“Os livros quebram os grilhões do tempo” – Uma feliz homenagem!

Hoje temos mais uma celebração importante. Neste 23 de abril se comemora o Dia Internacional do Livro. Claro, não poderia deixar de fazer alguma referência aqui a este amigo de todas as horas, querido e persistente – a essa fonte de conhecimentos devidamente formatada, também providencial passa tempo, que em diversas circunstâncias pode ainda funcionar como um abençoado refúgio -, conhecido, simplesmente, por livro!

E como tradução do quão importante é um livro, veja esta felicíssima definição feita pelo cientista e escritor norte-americano Carl Sagan (1934 – 1996), publicada no blog EntreMentes. Sensacional, ou melhor, genial:

“Que coisa surpreendente é um livro. É um objeto plano feito de uma árvore com partes flexíveis em que são impressos muitos rabiscos escuros engraçados. Mas um olhar para ele e você está dentro da mente de outra pessoa, talvez alguém morto há milhares de anos. Através dos milênios, um autor está falando claramente e em silêncio dentro de sua cabeça, diretamente para você. Escrever é talvez a maior das invenções humanas, unindo indivíduos que nunca conheceram um ao outro, cidadãos de épocas distantes. Os livros quebram os grilhões do tempo. Um livro é a prova de que os seres humanos são capazes de fazer magia.”

[ Cosmos, Parte 11: A Persistência da Memória (1980)]

Fonte: http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/04/os-livros-quebram-os-grilhoes-do-tempo.html

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Os livros quebram os grilhões do tempo” – Uma feliz homenagem!

  1. dulcedelgado disse:

    Excelente definição!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s