Anúncios

A “magia” do toque. Por que o contato físico é tão importante?

Imagem relacionada Imagem: uagolos.com

Os cinco (principais) sentidos do ser humano – visão, audição, olfato, tato e paladar – são fundamentais e, no conjunto, possibilitam a nossa sensação de bem-estar. Com o passar do tempo, diversos estudiosos, segundo variadas óticas e linhas de atuação, têm argumentado que esses sentidos são bem mais ampliados. Falam em 7 sentidos, em 12, em 21…

Ficando aqui apenas nos sentidos básicos, vamos focalizar um deles, o tato. De uma maneira geral, notamos que as pessoas prestam menos atenção a esse sentido. Com efeito, é pelo tato que percebemos as vibrações, as diferenças de temperatura, captamos a pressão etc. Como os seus receptores estão localizados na pele, o tato acontece pelas diferentes regiões do corpo. Essa é, portanto, uma grande diferente em relação aos outros sentidos.

E para realçar a importância do toque físico, sob vários ângulos, reproduzo este interessante texto, publicado no site da Revista Pazes. Confira a seguir: 

” A “magia” do toque. Por que o contato físico é tão importante?

 O tato é um dos sentidos que menos prestamos atenção, focando mais na visão e na audição.

Contato físico, no entanto, é um dos sentidos mais importantes. De fato, pode ser até o mais importante de todos.

Eu considero isso conforme digito essas palavras no meu computador, conforme seguro minha xícara de café em direção à boca, conforme abraço um amigo quando o encontro por acaso passando pela rua. Há muito envolvido em cada uma dessas situações, e apenas uma delas envolve outra pessoa.

O toque importa! Eis o porquê:

Toque físico te ajuda no processo de cura.
Massagem, acupuntura e outros tratamentos envolvendo o tato são usados há séculos. A mão de um pai segurando a de um bebê pode acalmá-lo quase que instantaneamente. E o toque pode curar a mente também: psicólogos licenciados podem usar o toque como forma de ajudar seus pacientes.

O toque ajuda a dar e receber energias positivas.
Toque positivo – um abraço de um amigo, colocar a mão no ombro de alguém para guia-lo – ajuda a liberar oxitocina, o hormônio do bem-estar. De fato, nos ajuda a nos sentirmos melhor, dando e recebendo energia através do contato físico.

Contato físico ajuda outros a te darem o que você precisa.
Quantas vezes você já encostou a mão suavemente no braço de alguém enquanto tentava provar seu ponto de vista? Acontece com mais frequência do que imaginamos, e se resume a usar o toque para conseguir o que você precisa.

O toque te ajuda a se conectar com outras pessoas.
Nosso sentido físico é o que nos faz sentir emoções. A proximidade com os outros – os que amamos, os desconhecidos – é o que ativa essas emoções. Quando você inicia um aperto de mão ou um abraço, com um amigo ou um desconhecido, emoções diferentes surgem. E é assim que nos conectamos com os outros, seja essa conexão felicidade, ansiedade, amor ou medo.

O toque nos ajuda na comunicação.
Pense na última vez que você encostou a mão no ombro de alguém. Você estava contando uma piada, tomando um café, estavam almoçando juntos? O toque inicia um laço que nos ajuda a comunicar nossos desejos, sonhos, exageros, dramas, falhas e sucessos.

FONTE Texto adaptado de I Heart Intelligence

Publicado em – https://www.revistapazes.com/14393-2/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

7 respostas para A “magia” do toque. Por que o contato físico é tão importante?

  1. Juju disse:

    Nossa! que coincidência (ou não). Comecei a ler um livro chamado “Tocar: o Significado Humano da Pele” (Ashley Montagu) que fala justamente sobre isso. Sobre a importância do tocar e como a nossa cultura do tocar o mínimo possível influencia na formação do ser humano. Bjos.

  2. Pingback: A “magia” do toque. Por que o contato físico é tão importante? — O Bem Viver – TOQUE DE SAÚDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: