LIDERANÇA: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

Replico mais um artigo autoral, LIDERANÇA: DO QUE ESTAMOS FALANDO?, que acabo de divulgar pelos diversos canais de rede social e pelo LinkedIn, traçando breve panorama sobre a importância dos líderes e, em face do atual contexto, sobre o déficit de profissionais de excelência para ocupar esses postos críticos nas organizações em geral.

Essa temática, que me agrada bastante, é tratada com a devida profundidade na palestra Maturidade da Liderança, que estruturei para demonstrar o que acontece ao longo da trajetória (carreira) dos líderes, desde o nível inicial na função, ao ingressar como líder júnior, até chegar ao estágio da plena maturidade e da excelência. Para tanto, analiso estilos de liderança, princípios, competências-chave, atributos e as quatro grandes visões que orientam a sua atuação.

Confira a publicação de hoje:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, terno e texto

A indiscutível importância do líder e o atual déficit de lideranças

Para começar, diria que a figura da liderança é essencial em qualquer agrupamento humano, sociedade e organização, de qualquer natureza, finalidade e tamanho. Isso é natural e sempre foi assim, desde os primórdios.

Ainda que em alguma circunstância não haja um líder formal, com cargo, certamente emergirá um líder naturalmente, pela autoridade que evoca, para o bem do empreendimento e das pessoas envolvidas. Aliás, está na natureza humana. As pessoas, em qualquer atuação laboral, necessitam de orientação, inspiração, feedback e apoio de uma liderança!

O problema evidenciado e real, segundo inúmeras pesquisas, é que muitos ocupantes dos cargos de liderança se apequenam e ficam limitados, quando poderiam ser muito maiores em termos da sua atuação, do seu papel, da sua relevância. Há muito déficit de competências e até mesmo desconforto nos postos de liderança por onde quer que se olhe. Temos aí, portanto, um enorme espaço para evolução!

Conceituando…

E então, o que é ser um líder? Em poucas palavras, é o (a) grande regente. Nos dias atuais, com o crescente reconhecimento da importância do capital humano, falamos do líder transformador, que se destaca pelos seus conhecimentos, mas, sobretudo, pela capacidade de comunicação, de tomada de decisão, pelo apoio e incentivo aos liderados e pelo espírito de servidor que demonstra no dia a dia. Para fechar, fiquemos com esta definição de liderança feita por Ordway Tead, no livro The Art of the Lidership, de 1935:

“A atividade de influenciar pessoas para que cooperem com algum objetivo desejável”. 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s