Inteligência Artificial (IA): Fique por dentro desse fenômeno tecnológico!

A inteligência artificial já está se tornando realidade e sua expansão virá muito mais intensamente, nos próximos anos, trazendo impacto para a economia, para a educação e para diversos setores de atividades, como saúde, trânsito/segurança, agricultura etc. Com o uso de máquinas, robôs e recursos tecnológicos diversos teremos a nossa vida influenciada (mais positivamente, claro) por toda essa onda tecnológica. Como não poderia ser diferente, a organização do trabalho, a forma e a quantidade dos postos de emprego/ocupação dos dias atuais sofrerão considerável transformação e redução em futuro próximo.

Em linhas gerais, do que estamos falando?

Inteligência artificial é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software. Também é um campo de estudo acadêmico. Segundo texto do Tecmundo, Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. 

De acordo com declaração do físico e cientista Stephen Hawking, todos os aspectos das nossas vidas serão transformados pela IA. Como registrado na Wikipédia, o principal objetivo dos sistemas de IA é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

A pretexto do assunto, trago o excelente artigo abaixo, de Eduardo Prado, publicado dias atrás no site Convergência Digital. Você terá aí um amplo e atual panorama do que está acontecendo em termos de IA pelo mundo. Veja, por exemplo, os investimentos expressivos e a tendência de vanguarda da China nessa área.

Confira e fique atualizado a respeito desse fenômeno:

A IA vai virar a economia de “cabeça para baixo” como um tsunami!

Por: Eduardo Prado *

11/07/2018 … Convergência Digital

Acredite se quiser mas é o que vai acontecer nos próximos anos com uma intensidade cada vez maior à medida que o tempo passe. Tem gente que já percebeu isso como é o caso do CEO Tom Wilson [1] de uma das maiores seguradoras americanas a Allstate Corp [2].

A automação afetará uma ampla gama de trabalhadores, de comerciantes a taxistas. A consultora McKinsey [3] estima que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo estarão procurando novos postos de trabalho até 2030 porque a tecnologia da IA vai assumir os seus empregos.

O impacto só não vai ser mais ser mais rápido nas economias dos países por causa da falta de mão de obra de Inteligência Artificial (IA) [3.1] – o cientista de dados – em todo o mundo literalmente [4 -5]. Esta dificuldade não será tão fácil de ser suplantada – pois depende de vários fatores, entre eles, o de formação de mão de obra especializada – e deve perdurar nos próximos 10 anos!

A IA vai transformar “tudo que encontrar pela frente” – Tenha fé Tomé! [6 e 6.1] e uma das áreas que ela terá um grande impacto será o segmento de saúde influenciado na nova tendência de medicina personalizada, no desenvolvimento de novos medicamentos, nos diagnósticos médicos por imagens, na medicina preditiva entre outros nichos [7-8]. Um dos nichos onde a IA terá uma forte presença será na implementação de aplicativos de diagnósticos como o Babylon Health britânico [9]. Um outro segmento onde a IA terá um grande impacto também será o da agricultura com o moderno “approach” conhecido como Agricultura de Precisão [10-11]. Esse é um segmento muito importante para o Brasil mas ainda temos pouquíssimas inciativas de IA na Agricultura de Precisão por aqui.

Siga a leitura e conheça a rica matéria, na íntegra, clicando no link a seguir:

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=48425&sid=15

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Marketing e Tecnologia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Inteligência Artificial (IA): Fique por dentro desse fenômeno tecnológico!

  1. dulcedelgado disse:

    Um mundo estranho…num mundo já estranho….
    Por vezes não apetece perceber o que se está a passar nele….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s