Imagem: visao.sapo.pt
Volto a falar, neste começo de semana, sobre a importância do hábito da leitura. Já realcei aqui, em postagens anteriores, diversos benefícios auferidos por quem lê com regularidade, seja nos aspectos de aquisição/expansão do conhecimento propriamente dito, seja como contribuição para uma mente saudável e jovial, entre outras constatações, incluindo recentes descobertas no campo da neurociência. Por isso mesmo, e por sabermos que o nível de leitura em nosso país precisa melhorar consideravelmente, não perco a oportunidade de dar ênfase ao tema, na esperança de contribuir, em alguma medida, para incentivar o hábito da leitura.
No campo intelectual, o indivíduo que pratica a leitura incorpora, naturalmente, novos conhecimentos. Mais ainda, tem ampliada a sua “janela de percepção”, a capacidade de compreensão geral, de visão de mundo, de formulação de ideias, até mesmo de arquitetar sonhos e planos. E o intelecto, convenhamos, não tem limite.
Logo, pode-se concluir que ampliar o poder de pensar, de inferir e de idealizar é estratégia poderosa para a evolução continuada e o sucesso de qualquer pessoa, em todos os sentidos. E para tanto, o hábito de ler é mais do que recomendável. É essencial!
A propósito do tema, você já ouviu falar sobre a expansão do espaço conceptual?
É sobre isso, sobre essa expansão pela leitura, que o professor Renato Alves nos mostra neste vídeo (abaixo), utilizando-se de argumentação bastante didática, simples e esclarecedora. Estou certo de que você ficará ainda mais estimulado a incrementar o seu hábito de leitura!
O vídeo, disponível no YouTube, tem duração de apenas 5:21. Vale a pena assistir. Confira:
É lendo, que se aprende a escrever!
Certíssimo, Sérgio. É outro benefício direto da leitura!
Grato por comentar. Abs