“O pessimista, antes de tudo, é vagabundo” – Oportuna reflexão sobre pessimismo/otimismo!

Resultado de imagem para um pessimista Imagem: Google – Facebook

Ouvi o filósofo, professor, escritor e palestrante Mário Sérgio Cortella falando outro dia sobre o que é ser um pessimista, em trecho de entrevista concedida para um programa de TV, que destacarei adiante. Gostei da argumentação, sem dúvida forte, mas pertinente e necessária. Refleti um pouco e tracei algumas ideias a esse respeito.

Vejamos, de pronto, o oposto, o lado positivo. Ser otimista, ter esperança e buscar os melhores meios para estar feliz na jornada da vida requer determinação, transpiração (trabalho) e coragem. Com essa mentalidade, a pessoa não fica passiva, na zona de conforto. Já disse aqui, em outras ocasiões, que ser otimista e ter esperança é próprio de quem se põe em ação, de quem busca, de quem dá vida a sonhos e ideias. Fácil concluir que, para defender, ou justificar, a sua visão de otimismo, ele/ela tem que demonstrar coerência, atitude, disposição, participação, ação. E isso não é para quem tem preguiça!

Felizmente, no meu DNA veio a carga do otimismo. Sou movido pelo princípio do querer fazer e melhorar, a mim e aos outros. Nesse diapasão, sempre procurei enxergar algum fator positivo, o outro lado da moeda, tirar aprendizados, mesmo nas piores circunstâncias. Convenhamos, essa é uma lógica que vem de longe e faz parte da sabedoria milenar. Por isso, busco estar todo o tempo com a perspectiva do otimismo e da esperança ativa. 

Com efeito, disse o mestre indiano Osho:

“Quem quiser Crescer se abra. 

É Preciso Coragem para ser Feliz…!” 

Reitero minha convicção de que esse olhar positivo sobre as pessoas, coisas, acontecimentos, circunstâncias etc. é ingrediente necessário para a evolução pessoal, para uma jornada de plenitude e de maior acúmulo de felicidade autêntica. Mais do que intuição e mero bom senso, os princípios da boa espiritualidade, assim como da chamada “lei da atração” e, mais recentemente, os achados da Física Quântica, evidenciam que os nossos pensamento e sentimentos determinam nossas ações e, consequentemente, os resultados que alcançamos, a colheita, o sucesso ou insucesso e, portanto, a nossa “sorte” ou “azar”.

E toda essa preparação é para chegar no oposto, que é o pessimista, aquele que não tem esperança, que está na defensiva, que espera pelo pior, que logo joga a toalha, que enxerga o mundo dando maior foco para o negativo. Trazer essa reflexão é mais do que oportuna, sobretudo diante da enorme quantidade de gente com esse tipo de mentalidade!

É aí que entra o vídeo com Mário Cortella. Vejam o que ele fala do pessimista. Serve de alerta. Tenhamos consciência de que o mundo será melhor pela participação ativa de cada um de nós. E com otimismo ficará ainda melhor!

O vídeo, link a seguir, está disponível no YouTube (duração de apenas 2:28):

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “O pessimista, antes de tudo, é vagabundo” – Oportuna reflexão sobre pessimismo/otimismo!

  1. Sergio Roberto Silva Dattoli disse:

    Belo diagnóstico sobre o pessimista. Com um agravante, eles formam partidos políticos e multiplicam idéias bipolares que transitam entre o pessimismo e a utopia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s