Pela leitura expandimos o nosso ‘espaço conceptual’. Veja como isso acontece!

Imagem relacionadaImagem: visao.sapo.pt

Volto a falar, neste começo de semana, sobre a importância do hábito da leitura. Já realcei aqui, em postagens anteriores, diversos benefícios auferidos por quem lê com regularidade, seja nos aspectos de aquisição/expansão do conhecimento propriamente dito, seja como contribuição para uma mente saudável e jovial, entre outras constatações, incluindo recentes descobertas no campo da neurociência. Por isso mesmo, e por sabermos que o nível de leitura em nosso país precisa melhorar consideravelmente, não perco a oportunidade de dar ênfase ao tema, na esperança de contribuir, em alguma medida, para incentivar o hábito da leitura.

No campo intelectual, o indivíduo que pratica a leitura incorpora, naturalmente, novos conhecimentos. Mais ainda, tem ampliada a sua “janela de percepção”, a capacidade de compreensão geral, de visão de mundo, de formulação de ideias, até mesmo de arquitetar sonhos e planos. E o intelecto, convenhamos, não tem limite.

Logo, pode-se concluir que ampliar o poder de pensar, de inferir e de idealizar é estratégia poderosa para a evolução continuada e o sucesso de qualquer pessoa, em todos os sentidos. E para tanto, o hábito de ler é mais do que recomendável. É essencial!

A propósito do tema, você já ouviu falar sobre a expansão do espaço conceptual?

É sobre isso, sobre essa expansão pela leitura, que o professor Renato Alves nos mostra neste vídeo (abaixo), utilizando-se de argumentação bastante didática, simples e esclarecedora. Estou certo de que você ficará ainda mais estimulado a incrementar o seu hábito de leitura!

O vídeo, disponível no YouTube, tem duração de apenas 5:21. Vale a pena assistir. Confira:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Pela leitura expandimos o nosso ‘espaço conceptual’. Veja como isso acontece!

  1. Sergio Roberto Silva Dattoli disse:

    É lendo, que se aprende a escrever!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s