Volto hoje com aspectos para o cotidiano, compreendendo educação, psicologia e comportamento de crianças e adultos, tratados em oportunas e atualizadas reflexões, registradas em vídeo, com o escritor francês Daniel Pennac, que gostei bastante!
Esse romancista e ex-professor oferece excelentes aconselhamentos para um viver com maior plenitude e satisfação, ditos, a meu ver, de forma assertiva, didática e convincente.
Referidos conselhos dão um passeio e traçam interessante diagnóstico a respeito de fatores muito importantes para qualquer indivíduo, mas nem sempre discutidos e cuidados, como medo, solidão, desempenho insatisfatório, estratégia de aprendizado e sua relevância, consumismo precoce, diferença entre desejo e necessidade, responsabilidade de professores e de pais, amor, desapego (capacidade de compartilhar), exercício da curiosidade, e, claro, sobre felicidade verdadeira.
Assista ao vídeo a seguir (legendas em português), publicado no YouTube, dias atrás, por Ana Rosemberg. Vale a pena!!!
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
As reflexões de alguém que escreveu o livro “Como um romance”, só podem ser interessantes e a não perder. Foi o único livro que li deste autor, mas gostei imenso.
Obrigada pela partilha!
As reflexões de alguém que escreveu o livro “Como um romance”, só podem ser interessantes e a não perder. Foi o único livro que li deste autor, mas gostei imenso.
Obrigada pela partilha!
Ótimo, Dulce. A sua opinião é sempre bem-vinda e enriquecedora!
Abraço.