Vinho tinto e saúde – Mais novidades – Tin-tin!

Para o grande público que aprecia o vinho (de uva) mundo afora, em cujo universo me incluo, saber que a bebida faz bem já não é novidade. Contudo, é sempre bom ter notícia de novos benefícios para a saúde proporcionados pelo consumo moderado dessa bebida milenar. São novas informações que não param de chegar, para a nossa satisfação, pois estão em linha com o que temos postado aqui sobre envelhecimento saudável, qualidade de vida, bem-estar e longevidade crescente!

A esse respeito, trago hoje matéria do site Tudo Por Email, que vi publicada no dia de ontem. Vale a pena ler. Você vai ficar surpreso(a) com algumas dessas informações e, muito provavelmente, terá reforço de motivação para degustar um vinho tinto.

Leia a seguir:

“Conheça os Benefícios do Vinho Tinto!

Já foi comprovado pela medicina que consumir vinho com moderação, especialmente o tinto, pode fazer bem para a saúde. Todos nós apreciamos uma boa taça, principalmente acompanhada de uma boa refeição. Porém, muitos evitam o seu consumo por se tratar de uma bebida alcoólica e também para evitar as calorias. De fato, se você exagerar na dose, pode ter problemas e também aumento de peso, mas você vai se surpreender com este estudo que mostra o que o consumo de vinho à noite pode fazer pelo seu organismo.

Tomar vinho antes de dormir ajuda você a perder peso

É isso mesmo! Imagine unir o útil ao agradável. Um estudo realizado em julho de 2015 pela Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, descobriu que é possível perder peso tomando vinho graças ao resveratrol, um maravilhoso componente da bebida que traz muitos benefícios à saúde, inclusive o emagrecimento. Este composto, encontrado no vinho tinto, transforma o tecido adiposo branco em tecido adiposo marrom. Para esclarecer, o tecido branco causa sérios problemas à saúde, como diabetes e doenças do coração.  Já a gordura marrom é considerada saudável pois ajuda a queimar calorias, eliminando as células brancas de gordura do organismo.

Em 2012, outro estudo concluiu que consumir uma taça de vinho à noite sacia a vontade de “atacar” aqueles lanchinhos noturnos, ou comer demais, pois a bebida confere sensação de saciedade, o que colabora na perda de peso. O estudo, porém, foi realizado em laboratório com insetos, mas sua eficácia é comprovada.

Vale ressaltar que todos esses estudos foram realizados com vinho tinto, pois as uvas brancas não têm resveratrol. Além da perda de peso, tomar uma taça de vinho tinto pode ser um grande elixir para a saúde. Mas, mais uma vez, ressaltamos aqui a importância da moderação – apesar de saudável, trata-se de uma bebida alcoólica!

Veja aqui os benefícios do vinho tinto​

1. Vida longa: Os habitantes de Icária, uma pequena ilha da Grécia, descobriram o segredo de uma vida longa e saudável. Além do bom clima e da alimentação da culinária grega (com muitos vegetais), eles tomam pequenas doses de vinho durante o dia. Habitantes das ilhas de Creta e Sardenha também seguem o mesmo hábito, e consequentemente vivem mais e melhor.

Um estudo realizado em 2007 mostrou que um composto encontrado no tanino do vinho tinto chamado procianidina estimula o funcionamento do sistema cardiovascular. Também foi comprovado que vinhos produzidos na Sardenha e no Sul da França (duas regiões onde grande parte dos moradores têm vida longa) têm alta concentração de procianidina.

Além disso, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que o resveratrol ativa uma proteína que melhora a saúde e prolonga a vida. E tem mais: o resveratrol atua na atividade das sirtuínas, enzimas que fortalecem o organismo e combatem doenças relacionadas ao envelhecimento.

