Falando sobre emoções e comportamento, dou destaque hoje para a FRUSTRAÇÃO!
Crédito de imagem: Papo de Psicólogo – Blogger
“Parece algo muito fácil, mas não é uma tarefa simples: diferenciar entre o que queremos, o que precisamos e o que realmente podemos obter.”
Para tanto, trago duas publicações distintas a respeito de frustração, mas complementares, mostrando que ninguém está livre de se frustrar, que esta é uma emoção natural, sem dúvida forte, até mesmo dolorida, que acontece desde a infância, contudo que é necessária para o processo de aprendizado, de equilíbrio emocional. Aliás, passar por frustrações e superá-las nada mais é do que demonstrar capacidade de resiliência.
O grande problema é que muitos pais, no afã de proteger seus filhos, pecam por criar um mundo fora da realidade, pulam etapas do aprendizado e contribuem para que seus filhos deixem de vivenciar situações adversas. Esse quadro, muito próprio da realidade atual, tem sido objeto de estudos por profissionais da psicologia e merecido recentes e oportunas divulgações. Esses especialistas advertem que a frustração precisa ser vivenciada desde cedo e que cada indivíduo, de alguma maneira, precisa saber como lidar – e superar – esse tipo de emoção, porque se trata de um necessário e saudável aprendizado. Mais do que tudo, é questão de saúde mental!
Assim, recomendo a leitura do excelente artigo ‘5 dicas para administrar a frustração‘, publicado no site A Mente É Maravilhosa (clique no link a seguir):
https://amenteemaravilhosa.com.br/dicas-administrar-a-frustracao/
Em complemento, veja esta interessante abordagem e opinião, no vídeo intitulado A IMPORTÂNCIA DA FRUSTRAÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL, publicado ontem no YouTube pelo Instituto de Sensibilização Consciencial, com duração de apenas 2:30, que está circulando pelas redes sociais. Vale boas reflexões!
Aprender a gerir expectativas é o grande passo para evitar a frustração. Mas aprende-se… com os anos e com as frustrações sentidas!
Basta percebermos que o melhor é colocar os desejos e os “sonhos” no lugar certo… não muito “alto”… e sempre com um “e se” ao lado!!
Bom artigo!
Ótimo, Dulce. Obrigado!
Em outras palavras, e até recorrendo a princípios utilizados no mundo corporativo, uma boa estratégia para minimizar frustrações é adotar a razoabilidade e o gerenciamento dos riscos envolvidos no plano/desejo. Se algo der errado você já estará de alguma maneira preparado(a)!
Abraço!