No contexto do grande tema AUTOCONHECIMENTO, um dos mais frequentes aqui no blog, reproduzo postagem que gostei bastante, do site DESPERTAR COLETIVO, trazendo 12 afirmações impactantes sobre a sabedoria da vida, que no texto estão referidas como ‘constatações evolutivas’.
A meu ver, são afirmações que provocam necessária reflexão, na essência, sobre o nosso modo de viver, para o bem viver, contribuindo para que sigamos, cada um de nós, em evolução permanente.
Confira a seguir:
“Algumas constatações evolutivas para se conscientizar
Algumas constatações evolutivas que você já deve ter vivido mas não se conscientizado ainda:
1- O outro não existe para te agradar.
2- Ninguém é culpado pelo que você está sentindo. É você que opta pelos sentimentos que tem neste momento.
3- A arte de viver sem expectativas e, sim, com perspectiva é a chave para não se frustrar.
4- Cure em você o vício da necessidade de aprovação do outro. Só assim, poderá desfrutar da ousadia e confiança natural ao seu espírito.
5 – Você não tem controle de nada, por mais que acredite que tenha. Lembre-se, daqui a pouco a Terra irá reivindicar o seu corpo e deixará esse planeta para ingressar numa nova fase de existência. Abra mão do controle, só assim terá domínio sobre si mesmo e sobre sua vida. Controle é um reflexo do medo, domínio é um reflexo do estado de ausência absoluta de tensão interna.
6- Não se deforme ou se descaracterize para tentar “caber” no espaço apertado do pensamento que o outro tem em relação a você. Isso não vai dar certo. Quando você se deforma para agradar alguém, sua luz se apaga e é apenas você que fica no escuro se sentindo perdido.
7- Não acredite no que os outros dizem para você, por mais romântico e poético que possa ser. O que importa são as atitudes e não as palavras.
8 – Abandone o orgulho e o delírio de acreditar que tudo vai ser como você quer.
9 – Tudo é passageiro. De perto a vida é uma tragédia, de longe é uma comédia. Daqui a pouco você vai rir de todos os dramas que criou. Pois tudo passa.
10 – Você é responsável por tudo que está acontecendo em sua vida. Seus pensamentos e sentimentos predominantes irão formatar a sua realidade; quer você queira, quer não. Portanto, se quiser mudar a sua realidade, mude seus pensamentos e sentimentos.
11- Carência emocional não é a necessidade de receber e, sim, de se dar. Só você poderá suprir suas necessidades emocionais. Projetá-las em alguém é o mesmo que pedir para que outra pessoa se alimente para saciar a sua fome.
12 – Viva com simplicidade e com mais realidade. Só assim, quem você realmente É, vai surgir de verdade. Ria mais e não leve tudo tão a sério. Afinal de contas, a essência da vida é se descobrir e desfrutar dessa maravilhosa aventura chamada evolução.
(Texto escrito por Horácio Frazão | Imagem: Alex Grey) “
Boas reflexoes. Que nos conscientizemos sempre do quanto somos responsáveis pelos nossos sucessos, quanto pelos nossos fracassos. Portanto, de posse dessa consciência, vamos enriquecer nossos pensamentos na construção do nosso melhor bem- estar.
Uma feliz síntese, amigo Landim. Grato!!!
Tudo o que possa contribuir para nos tornarmos mais conscientes desta nossa passagem pela vida, é muito bom! Além disso, a “memória” é curta e facilmente se esquece e deixa seduzir pelo que não é importante…
Valeu, Dulce. É por isso que a conscientização deve ser um processo continuado, evolutivo, sem fim…
Pingback: “Algumas constatações evolutivas para se conscientizar” — O Bem Viver – Ponto a Ponto