Dela é uma marca!!!
Retificando, a sabedoria de Dona Edla é uma marca!!!
Pingback: Escritores que não leem | ZÉducando
O escritor que não lê, não se dá o trabalho de revisar os próprios manuscritos. A função de um bom escritor é escrever, ler, reler, editar, reescrever e continuar infinitamente o ciclo. Leitura é oxigênio, escrita é transpiração. Por isso, leiam de tudo e mais um pouco.
Grato por comentar!!!
Mesmo quem não pretende ser escritor, é importante arranjar um bocadinho todos os dias para ler umas páginas, um capítulo. Porque há sempre uma situação, uma emoção, um pensamento ou uma frase que nos toca. E isso ajuda-nos a crescer e ser um pouco melhoras!
Essa é a evolução, ou transformação, que só virá pelo hábito da leitura!!!
Obrigado, Dulce!