Crédito de imagem: iPED
Vez por outra tenho feito postagens aqui para destacar a importância – e a necessidade – de se viver por um propósito, de atuar por algo que dá sentido, ou por uma missão. Desse histórico, veja, por exemplo, o meu artigo ‘Viva por uma missão e você terá foco, energia e motivação verdadeira!’, publicado em fevereiro de 2017 (https://obemviver.blog.br/2017/02/02/viva-por-uma-missao-e-voce-tera-foco-energia-e-motivacao-verdadeira/).
Segundo inúmeras comprovações, quem encontra essa sintonia tem mais longevidade, vive mais motivado(a) e feliz, tem alta produtividade e naturalmente se entrega e veste a camisa para valer. Essa condição, mais recentemente, foi denominada pelos psicólogos como estado de fluxo, ou “flow”.
Agora, deparei com interessante e bem estruturado artigo, publicado na revista Harvard Business Review Brasil e replicado no portal eletrônico Flipboard, explorando “como” e “por que” o Propósito é tão importante para a empresa, a carreira e a vida, motivo deste post de hoje.
É bom perceber que há um movimento crescente de valorizar a atuação por um propósito. De acordo com pesquisas, até mesmo as gerações mais novas vêm enxergando o trabalho que faça sentido e que propicie qualidade de vida como grande diferencial para engajamento e senso de pertencimento a uma determinada organização. Aliás, essa elevação de consciência vem se consolidando de forma consistente, felizmente.
Selecionei três pensamentos (frases) para ilustrar o valor do que estamos tratando no dia de hoje:
“A vida irrefletida não vale a pena ser vivida.” (Sócrates, filósofo grego)
“O ser humano é capaz de viver e até de morrer por seus ideais e valores!” (Viktor Frankl, no seu livro Em Busca de Sentido)
“Quem tem propósito não se aposenta.” (Roberto Tranjan, empresário e escritor).
Agora, confira o mencionado artigo, que transcrevo a seguir:
Propósito: o “como” e “por que” que impactam sua empresa, carreira e vida
A resposta: propósito. No dicionário, propósito aparece como tomada de decisão, aquilo que se pretende alcançar ou realizar. De acordo com Peter Senge, autor do livro “A Quinta Disciplina”, enquanto visão é um destino específico, propósito é similar à direção que tomamos. A noção de propósito captura a intenção e o esforço que indivíduos fazem para alcançar seus objetivos. Propósito é a sua marca pessoal, aquilo que faz brilhar os olhos. Não é o que você faz, mas sim como e por que.
A palavra é atualmente um hot topic, como aponta o Google Trends. Nos últimos catorze anos, o interesse pela palavra cresceu mais de oito vezes. Já um estudo conduzido pela EY e Universidade de Oxford aponta que o debate público acerca de propósito cresceu cinco vezes entre 1995 e 2014. De acordo com Neal Chalofsky e Liz Cavallaro em seu artigo “A Good Living Versus A Good Life: Meaning, Purpose, and HRD” (2013), esse maior interesse vem de questionamentos dos baby boomers quanto às longas jornadas de trabalho e hoje é consolidado pela procura da Geração Y por maior equilíbrio na vida pessoal e impacto profissional. Nossas percepções e motivações estão mudando e os autores acreditam em uma nova forma de ver qualidade de vida e satisfação. Não é mais apenas como administramos o trabalho versus o resto de nossas vidas. É um quebra-cabeça com vários aspectos relevantes e que mudam ao longo da vida – família, amigos, vida pessoal, comunidade, trabalho, lazer e espiritualidade.
Para a empresa: investimento que vale a pena
A maioria das empresas apresenta missão e visão bem estabelecidas e divulgadas, mas poucas têm ou propriamente comunicam seu propósito ou razão de existir. No entanto, os consumidores, mais empoderados e informados no processo decisório por uma marca, buscam organizações com valores alinhados. Isto desafia as empresas a repensarem sua identidade e modus operandi para se manterem competitivas no mercado e atraentes para seus funcionários. Operar baseado em valores e propósito autênticos e compartilhados claramente reflete no desempenho da empresa. Por exemplo, empresas com um senso de propósito bem definido, mensurado em termos de impacto social e não só em lucro, performaram 14 vezes melhor no índice S&P 500 – índice de ações comercializadas na NASDAQ ou NYSE – entre 1998 e 2013. Ainda, organizações com propósito claro apresentam maior retenção, tanto de consumidores (75%), quanto de funcionários (quatro vezes mais).
Propósito é simplesmente a razão pela qual uma organização faz o que faz. Ele deve nortear os processos decisórios, desde contratações, ações de responsabilidade social, até decisões de investimento. Seja desenvolver uma comunidade local, revolucionar o modo que consumidores compram produtos ou adquirem serviços, propósito é, ou deveria ser, o que move as grandes empresas globais.
Para a carreira: por que você trabalha?
