FRUSTRAÇÃO: saiba do que se trata e como tirar bom proveito dessa emoção!

Falando sobre emoções e comportamento, dou destaque hoje para a FRUSTRAÇÃO!

Resultado de imagem para frustração                                     Crédito de imagem: Papo de Psicólogo – Blogger

“Parece algo muito fácil, mas não é uma tarefa simples: diferenciar entre o que queremos, o que precisamos e o que realmente podemos obter.”

Para tanto, trago duas publicações distintas a respeito de frustração, mas complementares, mostrando que ninguém está livre de se frustrar, que esta é uma emoção natural, sem dúvida forte, até mesmo dolorida, que acontece desde a infância, contudo que é necessária para o processo de aprendizado, de equilíbrio emocional. Aliás, passar por frustrações e superá-las nada mais é do que demonstrar capacidade de resiliência.

O grande problema é que muitos pais, no afã de proteger seus filhos, pecam por criar um mundo fora da realidade, pulam etapas do aprendizado e contribuem para que seus filhos deixem de vivenciar situações adversas. Esse quadro, muito próprio da realidade atual, tem sido objeto de estudos por profissionais da psicologia e merecido recentes e oportunas divulgações. Esses especialistas advertem que a frustração precisa ser vivenciada desde cedo e que cada indivíduo, de alguma maneira, precisa saber como lidar – e superar – esse tipo de emoção, porque se trata de um necessário e saudável aprendizado. Mais do que tudo, é questão de saúde mental!

Assim, recomendo a leitura do excelente artigo ‘5 dicas para administrar a frustração‘, publicado no site A Mente É Maravilhosa (clique no link a seguir):

https://amenteemaravilhosa.com.br/dicas-administrar-a-frustracao/

Em complemento, veja esta interessante abordagem e opinião, no vídeo intitulado A IMPORTÂNCIA DA FRUSTRAÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL, publicado ontem no YouTube pelo Instituto de Sensibilização Consciencial, com duração de apenas 2:30, que está circulando pelas redes sociais. Vale boas reflexões!

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para FRUSTRAÇÃO: saiba do que se trata e como tirar bom proveito dessa emoção!

  1. dulcedelgado disse:

    Aprender a gerir expectativas é o grande passo para evitar a frustração. Mas aprende-se… com os anos e com as frustrações sentidas!
    Basta percebermos que o melhor é colocar os desejos e os “sonhos” no lugar certo… não muito “alto”… e sempre com um “e se” ao lado!!
    Bom artigo!

    • JCDattoli disse:

      Ótimo, Dulce. Obrigado!
      Em outras palavras, e até recorrendo a princípios utilizados no mundo corporativo, uma boa estratégia para minimizar frustrações é adotar a razoabilidade e o gerenciamento dos riscos envolvidos no plano/desejo. Se algo der errado você já estará de alguma maneira preparado(a)!
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s