A empatia é um atributo fundamental para que se estabeleça rica e verdadeira relação interpessoal. Demonstrar sensibilidade e dar atenção ao outro vale para as relações familiares, profissionais, com amigos etc. Contudo, para o exercício da liderança, ou melhor, para ser um bom líder (de qualquer nível ou em qualquer circunstância), ter empatia é habilidade das mais importantes, é essencial!
Quem acompanha o blog sabe que a empatia já foi referida aqui diversas vezes, em textos/vídeos autorais ou de terceiros, no contexto da Inteligência Emocional (IE). A esse respeito, muito devemos do seu conhecimento e difusão ao destacado psicólogo, professor e escritor Daniel Goleman, um dos mais ativos estudiosos e divulgadores do tema, sobretudo após o estrondoso lançamento do livro Emotional Intelligence, em 1995.
E é para trazer mais substância, em especial, sobre empatia, um dos cinco principais domínios da IE, que reproduzo hoje o excelente artigo de Daniel Goleman, postado dia 11 passado em Harvard Business Review Brasil, publicado no portal eletrônico Flipboard. O autor detalha os tipos de empatia e apresenta algumas variáveis fundamentais desse atributo geral, ressaltando que ser empático, com eficácia, requer a capacidade de exercer controle, pois estamos, sem dúvida, no campo das emoções. Salienta, também, que a empatia pode ser desenvolvida (aprendida)!
Leia e tire o melhor proveito do texto – a seguir:
“O que é empatia?
Daniel Goleman
11 de julho de 2018
A palavra “atenção” vem do latim atendere, que significa “alcançar”. Essa é uma definição perfeita do enfoque nos outros, que é a base da empatia e da capacidade de construir relacionamentos sociais – o segundo e o terceiro pilares da inteligência emocional (o primeiro é a autoconsciência).
É fácil identificar os executivos que conseguem efetivamente se concentrar nos outros. São aqueles que encontram um consenso, cujas opiniões têm mais peso, e com quem as outras pessoas querem trabalhar. Surgem como líderes naturais, independentemente da hierarquia organizacional ou social.
A tríade da empatia
Geralmente, falamos sobre empatia como um atributo único. Mas uma análise detalhada do foco dos líderes durante sua apresentação revela três tipos distintos de empatia, cada um deles importante para a eficácia da liderança:
• Empatia cognitiva: a capacidade de compreender a perspectiva da outra pessoa
• Empatia emocional: a capacidade de sentir o que a outra pessoa sente
• Preocupação empática: a capacidade de sentir o que a outra pessoa precisa de você
A empatia cognitiva permite aos líderes se justificarem de maneira significativa – habilidade essencial para obter o melhor desempenho de seus subordinados diretos. Ao contrário do que se poderia esperar, o exercício da empatia cognitiva exige que os líderes pensem nos sentimentos em lugar de senti-los diretamente.
Uma natureza inquisitiva nutre a empatia cognitiva. Como diz um executivo bem-sucedido com essa característica: “Sempre quis aprender tudo, compreender as pessoas ao meu redor – por que pensavam no que pensavam, por que faziam o que faziam, o que funcionava para elas e o que não funcionava”. Mas a empatia cognitiva também é resultado da autoconsciência. Os circuitos executivos permitem a reflexão sobre nossos próprios pensamentos e o monitoramento dos sentimentos que fluem a partir deles. Esses circuitos nos permitem aplicar o mesmo raciocínio à mente de outras pessoas quando decidimos focar nisso.
A empatia emocional é importante para gerenciamento de clientes, interpretação de dinâmicas de grupo e mentoria eficazes. Ela se origina de partes remotas do cérebro abaixo do córtex – a amígdala, o hipotálamo, o hipocampo e o córtex orbitofrontal – que nos permitem sentir rápido sem pensar profundamente. Essas partes nos sintonizam, despertando em nosso corpo o estado emocional dos outros: sentimos literalmente a dor do outro. Nosso padrão cerebral liga-se ao dos outros quando os escutamos contarem uma história emocionante. Como diz Tania Singer, diretora do departamento de neurociência social do Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences, em Leipzig, na Alemanha: “Para entender os sentimentos dos outros, precisamos entender nossos próprios sentimentos”. O acesso à nossa aptidão para a empatia emocional depende da combinação de dois tipos de atenção: um foco concentrado em nossas próprias ideias dos sentimentos de outra pessoa e uma ampla conscientização do rosto, da voz e de outros sinais externos de emoção do outro.
