Os encantos da Bossa Nova: a Sant Andreu Jazz Band (Espanha) interpreta Tom Jobin!

A inspiração musical para este sábado vem no ritmo da Bossa Nova. A esse respeito, diria que todo bom músico – até mesmo muitos instrumentistas, cantores e arranjadores eruditos – quer ter no seu repertório, e curtir, algumas canções desse gênero musical brasileiro tão marcante.

Aqui pra nós, tiro por mim. Apesar de estar na música por puro diletantismo e sem maiores pretensões (um simples violonista e cantor não-profissional), ao praticar a boa música, sou sempre tentado pela sonoridade e bom gosto da Bossa Nova. A dissonância presente nessas composições, com seu  ritmo inconfundível e contagiante, proporciona um padrão de qualidade que valoriza especialmente a nossa MPB. Além do mais, por evocar de alguma maneira os encantos do jazz, esse gênero musical vai, assim, atraindo apreciadores pelo mundo afora, ao longo do tempo, marcadamente a partir do início dos anos 1960, quando passou a ser amplamente divulgado/conhecido.

Uma mostra disso está no vídeo que selecionei para hoje, com bela performance do grupo Sant Andreu Jazz Band, interpretando a canção Triste, um dos inúmeros sucessos do genial Antonio Carlos Jobim, nosso saudoso Tom Jobim, em show ocorrido no Sat Teatre de Sant Andreu (Barcelona), em setembro de 2016. 

Trata-se de uma banda de jazz juvenil de Barcelona-Espanha, formada por crianças e adolescentes de 7 a 20 anos, criada em 2006. Segundo registrado na Wikipédia, o líder da banda é Joan Chamorro.

Curtam este momento:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Os encantos da Bossa Nova: a Sant Andreu Jazz Band (Espanha) interpreta Tom Jobin!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s