O exemplo de uma cidade brasileira que deu certo – Lucas do Rio Verde!

Alegra-me destacar aqui exemplos de iniciativas, empreendimentos e organizações que deram certo e que podem servir de inspiração, seja partindo de pessoas comuns, de empresários, de homens públicos, ou qualquer outra fonte, principalmente porque, considerando a realidade vivenciada em nosso país, precisamos, mais do que nunca, identificar, realçar e colocar foco em coisas positivas!

A postagem de hoje destaca o município de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, distante 334 km de Cuiabá e com população de cerca de 61 mil habitantes (dados mais recentes do IBGE). Trata-se de município novo, emancipado há apenas 29 anos.

A cidade apresenta indicadores positivos, bem acima da média nacional, em todas as áreas. Segundo os moradores, visitantes e diversos vídeos disponíveis na Internet, há notória satisfação com a infraestrutura e as condições gerais existentes na cidade, que propiciam elogiável qualidade de vida, comparável a localidades de países ricos e desenvolvidos. Para exemplificar, de acordo com ranking 2016, divulgado pela revista EXAME, Lucas do Rio Verde aparece como segunda cidade (com população até 100 mil habitantes) mais desenvolvida.

É claro que diversos fatores contribuem para a situação diferenciada do município, em especial pela pujante economia local proporcionada por uma agroindústria diversificada, surgida com a chegada de colonizadores pioneiros oriundos do sul do Brasil. Mas, ao que tudo indica, há uma administração municipal que funciona, que toca a gestão pública de maneira diferenciada. 

Por conta disso, selecionei dois vídeos ilustrativos falando sobre o município, de curta duração, sendo um mais recente, publicado no YouTube por Jovem Brasil, 5 meses atrás, e outro mais antigo, exibido no programa Globo Repórter.

Recomendo que assistam a seguir. Faz bem conhecer e repercutir exemplos animadores, de progresso, do que dá certo. Uma onda positiva precisa ganhar corpo em nosso país!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Educação, Saúde, Viagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s