Quando a empatia precisa ser aprendida
A empatia emocional pode ser desenvolvida. Essa é a conclusão da pesquisa com médicos realizada por Helen Riess, diretora do Empathy and Relational Science Program do Massachusetts General Hospital, em Boston. Para ajudar os médicos a monitorarem a si mesmos, Riess criou um programa pelo qual eles aprenderam a se concentrar usando a respiração profunda e diafragmática e a cultivar certo distanciamento – para assistir a uma interação a partir do distanciamento do limite superior – do teto, por assim dizer, em vez de estar perdido em seus próprios pensamentos e sentimentos. “Suspender nosso próprio envolvimento para observar o que está acontecendo nos dá uma percepção consciente da interação sem ser completamente reativo”, diz Riess. “Podemos ver se nossa própria fisiologia está carregada ou equilibrada. Podemos notar o que está acontecendo.” Se uma médica perceber que está irritada, por exemplo, pode ser um sinal de que o paciente também está incomodado.
“Aqueles que estão completamente perdidos podem preparar a empatia emocional inicialmente fingindo até conseguir”, acrescenta Riess. “Se agirmos de forma cuidadosa – olhando as pessoas nos olhos e prestando atenção às suas expressões, mesmo não querendo muito – podemos começar a nos sentir mais envolvidos.”
A preocupação empática, intimamente relacionada à empatia emocional, permite-nos sentir não apenas como as pessoas se sentem, mas o que elas precisam de nós. É o que esperamos do médico, do cônjuge – e do chefe. A preocupação empática tem suas raízes no sistema que obriga a atenção dos pais aos filhos. Ao observarmos para onde os olhos das pessoas vão quando alguém aparece com um bebê adorável, podemos ver esse centro cerebral dos mamíferos entrando em ação.
As pesquisas sugerem que, à medida que as pessoas sobem na carreira, a capacidade delas de manterem relações pessoais vai sendo prejudicada.
Uma teoria neural sustenta que a resposta é acionada na amígdala pelo radar do cérebro, que detecta o perigo, e no córtex pré-frontal pela liberação de ocitocina, substância química relacionada ao sentimento de se importar. Isso indica que a preocupação empática é um sentimento ambíguo. Vivenciamos intuitivamente o sofrimento do outro como se fosse nosso próprio sofrimento. Mas, ao decidir se atenderemos às necessidades dessa pessoa, ponderamos deliberadamente sobre o quanto valorizamos o bem-estar dela.
Conseguir essa combinação de intuição e deliberação tem grandes implicações. Aqueles que sentem compaixão demais podem acabar sofrendo. Nas profissões assistenciais, isso pode levar à fadiga da compaixão; em executivos, pode gerar ansiedade em relação a pessoas e situações que estão fora de controle. Mas aqueles que se protegem enfraquecendo seus sentimentos podem perder a capacidade de sentir empatia. A preocupação empática exige que controlemos nossa própria angústia sem nos tornarmos insensíveis à dor dos outros.
Quando a empatia precisa ser controlada
Controlar nosso impulso de sentir empatia em relação aos sentimentos de outras pessoas pode nos ajudar a tomar decisões melhores quando o turbilhão de emoções de alguém ameaça nos dominar.
