Em momentos como o que ora vivenciamos, com muito acirramento no debate político e notória radicalização nos diálogos, têm sido cada vez mais frequentes as rupturas de amizades, que se observam até mesmo entre pessoas da mesma família ou com amigos de longa data, por conta das suas “convicções pessoais”. É uma constatação que, para dizer o mínimo, não constrói e traz incômodos.
A esse respeito, vem como uma luva o mais do que pertinente – e oportuno – pensamento do escritor checo Milan Kundera, trazido no ensaio “A Inimizade e a Amizade”, que consta do seu livro UM ENCONTRO, lançado no Brasil em 2013 (pg. 112). Ele argumenta, com sabedoria, que sacrificar amizade pela política não passa de uma grande tolice!
Leia e compartilhe esta mensagem lúcida, que fará bem (a seguir):

Fontes: https://br.pinterest.com/pin/531424824771557566/?lp=true e https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13132.pdf
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre JCDattoli
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
A política, no geral e tal como a conhecemos hoje, não se rege por valores nem pelo respeito. Daí poder levar a tantas rupturas nos seus meandros. Até de amizades supostamente verdadeiras!
É que vemos acontecer. Grato por comentar, Dulce!