Fique por dentro da origem e do significado da expressão AVE (em Ave César, Ave Maria…)!

Resultado de imagem para pixabayCrédito de imagem: Pixabay – BOL Notícias – Uol

Conhecer a origem (etimologia) e o verdadeiro significado das palavras e expressões, principalmente das mais comumente utilizadas e também mais importantes, é enriquecedor e um diferencial para qualquer pessoa. Além do mais, saber o que se fala, acima de tudo, é tranquilizador, por evitar entendimentos equivocados e até mesmo gafes na comunicação falada e escrita.

Ontem, por exemplo, circulou mensagem em homenagem ao Dia das Mães trazendo a canção Ave Maria do Morro, precedida de singela explicação a respeito da expressão AVE.

A esse pretexto, aqui vai um resumo sobre a referida expressão (interjeição), que é utilizada cotidianamente pelos católicos em uma das mais populares e impactantes orações, a Ave Maria.

A interjeição AVE vem do latim, tendo sido bastante utilizada pelos romanos para demonstrar: alegria, regozijo, felicidade. Servia para saudar (cumprimentar) efusivamente alguém. Além de poder ainda significar um oi, ou olá, significa, em essência, um solene SALVE!

No Império Romano (antes de Cristo) a expressão era, por exemplo, utilizada pelos gladiadores para saudar o Imperador César. Literalmente, assim se expressavam:

“Ave Caesar, morituri te salutant (lat) = Salve César, os que vão morrer te saúdam. Palavras dirigidas pelos gladiadores ao imperador, antes de entrarem em luta.” (Fonte: dicionariodelatim.com.br/).

Podemos inferir, portanto, que saudar o outro com um AVE é demonstração de deferência e de alegria, dita de maneira curta, inteligente e suficientemente forte. 

Assim, para fechar, Ave Maria significa Salve Maria!

Espero que essas breves informações lhe sejam úteis, até porque cultura e educação nunca são demais!

Agradeço pela curtida e, se possível, por deixar o seu comentário.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Língua portuguesa. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Fique por dentro da origem e do significado da expressão AVE (em Ave César, Ave Maria…)!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Substituiria o comentário para dizer, ou melhor, sugerir aumentar nossa capacidade de ouvir, como forma de enriquecer nosso aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s