Ter um propósito é também essencial para navegar a complexidade, volatilidade e ambiguidade em que vivemos hoje; um contexto em que estratégias mudam rapidamente e nem sempre há respostas certas ou erradas. Uma pesquisa com 474 executivos mostra que 90% deles reconhece a importância de ter objetivos e motivações bem definidas para inspirar e gerar resultados. No entanto, menos de 20% de líderes corporativos têm um propósito individual claro e poucos deles conseguem defini-lo concretamente em uma frase.
E de que forma vemos o trabalho? De acordo com Dan Pontefract, autor do livro “the Purpose Effect: Building Meaning in Yourself, Your Role, and Your Organization”, há três formas. A primeira é a orientação por retorno financeiro, em que você trabalha para receber um salário e nada mais. Já a segunda é a mentalidade de carreira, orientada pelo crescimento na posição, responsabilidades, influência ou salário. Finalmente, a terceira é a mentalidade norteada pelo propósito de se sentir motivado, realizado e fazendo algo que contribua para a organização da qual faz parte. Aqui, a energia se renova e é onde encontramos o flow, estado em que nos concentramos ativamente numa tarefa e alcançamos estados de satisfação profunda.
O aspecto financeiro é inevitavelmente relevante, porém trabalho deve ir além disso. Passamos a maior parte do nosso dia – e de nossas vidas trabalhando e precisamos encontrar satisfação, inspiração e sentido no que fazemos. Pare um pouco para analisar como você encara o trabalho no dia a dia. Se a mentalidade financeira e de crescimento ocupam mais de 50% do seu tempo, é hora de (re)definir o seu propósito pessoal e profissional.
Para você: sentido e qualidade de vida
A busca por propósito é inevitavelmente um processo natural e complexo. É o que traz sentido às nossas vidas; é o que nos faz levantar todos os dias animados para correr atrás de nossos objetivos e para deixar nossa marca no mundo.
No livro “Como avaliar sua vida?”, o autor Clayton Christensen afirma que ter um senso claro de propósito está diretamente relacionado com nossa felicidade pessoal. Sem motivações bem definidas, desperdiçamos nossa energia e recursos naquilo que talvez satisfaça objetivos de curto prazo, mas que não comunica com o que de fato nos importa e agrega valor. Um forte senso de propósito deve permear nossas decisões consistentemente para conseguirmos gerar valor e impacto.
De acordo com Strecher, autor do livro “Life on Purpose”, a força de um propósito de vida pode ser mensurada e envolve viver em consonância com nossos valores e objetivos e com a vontade de deixar uma marca positiva no mundo. Pesquisas também apontam uma correlação direta entre propósito, bem estar psicológico e uma vida mais saudável. Em um estudo de 2014, de Patrick L. Hill e Nicholas A. Turiano, indivíduos com propósito e sentido claros apresentaram uma longevidade significativamente maior. Ter esse direcionamento reduz em até 20% o risco de infarto, AVC e doenças cardíacas, além de aumentar a resiliência cerebral em doenças como o Alzheimer.
É interessante também notar que propósito não é um artigo de luxo restrito a poucas pessoas. É uma habilidade psicológica que pode ser cultivada independentemente do grau de escolaridade ou outras condições, conforme demonstra pesquisa conduzida na Universidade de Cornell.
Definindo seu propósito e o colocando em ação
Propósito não é algo imposto, com que você simplesmente se depara ou uma visão que cruza sua mente. Também não é uma fonte única de inspiração ou algo imutável. Propósito se constrói e muda ao longo do tempo. É algo específico, pessoal e que comunica com você e apenas você.
Fácil? Com certeza não! Definir um propósito requer autoconhecimento e tempo. Abaixo, seis questionamentos para o processo de reflexão.
- O que torna você único? O que você faz que te diferencia de outros? Qual é a sua marca?
- O que é importante para você? O que te faz levantar animado no dia a dia?
- Qual é a sua visão de carreira e de vida? Que histórias quer contar para seus netos? Qual marca você quer deixar no mundo?
- Analisando sua trajetória, você enxerga um padrão ou tema comum que permeia suas decisões?
- Quais experiências te desafiaram e fizeram com que você se sentisse inspirado e fazendo algo relevante?
- Se dinheiro não fosse importante na sua vida, o que você faria no próximo ano? E nos próximos cinco e dez anos?
O rascunho das respostas dessas perguntas – rascunho porque elas nunca são respondidas finalmente, já que estamos sempre evoluindo e esclarecendo nossa relação com nossos valores e identidades – oferece um bom panorama sobre quem você é de verdade, longe dos padrões mais convencionais de sucesso.
Se o seu propósito ainda não está claro, não desista e continue a construí-lo. O importante é colocar em ação o que você acredita hoje, seguindo as suas motivações: articular e viver o seu propósito para uma vida com sentido e impacto.
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Francine Zucco é cientista e coach na TopMBA.
Alex Anton é MBA pela Harvard Business School, diretor de estratégia do iFood e co-fundador da TopMBA Coaching.