Cuidado: ‘Substância nos alimentos tostados pode causar câncer’ (vídeo)!

Começo a semana com o tema Saúde, um dos mais frequentes por aqui, e mais precisamente falando sobre alimentação e fator cancerígeno.

Faz algum tempo que pesquisadores alertam, segundo divulgado pela imprensa, para o fato de que a carne bem passada, aquela exposta a altas temperaturas e de coloração escurecida, apresenta uma substância que pode causar câncer.

Agora, em reportagem veiculada por uma rede de televisão, dias atrás, o alerta a esse respeito voltou de forma bem mais enfática e ampliada, conforme você verá no vídeo abaixo. Segundo a matéria, pesquisas mais recentes revelam que o perigo, representado pela substância chamada acrilamida, encontrada em alimentos tostados (ou gratinados, ou queimados), está associada aos cânceres de mama, próstata e intestino. Portanto, além de estar na carne bem passada, a acrilamida está presente no pão torrado na chapa, na batata assada, no café forte (de cor escura) etc.

A reportagem salienta que o ponto do alimento tostado, próprio para consumo saudável, é indicado pela cor dourada. 

Como tudo na vida, o importante é o equilíbrio, é a moderação. Uma dica é fazer mais uso diário de alimentos frescos e reduzir o consumo de carboidratos. De toda maneira, como o princípio do livre arbítrio é fundamental para a sensação de bem-estar e de felicidade de cada indivíduo, cabe a cada um(a) fazer as suas escolhas, orientadas pelos seus valores, suas expectativas e sua consciência.

O vídeo, de link a seguir, está disponível no YouTube, canal Fala Brasil, e tem duração de apenas 3:36. Veja, fique informado(a), compartilhe:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Cuidado: ‘Substância nos alimentos tostados pode causar câncer’ (vídeo)!

  1. luciogoldfarb disse:

    Não me diga uma coisa dessas! Bem a parte mais gostosa…

  2. Nada de moreninho, cor de jambo. No máximo um coradinho, não é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s