2. Estimula o cérebro: Pesquisadores mostraram que o  resveratrol pode melhorar a memória no curto prazo. Em um experimento, participantes tiveram melhora significativa da memória 30 minutos após ingerirem o composto, pois assimilaram e memorizaram uma série de palavras em menos tempo comparado aos que não consumiram resveratrol. Isso ocorre porque a substância age diretamente na parte do cérebro responsável pela memória, aprendizado e sentimentos.

3. Combate sintomas depressivos: Estudos conduzidos na Espanha mostraram que homens e mulheres que consumiam entre duas e sete taças de vinho tinto por semana tinham riscos muito menores de ter depressão. Outros fatores também contribuem, como estilo de vida e alimentação, mas mesmo assim foi comprovada a eficácia da bebida para evitar sintomas depressivos.

4. Melhora a saúde dos olhos: Segundo pesquisadores da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos, o resveratrol controla o crescimento das veias sanguíneas nos olhos, evitando principalmente a degeneração macular, que ocorre em muitos portadores de diabetes, quando a doença se agrava. Porém, o estudo foi realizado em animais de laboratório, mas já é um grande início.

5. Protege os dentes: Tomar vinho tinto pode proteger seus dentes contra diversas bactérias, pois a bebida tem efeitos bactericidas. Essa descoberta foi feita em um experimento no qual cientistas aplicaram a bebida na formação de placa dental, eliminando-a.

6. Previne contra alguns tipos de câncer: Cientistas descobriram que uvas tintas ajudam a combater a aromatase, uma perigosa enzima que produz estrogênio e aumenta a formação de células cancerosas em caso de câncer de mama. Tanto a uva tinta (incluindo as sementes) como o vinho são inibidores de aromatase, diminuindo consideravelmente o risco desta tão temida doença para as mulheres.

Já foi comprovado pela medicina que o resveratrol ajuda a combater outros tipos de câncer. O consumo de vinho tinto pode reduzir em até 50% o risco de câncer de cólon. O Harvard Men’s Health Watch, um órgão da Universidade de Harvard que estuda a saúde do homem, comprovou que homens que tomam entre quatro e sete taças de vinho por semana diminuem em até 52% o risco de câncer de próstata comparado aos que não tomam. Além do resveratrol, a bebida contém flavonoides, poderosos antioxidantes que contrabalançam o andrógeno, hormônio masculino que estimula a próstata.

7. Reduz o risco de diabetes: O resveratrol também é saudável para os diabéticos. Homens e mulheres que consumirem vinho tinto moderadamente diminuíram em até 30% o risco de desenvolver o tipo 2 da doença. O resveratrol aumenta a sensibilidade do organismo à temida insulina, que ocasiona o diabetes tipo 2.

8. Evita resfriados: Um estudo condizido por cinco universidade na Espanha com 4 mil voluntários mostrou que pessoas que tomam vinho tinto tem menor probabilidade de ter gripes e resfriados comparado àqueles que tomam cerveja ou outros tipos de destilado. Os pesquisadores comprovaram que os antioxidantes da bebida diminuem as inflamações no organismo, fortalecendo-o contra doenças como resfriados.

Um adendo: Você pode ter todos esses benefícios na sua vida se manter uma garrafa de vinho tinto ao lado da cama – mas, como diz o antigo ditado, nada de ir com muita sede ao pote. Apesar de fazem bem a saúde, trata-se de uma bebida alcoólica e deve ser consumida com moderação, pois o álcool em excesso pode causar efeito contrário. E caso você não queria ou não goste de vinho, há outras formas de consumir resveratrol. A própria uva tinta contém a substância, assim como mirtilos e morangos.

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Conteúdo: countrylinving.com | lifehack.org “

Publicado emhttp://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6107

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Vinho tinto e saúde – Mais novidades – Tin-tin!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom. Um outro amigo me passou esse artigo. Vou replicar no ZEducando. Abs.

  2. Ombelina disse:

    O Meu Pai sempre tomou seu copo de vinho tinto , faleceu com 86 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s