Começo a semana com o tema Saúde, um dos mais frequentes por aqui, e mais precisamente falando sobre alimentação e fator cancerígeno.
Faz algum tempo que pesquisadores alertam, segundo divulgado pela imprensa, para o fato de que a carne bem passada, aquela exposta a altas temperaturas e de coloração escurecida, apresenta uma substância que pode causar câncer.
Agora, em reportagem veiculada por uma rede de televisão, dias atrás, o alerta a esse respeito voltou de forma bem mais enfática e ampliada, conforme você verá no vídeo abaixo. Segundo a matéria, pesquisas mais recentes revelam que o perigo, representado pela substância chamada acrilamida, encontrada em alimentos tostados (ou gratinados, ou queimados), está associada aos cânceres de mama, próstata e intestino. Portanto, além de estar na carne bem passada, a acrilamida está presente no pão torrado na chapa, na batata assada, no café forte (de cor escura) etc.
A reportagem salienta que o ponto do alimento tostado, próprio para consumo saudável, é indicado pela cor dourada.
Como tudo na vida, o importante é o equilíbrio, é a moderação. Uma dica é fazer mais uso diário de alimentos frescos e reduzir o consumo de carboidratos. De toda maneira, como o princípio do livre arbítrio é fundamental para a sensação de bem-estar e de felicidade de cada indivíduo, cabe a cada um(a) fazer as suas escolhas, orientadas pelos seus valores, suas expectativas e sua consciência.
O vídeo, de link a seguir, está disponível no YouTube, canal Fala Brasil, e tem duração de apenas 3:36. Veja, fique informado(a), compartilhe:
Não me diga uma coisa dessas! Bem a parte mais gostosa…
É cruel. Até parece que aquela máxima (ampliada) é mais do que verdadeira: tudo que é bom é imoral, ilegal, faz mal ou engorda! Rsrs
Abraço, Lúcio!
Nada de moreninho, cor de jambo. No máximo um coradinho, não é?
Pois é. Fiquemos de olho!