Geralmente, quando vemos alguém se espetar com um alfinete, nosso cérebro emite um sinal indicando que nosso centro de dor está transmitindo esse sofrimento. Mas os médicos aprendem, na faculdade de medicina, a bloquear até mesmo essas respostas automáticas. Esse anestésico de atenção parece ser usado pela junção temporal-parietal e pelas regiões do córtex pré-frontal, circuito que estimula a concentração ignorando as emoções. É o que acontece em nosso cérebro quando nos distanciamos dos outros para nos mantermos calmos e ajudá-los. A mesma rede imparcial entra em ação nesse momento e também quando vemos um problema envolvendo emoções à flor da pele e precisamos nos concentrar na busca de uma solução. Se falarmos com alguém que está chateado, esse sistema nos ajudará a entender racionalmente a perspectiva dessa pessoa, mudando da empatia emocional, de caráter sentimental, para a empatia cognitiva, de caráter racional.
Além disso, algumas pesquisas de laboratório sugerem que o tratamento adequado da preocupação empática é fundamental para fazer mais julgamentos. Exames cerebrais revelaram que, quando voluntários ouviam histórias de pessoas submetidas à dor física, o centro cerebral deles para vivenciar tal dor era imediatamente ativado. Mas, se a história se tratava de sofrimento psicológico, os centros cerebrais superiores relacionados à preocupação empática e à compaixão levavam mais tempo para ser ativados. É necessário algum tempo para compreendermos as dimensões psicológicas e morais de uma situação. Quanto mais distraídos estivermos, menos poderemos cultivar as formas mais sutis de empatia e compaixão.
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Extraído de “O líder focado”, adaptado por Harvard Business Review Brasil, dezembro de 2013.
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Daniel Goleman é codiretor do Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations na Rutgers University, coautor de Primal leadership: leading with emotional intelligence (Harvard Business Review Press, 2013), e autor de The brain and emotional intelligence: new insights and leadership: selected writings (More than sound, 2011). Seu último livro é A force for good: the Dalai Lama’s vision for our world (Bantam, 2015).
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Tradução: Maurício Kakuei Tanaka “
O conceito de empatia nada mais é que a capacidade de as emoções de outras pessoas de se colocar no lugar delas.
E a empatia no trabalho contribui para um ambiente mais harmonioso e de cooperação mutua.
Por tanto se cada colaborador for capaz de ser empático ao colega de trabalho as chances de desentendimentos caem significativamente e a produtividade tende a aumentar.
Ter empatia é pensar varias vezes antes de falar qualquer coisa que seja a respeito de qualquer situação.
Legal, Fernando. Grato pelo seu comentário e seja sempre bem-vindo ao blog!
Abraço
Sim sem dúvida é importante desempenho do ambiente do trabalho
a empatia é muito importante pois nos leva a pensar no próximo, assim levando ao bom desempenho no ambiente de trabalho.
Certamente, Priscila!
Grato pela visita e pelo comentário!!!
a empatia no ambiente de trabalho gera produtividade pois o relacionamento com nossos colegas e fundamental para o crescimento da empresa.
Certamente, Laiene. Não é por acaso que adquirir habilidades de inteligência emocional é tão valorizado nos dias atuais.
Obrigado pela visita e por comentar no blog!
Abraço
Foi importante salientar a tríade empática e a possibilidade de sermos capazes de gerenciar e optar entre as três. Creio ser uma habilidade relevante não apenas sermos empáticos mas tbm nos adaptarmos ao uso do enfoque correto no que se refere ao auxílio ao próximo.
Grato, João. Legal o seu comentário, de pleno acordo!
Esse é um conteúdo de muito importância nas empresas. O responsável da empresa sendo empático com seus funcionário só têm a colher grandes frutos. Pois ele se colocando no lugar do empregado verá as necessidades do mesmo em todos os sentidos. E o empregado de seu lado vai querer cada vez mais se empenhar em prol da empresa. Nada mais confortante que seu chefe ou até mesmo colega de trabalho chegar para você num momento em que as coisas não estão bem e dizer: Estou aqui para você!
Att.,
Cristiane Almeida
Exato, Cristiane. Por isso mesmo, há necessidade de que esse nível de consciência se eleve, por todos os níveis, mas em especial como prática comum daqueles que se encontram nas posições de liderança. Muito grato por comentar!
Liderar é uma arte!
Sem dúvida, Eciene. Mas o legal é que também pode ser desenvolvida/aprendida. Grato por comentar
Com certeza, ao nos colocarmos no lugar do outro estamos praticando empatia.
