Trago para esta sexta-feira um tema leve, de agrado geral, que tem a ver com saúde, bem-estar, no contexto do que se denomina qualidade de vida.
Estar na praia, olhar a imensidão do mar, a noção de infinito, sentir o cheirinho de maresia, aquela brisa, perceber o som das ondas, pisar na areia, banhar-se no mar… são detalhes que compõem um ambiente de gosto universal, pelo poder de acalmar, energizar, distrair e inspirar as pessoas. Enfim, trata-se de um conjunto que faz bem, seja pelo aspecto do lazer, seja também pelo que propicia de ambiente terapêutico, para o corpo e a alma.
Essas percepções agradáveis a respeito da praia e da beira-mar são generalizadas. Ainda que não houvesse explicação mais abalizada, relacionar praia com bem-estar e qualidade de vida é uma coisa natural, intuitiva e incontestável!
Mais recentemente, estudiosos nos auxiliam com informações, respaldadas na ciência, mostrando que existem sólidas comprovações para justificar os benefícios de se frequentar uma praia.
Veja, por exemplo, a matéria postada no site Saber Viver Mais, traduzida de publicação internacional, com boas – e interessantes – explicações da neurociência sobre o tema, segundo ali registrado. Acredito que a sua vontade de ir à praia vai aumentar!
Confira a seguir:
Crédito de imagem: noticidade
“Neurocientistas recomendam fortemente que você visite a praia regularmente. Eis o porquê
Todos sabemos que passar um tempo fora faz bem tanto fisicamente quanto mentalmente, mas os benefícios de passar um tempo especificamente na praia acabaram de ser revelados.
Aquele sentimento incrível de paz e calma que você experimenta na praia está sendo chamado de ‘espaço azul’. É assim que os cientistas chamam o efeito que a combinação de cheiros que acalmam e o barulho das ondas tem no seu cérebro.
Quando você nota o quão relaxado você se sente na praia, não pense que é coisa da sua cabeça. A ciência diz há uma mudança na forma que o seu cérebro reage ao ambiente, deixando você feliz, relaxado e energizado.
De forma geral, o espaço azul te afeta em quatro formas diferentes:
1-Ir à praia reduz o stress.
Água e a cura que a natureza dá para o stress. É cheia de íons positivos que são conhecidos por ter a habilidade de te fazer relaxar. Então seja pulando dentro da água ou apenas molhando os pés, você certamente sentirá uma sensação de relaxamento. Esse é um catalisador de bom humor instantâneo que todos nós podemos usar de vez em quando!
2-A praia aumenta a criatividade.
Está sentindo que está sem inspiração? Bem, cientistas dizem que a solução é ir à praia. Estar no espaço azul permite que você limpe a cabeça e lide com problemas e projetos de maneira mais criativa. Assim como a meditação, a praia ativa um sentimento de calma que te permite desligar-se do supérfluo e refletir naquilo em que você precisa focar.
3-Ir à praia pode reduzir sentimentos de depressão.
Assim como a praia tem efeito sobre o stress e a criatividade, ela pode aliviar sentimentos de depressão. O som hipnótico das ondas junto com a vista e o cheiro da praia pode te colocar num estado de meditação. Assim, você pode esvaziar a mente e refletir sobre a vida em um espaço seguro e longe do caos da vida diária.
4-De maneira geral, passar tempo na praia vai mudar sua perspectiva sobre a vida.
E a perspectiva vai mudar para melhor! A natureza em geral sempre foi um fator presente nas vidas felizes, mas a praia em particular é muito boa para a alma.
Então pegue o protetor solar e prepare o piquenique porque é hora de ir à praia!
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Texto originalmente publicado no Mystical Raven , livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais
Crédito capa: FC2 “
Excelente. Quando vim morar em Lauro de Freitas-BA, alguns amigos de Brasília me perguntaram se eu iria enjoar da praia. Parece que não, porque com sol ou com chuva, em qualquer dia de folga, seja feriado ou fim-de-semana, eu estou na praia. Abs.
Sinal de sabedoria, caro amigo. Na sua esteira, procurei fazer o mesmo. Essa experiência é mesmo impagável!!!
Nós bem sabemos disso,. Verdade Amigo? Parabéns pela postagem. Abraços, Aroldo.
É vero, amigo. Você e família são prova viva de quem desfruta das maravilhas da praia em Salvador. Os benefícios, em vocês, são mais do que evidentes!
Abração.
Todos já o sentimos no corpo e na alma! Agora chegou a vez de saber o porquê na cabeça!
Isso aí, Dulce. Obrigado pelo registro!
Pingback: Ir à praia | ZÉducando
Republicou isso em O PODER DA LEITURA.