Crédito de imagem: Pixabay – BOL Notícias – Uol
Conhecer a origem (etimologia) e o verdadeiro significado das palavras e expressões, principalmente das mais comumente utilizadas e também mais importantes, é enriquecedor e um diferencial para qualquer pessoa. Além do mais, saber o que se fala, acima de tudo, é tranquilizador, por evitar entendimentos equivocados e até mesmo gafes na comunicação falada e escrita.
Ontem, por exemplo, circulou mensagem em homenagem ao Dia das Mães trazendo a canção Ave Maria do Morro, precedida de singela explicação a respeito da expressão AVE.
A esse pretexto, aqui vai um resumo sobre a referida expressão (interjeição), que é utilizada cotidianamente pelos católicos em uma das mais populares e impactantes orações, a Ave Maria.
A interjeição AVE vem do latim, tendo sido bastante utilizada pelos romanos para demonstrar: alegria, regozijo, felicidade. Servia para saudar (cumprimentar) efusivamente alguém. Além de poder ainda significar um oi, ou olá, significa, em essência, um solene SALVE!
No Império Romano (antes de Cristo) a expressão era, por exemplo, utilizada pelos gladiadores para saudar o Imperador César. Literalmente, assim se expressavam:
“Ave Caesar, morituri te salutant (lat) = Salve César, os que vão morrer te saúdam. Palavras dirigidas pelos gladiadores ao imperador, antes de entrarem em luta.” (Fonte: dicionariodelatim.com.br/).
Podemos inferir, portanto, que saudar o outro com um AVE é demonstração de deferência e de alegria, dita de maneira curta, inteligente e suficientemente forte.
Assim, para fechar, Ave Maria significa Salve Maria!
Espero que essas breves informações lhe sejam úteis, até porque cultura e educação nunca são demais!
Agradeço pela curtida e, se possível, por deixar o seu comentário.
Substituiria o comentário para dizer, ou melhor, sugerir aumentar nossa capacidade de ouvir, como forma de enriquecer nosso aprendizado.
Boa explicação. Parabéns!
Grato pelo feedback!!!
Boa noite. Conhecimento é sempre bom..Ave !! A cultura.
Verdade, Elmo. Grato por comentar!!!
ótimo esclarecimento , melhor impossível , fico feliz pela leitura .
Grato, Edivaldo. Seja sempre bem-vindo ao Blog. Abraço!
Ótima dica, valeu…!
Só quem não estudou ,honestamente sobre o assunto , que vai ignorar que o termo “ave” está impregnado de neologismo, pois originalmente sempre foi saudação a imperadores romanos assim como o titulo de sumo pontífice que também era para os imperadores, mas, quando houve o desvio por partes de alguns cristãos e a adesão dos anciões dos vilarejos Cristãos de Roma a proposta do imperador, então, a igreja se casou com a política e daí pra frente foi só desastre.
Como Teólogo Cristão, é impossível usar a expressão Salve em latim Ave, para saudar a Maria. A mesma expressão em grego, usada pelo anjo Gabriel, apesar de significar a mesma coisa, era usada pelos romanos para saudar e manifestar respeito a um assassino e perseguidor de cristãos. Muitos foram mortos nas arenas romanas, por não querer negar a Jesus, e bastava dizer Ave César para serem poupados.
Agradeço, Carlos, pelo seu comentário e esclarecimento!!!
Quando se fala . Santa Maria Mãe Deus, esta se referindo a Mãe de Jesus Cristo? Ou mãe de Deus Pai mesmo?
Olá, Nelson, boa tarde! Reconhecendo os meus limitados conhecimentos no assunto, sobretudo por não ter formação em teologia, não quero correr o risco de formular uma resposta com imperfeição. Fica aqui registrada a sua questão e vamos esperar que algum seguidor do blog, mais gabaritado no tema, preste o esclarecimento solicitado. Abraço e fique na paz!
Sempre que ouço a Ave Maria, me intriga o fato de ser considerada oração. Para mim é uma saudação respeitosa à mãe de Jesus. Muito obrigado pela orientação. O conhecimento não ocupa espaço, e sim abre espaço!
Muito grato, Antonio Ramos, pela visita ao blog e pelo gentil comentário. Diria, em acréscimo, que o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. Abraço fraterno!
E porquê usavam a expressão ave como saudação? De onde surgiu a expressão ave?
Porque na nossa língua, ave é um animal que tem penas e vôa!
Olá, J. Enivaldo, grato pelo comentário!
Como destaquei na postagem, a expressão romana “Ave” servia, desde sua origem, para fazer respeitosa saudação e especial reverência.
Assim, não se deve confundir a interjeição “Ave!(salve!)”, antes comentada, com o substantivo feminino “ave”, que tem o seguinte significado: (Ornitologia) animal vertebrado, ovíparo, recoberto de penas, de bico córneo, sem dentes, e cujos membros posteriores servem para marcha, sendo os anteriores transformados em asas. Agora, porque na língua portuguesa denominou-se de ave esses animais vertebrados não encontrei a resposta, após breve pesquisa agora realizada.
Espero que algum leitor do blog possa trazer melhores esclarecimentos.
Um abraço e seja sempre bem-vindo!