Grato por comentar!
Importante que um maior número de pessoas tenha consciência a esse respeito. Muito obrigado!
quanto mais pessoas com empatia melhor
É observar no outro e consertar em nós
Obrigado por comentar, Lucyana!
Atualmente, tanto no âmbito profissional quanto nas atividades cotidianas, percebo que falta muita empatia das pessoas com o próximo! Um ato de cavalheirismo, simpatia, cumprimentar com um bom dia, boa tarde, boa noite, até mesmo quando acontece um erro no lado profissional, e muitas vezes um superior não tem compreensão nem empatia para compreender e ajudar a capacitar para evitar futuros erros.
Pois é, Luiz. Até por conta dessa sua percepção, creio que a disciplina Inteligência Emocional precise ser mais difundida, para esses e outros aspectos no contexto do que se denomina a gestão das emoções. Por certo, há muito espaço para aprimoramentos no campo das relações humanas. Grato pelo comentário!
Se todos nós tivemos mais um pouco de impatia talvez o mundo seria melhor
Certamente, Antônia!
A empatia é se colocar no lugar do outro, mas se não tiver compaixão não entra em ação para mudar a situação.
Exato, Michele. A empatia é um sentimento bonito. Associada à atitude de ajudar o outro, que seria a compaixão, tudo fica ainda mais virtuoso!
Obrigado pelo seu comentário!
Eu particularmente adorei a publicacao desse artigo,de Daniel Goleman,eu particularmente aprendi muito com essa leitura,nos prescisamos colocar em pratica no nosso dia dia e entao a coisa vai florecendo.obrigado muito bom.
Muito grato pela opinião, J. Quirino.
Volte mais vezes por aqui!
Obrigado pela aula
Grato pelo gentil comentário, Joelson!
Achei Super interessante Uma Explicação mais específica do que é empatia.
Que bom, Ronald. Grato por comentar!
Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e de se colocar no lugar do outro.
Valeu, Alessandra. Muito obrigado!
Muito legal! Estar motivado é a base de tudo.
Quando começa a ter empatia pelo próximo, melhora muito na relação interpessoal.
Exato, Raimunda. Grato por comentar!
boa noite! aula maravilhosa, bem explicada , pena que no nosso dia a dia são poucas as pessoas que exerce esse papel. A maioria só pensa em seu próprio bem estar , coloca seus problemas e conflitos sobre todos não tem amor ao próximo, isso é muito triste. Ainda da tempo de fazermos adiferença.
Olá, Telma, essa evolução comportamental acontecerá assim mesmo, passo a passo, com o despertar das consciências, uma a uma, com divulgação e, principalmente, com o nosso exemplo individual. Acredito nisso, tenho esperança!
Muito obrigado por comentar, volte sempre!
quanto mais pessoas com empatia melhor
Certamente, Lucas. Obrigado!
Empatia é acima de tudo se preocupar com o próximo e entender que devemos sempre ser solidário a todos sem ver raça e nem cor.
Obrigado, Rosilene, pelo seu comentário e contribuição a respeito do tema!
Empatia é sempre desejar aos outros, aquilo que gostaria que desejasse a nós mesmos. Em fim fazer o bem sem reparar a quem.
Obrigado por comentar, Tatiane!
Empatia esta intimamente ligado ao altruismo amor e interesse pelo proximo e a capacidade de ajudar
Muito obrigado, Aparecida, por deixar o seu comentário!
A empatia é a habilidade de si imagina no lugar de outra pessoa, compreender sentimentos , desejos, crenças, e valores!
Muito grato pelo seu comentário, Elinete.
A empatia é algo muito importante em todos os momentos de nossas vidas, amor ao próximo, respeito’ sempre entende outro!
Ah, certamente, Elinete. Não tenho dúvida de que o mundo precisa muito de um aumento de pessoas empáticas. Pensemos positivo!
a empatia é muito importante pois nos leva a pensar no próximo, assim levando ao bom desempenho no ambiente de trabalho.
Obrigado, Isabela, por comentar!