Imagem: uagolos.com
Os cinco (principais) sentidos do ser humano – visão, audição, olfato, tato e paladar – são fundamentais e, no conjunto, possibilitam a nossa sensação de bem-estar. Com o passar do tempo, diversos estudiosos, segundo variadas óticas e linhas de atuação, têm argumentado que esses sentidos são bem mais ampliados. Falam em 7 sentidos, em 12, em 21…
Ficando aqui apenas nos sentidos básicos, vamos focalizar um deles, o tato. De uma maneira geral, notamos que as pessoas prestam menos atenção a esse sentido. Com efeito, é pelo tato que percebemos as vibrações, as diferenças de temperatura, captamos a pressão etc. Como os seus receptores estão localizados na pele, o tato acontece pelas diferentes regiões do corpo. Essa é, portanto, uma grande diferente em relação aos outros sentidos.
E para realçar a importância do toque físico, sob vários ângulos, reproduzo este interessante texto, publicado no site da Revista Pazes. Confira a seguir:
Contato físico, no entanto, é um dos sentidos mais importantes. De fato, pode ser até o mais importante de todos.
Eu considero isso conforme digito essas palavras no meu computador, conforme seguro minha xícara de café em direção à boca, conforme abraço um amigo quando o encontro por acaso passando pela rua. Há muito envolvido em cada uma dessas situações, e apenas uma delas envolve outra pessoa.
O toque importa! Eis o porquê:
Toque físico te ajuda no processo de cura.
Massagem, acupuntura e outros tratamentos envolvendo o tato são usados há séculos. A mão de um pai segurando a de um bebê pode acalmá-lo quase que instantaneamente. E o toque pode curar a mente também: psicólogos licenciados podem usar o toque como forma de ajudar seus pacientes.
O toque ajuda a dar e receber energias positivas.
Toque positivo – um abraço de um amigo, colocar a mão no ombro de alguém para guia-lo – ajuda a liberar oxitocina, o hormônio do bem-estar. De fato, nos ajuda a nos sentirmos melhor, dando e recebendo energia através do contato físico.
Contato físico ajuda outros a te darem o que você precisa.
Quantas vezes você já encostou a mão suavemente no braço de alguém enquanto tentava provar seu ponto de vista? Acontece com mais frequência do que imaginamos, e se resume a usar o toque para conseguir o que você precisa.
O toque te ajuda a se conectar com outras pessoas.
Nosso sentido físico é o que nos faz sentir emoções. A proximidade com os outros – os que amamos, os desconhecidos – é o que ativa essas emoções. Quando você inicia um aperto de mão ou um abraço, com um amigo ou um desconhecido, emoções diferentes surgem. E é assim que nos conectamos com os outros, seja essa conexão felicidade, ansiedade, amor ou medo.
O toque nos ajuda na comunicação.
Pense na última vez que você encostou a mão no ombro de alguém. Você estava contando uma piada, tomando um café, estavam almoçando juntos? O toque inicia um laço que nos ajuda a comunicar nossos desejos, sonhos, exageros, dramas, falhas e sucessos.
FONTE Texto adaptado de I Heart Intelligence “
Nossa! que coincidência (ou não). Comecei a ler um livro chamado “Tocar: o Significado Humano da Pele” (Ashley Montagu) que fala justamente sobre isso. Sobre a importância do tocar e como a nossa cultura do tocar o mínimo possível influencia na formação do ser humano. Bjos.
Que legal, Juju. Obrigado pelo comentário e por compartilhar essa informação conosco!
Bjs
Que isso, adoro o blog e sempre que posso estou por aqui. Bjos
Pingback: A “magia” do toque. Por que o contato físico é tão importante? — O Bem Viver – TOQUE DE SAÚDE
ÓTIMO TEXTO PARABÉNS!!!
Obrigado, Juliana, pela visita, pelo comentário e muito sucesso na sua jornada como massoterapeuta!
Seja (sempre) bem-vinda!
Abraço.
Muito obrigada Dattoli sucesso sempre!!!!