Fique por dentro da origem e do significado da expressão AVE (em Ave César, Ave Maria…)!

Resultado de imagem para pixabayCrédito de imagem: Pixabay – BOL Notícias – Uol

Conhecer a origem (etimologia) e o verdadeiro significado das palavras e expressões, principalmente das mais comumente utilizadas e também mais importantes, é enriquecedor e um diferencial para qualquer pessoa. Além do mais, saber o que se fala, acima de tudo, é tranquilizador, por evitar entendimentos equivocados e até mesmo gafes na comunicação falada e escrita.

Ontem, por exemplo, circulou mensagem em homenagem ao Dia das Mães trazendo a canção Ave Maria do Morro, precedida de singela explicação a respeito da expressão AVE.

A esse pretexto, aqui vai um resumo sobre a referida expressão (interjeição), que é utilizada cotidianamente pelos católicos em uma das mais populares e impactantes orações, a Ave Maria.

A interjeição AVE vem do latim, tendo sido bastante utilizada pelos romanos para demonstrar: alegria, regozijo, felicidade. Servia para saudar (cumprimentar) efusivamente alguém. Além de poder ainda significar um oi, ou olá, significa, em essência, um solene SALVE!

No Império Romano (antes de Cristo) a expressão era, por exemplo, utilizada pelos gladiadores para saudar o Imperador César. Literalmente, assim se expressavam:

“Ave Caesar, morituri te salutant (lat) = Salve César, os que vão morrer te saúdam. Palavras dirigidas pelos gladiadores ao imperador, antes de entrarem em luta.” (Fonte: dicionariodelatim.com.br/).

Podemos inferir, portanto, que saudar o outro com um AVE é demonstração de deferência e de alegria, dita de maneira curta, inteligente e suficientemente forte. 

Assim, para fechar, Ave Maria significa Salve Maria!

Espero que essas breves informações lhe sejam úteis, até porque cultura e educação nunca são demais!

Agradeço pela curtida e, se possível, por deixar o seu comentário.

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Língua portuguesa. Bookmark o link permanente.

28 respostas para Fique por dentro da origem e do significado da expressão AVE (em Ave César, Ave Maria…)!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Substituiria o comentário para dizer, ou melhor, sugerir aumentar nossa capacidade de ouvir, como forma de enriquecer nosso aprendizado.

  2. Rui Barbosa Pereira disse:

    Boa explicação. Parabéns!

  3. Elmo Santos disse:

    Boa noite. Conhecimento é sempre bom..Ave !! A cultura.

  4. edivaldo de araujo lima disse:

    ótimo esclarecimento , melhor impossível , fico feliz pela leitura .

  5. José Brito disse:

    Ótima dica, valeu…!

  6. Maciéliton disse:

    Só quem não estudou ,honestamente sobre o assunto , que vai ignorar que o termo “ave” está impregnado de neologismo, pois originalmente sempre foi saudação a imperadores romanos assim como o titulo de sumo pontífice que também era para os imperadores, mas, quando houve o desvio por partes de alguns cristãos e a adesão dos anciões dos vilarejos Cristãos de Roma a proposta do imperador, então, a igreja se casou com a política e daí pra frente foi só desastre.

  7. CARLOS HARDUIM disse:

    Como Teólogo Cristão, é impossível usar a expressão Salve em latim Ave, para saudar a Maria. A mesma expressão em grego, usada pelo anjo Gabriel, apesar de significar a mesma coisa, era usada pelos romanos para saudar e manifestar respeito a um assassino e perseguidor de cristãos. Muitos foram mortos nas arenas romanas, por não querer negar a Jesus, e bastava dizer Ave César para serem poupados.

    • JCDattoli disse:

      Agradeço, Carlos, pelo seu comentário e esclarecimento!!!

      • Amaury disse:

        Olá… Oi… Bom dia… Boa noite… Bicho…Há vários tipos de saudações… Na Antiguidade… Em Roma… Ave, era pássaro mesmo… O galo era considerado como anunciador dos dias…com seu canto. A sociedade era voltada à arquétipos de poder da natureza… Cumprimentar alguém como “ave” era uma saudação de elevação… pois as aves remetem ao céu.

      • A impressão que tive da história de negar Jesus é se prostrar a César a Ave Maria se nega a Jesus e se prostra ao homem. Enfim a oração deixada por Deus biblicamwnte e o pai nosso é nosso dever falar com Deus orar a ele todos os dias ter um relacionamento com Deus mas ele diz nas escrituras não fazei repetições de oração fale que ele te ouve clame a ele ele te ouvir tirará a placa avenda dos nossos olhos e nos mostrará toda a verdade que está na Bíblia. Como tudo tem um manual para ensinar como usar a Bíblia e o manual da vida ali está a sabedoria que muitas vezes não é pregada e mostrada a verdade como Deus diz por centenas de vezes a palavra com três letras IDE.Ide e pregai a palavra por toda a humanidade por toda parte Ide.

  8. Nelson Ferreira disse:

    Quando se fala . Santa Maria Mãe Deus, esta se referindo a Mãe de Jesus Cristo? Ou mãe de Deus Pai mesmo?

    • JCDattoli disse:

      Olá, Nelson, boa tarde! Reconhecendo os meus limitados conhecimentos no assunto, sobretudo por não ter formação em teologia, não quero correr o risco de formular uma resposta com imperfeição. Fica aqui registrada a sua questão e vamos esperar que algum seguidor do blog, mais gabaritado no tema, preste o esclarecimento solicitado. Abraço e fique na paz!

  9. Antonio da Silva Ramos disse:

    Sempre que ouço a Ave Maria, me intriga o fato de ser considerada oração. Para mim é uma saudação respeitosa à mãe de Jesus. Muito obrigado pela orientação. O conhecimento não ocupa espaço, e sim abre espaço!

  10. José Enivaldo Oliveira disse:

    E porquê usavam a expressão ave como saudação? De onde surgiu a expressão ave?
    Porque na nossa língua, ave é um animal que tem penas e vôa!

    • JCDattoli disse:

      Olá, J. Enivaldo, grato pelo comentário!
      Como destaquei na postagem, a expressão romana “Ave” servia, desde sua origem, para fazer respeitosa saudação e especial reverência.
      Assim, não se deve confundir a interjeição “Ave!(salve!)”, antes comentada, com o substantivo feminino “ave”, que tem o seguinte significado: (Ornitologia) animal vertebrado, ovíparo, recoberto de penas, de bico córneo, sem dentes, e cujos membros posteriores servem para marcha, sendo os anteriores transformados em asas. Agora, porque na língua portuguesa denominou-se de ave esses animais vertebrados não encontrei a resposta, após breve pesquisa agora realizada.
      Espero que algum leitor do blog possa trazer melhores esclarecimentos.
      Um abraço e seja sempre bem-vindo!

  11. Alexandre disse:

    Muito bom!!!
    Explicando de forma simples e didática.

  12. Maria de Fátima disse:

    Tem uma grande diferença de SALVE CÉSAR com SALVE (AVE *CHEIA DE GRAÇA)* que é bíblico!

  13. Amaury disse:

    Saudação pode ser qualquer coisa… Olá… Oi… Bicho… etc… Na Antiguidade Ave era ave mesmo… pássaro… Essas eram tidas como criaturas celestiais… Saudar uma pessoa no Império Romano chamando-a de “ave” era normal, visto que era uma sociedade “galo-romana” … Vestiam-se como galos… Adotavam nomes como: Gauleses, Galácia, Galícia, Gália, Galiléia, Galera… tudo isso por causa do símbolo representativo do galo… enfim…

  14. JCDattoli disse:

    Bom dia, Sueli. Obrigado pelo seu registro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s