Projeto ‘Just be here with me’ – Que tal estarmos mais presentes no dia a dia?

Volto a refletir sobre o modo de viver dos dias atuais, das multitarefas e ao mesmo tempo da dispersão, das conexões tecnológicas e interação em redes sociais na maior parte do tempo, da avalanche de informações que recebemos ou acessamos. No afã de não perdermos esse mundo de conhecimento e múltiplas informações disponíveis, acabamos sem tempo, ou foco, para questões essenciais, para cuidar de alguns aspectos que podem proporcionar mais efetivamente a evolução pessoal e um viver com qualidade e felicidade autêntica. 

E para chamar a atenção sobre isso – sobre esse déficit de presença e de cuidado em relação a seres e coisas importantes para cada um de nós, numa rotina de “ausência” que vai ganhando corpo e que nem nos damos conta -, reproduzo a oportuna publicação feita no blog “Dharmalog.com”, a respeito do singelo e inspirador projeto Just be here with me (Apenas esteja aqui comigo) e da sua Petição de Presença.

Leia, reflita e quem sabe você encontrará um tempinho a mais para estes detalhes… (a seguir):

“Just be here with me: o poema que é uma “Petição por Presença” em tempos de dispersão

Essa semana “esbarrei” no projeto interessante que está rodando a Internet, capitaneado por um poema-manifesto intitulado “Just Be Here With Me” — ou “Apenas Esteja Aqui Comigo“, em português (imagem mais abaixo neste post, que foi compartilhada em várias páginas, inclusive nas redes do Dharmalog – Facebook e Instagram). O poema se intitula também uma “Petição Por Presença“, sendo muito feliz ao elencar elementos e experiências que temos durante todo o dia, durante a vida, em vários momentos, que tem imenso valor (apenas por serem o que são), mas que por distração ou desatenção deixamos passar, como se fosse uma coisa qualquer, e que podem acabar até sendo relegadas a segunda plano (ou a terceiro, quarto etc…). O projeto foi criado pela professora de yoga Morgan Day Cecil, que explica o seguinte:

O projeto foi criado para ajudar todos nós a reinvestir parte daquele precioso tempo e atenção que normalmente gastamos nas redes sociais para outras partes da vida – especificamente para as pessoas e projetos que fazem nosso coração vibrar. Respire fundo e acalme-se. Ouça profundamente. Você ouve isso? Alguém (uma criança, uma esposa, talvez um velho amigo) ou algo (um projeto criativo, uma nova aventura, a vida lá fora) pode estar sussurando, apenas esteja aqui comigo.
— Morgan Day Cecil, Just Be Here With Me

Ao contrário de algumas outras iniciativas que rodam a Internet contendo algum tipo de mensagem saudável por mais presença, essa não condena as redes nem o uso do tempo para as coisas online. “Este projeto não é para sentir culpa sobre a vida online, mas sobre nos dar todo tempo e espaço para ouvir e responder  aos sussurros em nossa vida”.

O poema segue traduzido abaixo, numa tradução livre feito por este blog:

Petição por Presença:

APENAS ESTEJA AQUI COMIGO.

Assinado: A Lua. As estrelas. O verão. Sua xícara de café ainda quente. Sua filha. Seu filho. Seu amor. Seu coração. A grama verde. As flores selvagens. As águas em que você tanto quer nadar. A cor amarela. A cor azul. Seu poema favorito. Seu cobertor favorito. O vento no seu cabelo. As ondas do mar. O ar da montanha. Seu pai. Sua mãe. A chuva. O cone de sorvete. A manteiga derretendo com alho na frigideira. O atendente da mercearia com olhos tristes e gentis. Cartões postais esperando para serem enviados. O esquilo da cidade. O esquilo do país. Júpiter. O álbum de fotos. O rosário da sua avó. Sua música favorita. Papel e caneta. Seu melhor amigo. O dinheiro na sua carteira. O garfo na sua mão. Pincéis e tintas. A postura do cachorro. A cor turqueza. O quase invisível tom de rosa. Deus. O horizonte. A terra sob seus pés. Seu projeto de paixão. A sombra de uma árvore gigante. Este momento, aqui e agora. Seus ossos. Sua gargalhada de doer. Sua respiração. Sua respiração. Sua respiração.

Para participar, siga as instruções como estão sugeridas na página do Just Be Here With Me, ou simplesmente compartilhe com seu comentário ou intenção livre. Você também pode assinar o projeto com seu nome e endereço do seu site.

Abaixo, três imagens que podem ser compartilhadas (em inglês). E no início deste post, uma imagem personalizada feita pelo Dharmalog (em português).

Fonte: http://dharmalog.com/2017/11/23/peticao-por-presenca/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s