Por aspectos os mais variados, tenho trazido diversas abordagens sobre o significado e a abrangência da chamada Inteligência Emocional (IE). Considerando que, como conceito geral, IE é a capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções, ou seja, os nossos sentimentos e os sentimentos dos outros, o fator EMPATIA (disposição e habilidade para nos colocarmos no lugar do outro) é sem dúvida relevante para o cultivo de boas relações e, consequentemente, para os encaminhamentos da nossa vida, inclusive em termos profissionais.
No contexto da IE, portanto, a empatia é sinal de atenção, de respeito para com o outro e até mesmo de humildade. É uma prática que faz grande diferença, não resta dúvida!
Para maior clareza, trago hoje o recente vídeo EMPATIA EM TEMPOS EGOÍSTAS, da Casa do Saber, com Luiz Mauro Sá Martino, Doutor em Ciências Sociais e Professor, comentando sobre a palavra empatia, sua etimologia, suas nuances e importância. Creio que você irá gostar!
O vídeo, que está publicado no YouTube/Canal Casa do Saber, tem duração de apenas 3:19. Confira a seguir:
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse video é bem na linha do “amai ao próximo como a ti mesmo”. Esclarecedor e fundamental para as boas relações.
Perfeito, amiga Sandra. Obrigado pelo comentário!