Sobre saúde e longevidade: O QUE ACONTECE QUANDO ENVELHECEMOS?

Trago hoje mais um interessante vídeo com o médico neurologista Fabiano Moulin, publicado recentemente pela Casa do Saber (link abaixo), desta feita falando, com a sua habitual clareza e destacada autoridade, a respeito do processo de envelhecimento, no contexto da saúde e da longevidade.

Com efeito, as pessoas que acompanham minhas atividades e publicações vão perceber, facilmente, que a essência da explanação trazida no vídeo representa significativo reforço para o que tenho dito/escrito sobre essa grande temática.

O doutor Fabiano nos oferece, como resultado da sua experiência e de sucessivas pesquisas mundo afora, em especial no campo da genética, uma série de informações sobre o processo de envelhecimento, sobre saúde, adoecimento e afins. Você vai ficar sabendo, por exemplo, o que são e qual a importância dos telômeros e da telomerase.

Convenhamos, há muito de bom senso sobre saúde e qualidade de vida. No vídeo, o médico argumenta que o equilíbrio para um viver mais e com bem-estar decorre, basicamente, do tripé boa alimentação (dieta), atividade física regular e meditação.

Como registrei no meu livro LONGEVIDADE, saúde é um continuum, é resultado de práticas adequadas acumuladas no tempo (página 57). Em outro momento, afirmo que a saúde é decorrência de um processo continuado de práticas e comandos para o corpo e a mente (página 119).

Ao final do vídeo, com duração de apenas 5:25, você compreenderá melhor o que acontece quando envelhecemos e terá alguns esclarecimentos relevantes sobre a saúde nessa fase da vida.

Confira a seguir: 

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Sobre saúde e longevidade: O QUE ACONTECE QUANDO ENVELHECEMOS?

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom o post e o vídeo. Já havia visto o vídeo que me foi enviado por um grande amigo via zapzap e o livro tive o prazer de ler faz pouco tempo. Atividade física, alimentação e meditação. São coisas simples, até óbvias, mas o óbvio é difícil às vezes. Na minha opinião essa tríade é realmente necessária. Como também é necessária a interpretação extensiva das três coisas. Exercício físico ? Qual ou quais ? Apenas (?) os midiáticos ? Alimentação, qual ? Idem a da ‘onda’ atual de vegeratianismo, veganismo, e outros ismos ? Meditação, qual ? A tradicional de origem oriental ? Entendo que todas as opções são boas. Mas há outras. E nisso entendo que é de cada um. Abraços,

    • JCDattoli disse:

      Com certeza, meu caro Zé Rosa!
      As coisas, em todas as áreas, e quando falamos de saúde e longevidade não poderia ser exceção, têm muito de obviedade e bom-senso. Cabe a cada um fazer as suas escolhas e adaptações ao gosto, prazer e consciência individual. Bola pra frente e viva a vida!!!
      Abração. Obrigado!

  2. Jose Paes Landim disse:

    Excelente Vídeo, digno da melhor observância e reflexão, para quem deseja uma longevidade feliz, no gozo de plena saude física e mental. Achei apenas que o paltrante foi um pouco econômico ao tomar 90 anos como referência, perguntando quem não gostaria de chegar até lá, ao invés de tê- lo feito, tomando 100 anos com o mesmo propósito. Pelo andar da carruagem, ou seja, mercê da nova consciência de saúde, agregada aos avanços técnico- científicos da medicina, não há por que se duvidar que chegarmos aos 100 anos na plenitude de nossas faculdades mentais de forma, cultural e intelectualmente, mais produtiva do que quando vivíamos nossos anos de juventude, dentro de um processo de rejuvenescimento.

    • JCDattoli disse:

      Muito pertinente a sua observação, caro Landim. O doutor Fabiano ainda foi traído por antigos paradigmas sobre expectativa de vida. A população centenária vem aumentando acentuadamente, inclusive no Brasil. Segundo dados recentes do IBGE, publicados no portal G1, já teríamos cerca de 32 mil brasileiros com 100 anos ou mais!
      Muito grato pelo comentário!
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s