“O acompanhamento espiritual é essencial no final da vida” – Um convite à reflexão!

Faço referência hoje ao excelente artigo de Vera Brandão, publicado no site Portal do Envelhecimento, com o título “O acompanhamento espiritual é essencial no final da vida”. O texto nos convida a refletir sobre temática tão importante e que precisa ser melhor compreendida e, diria, até mesmo desmistificada. 

O artigo está estruturado sob inspiração de impactante entrevista concedida pelo Dr. Éric Dudoit, publicada na revista Psychologies. Esse profissional é doutor em psicologia clínica e psicopatologia, psicanalista, teólogo, próximo às ideias de Jung e da física quântica, com atuação há mais de 20 anos no Hospital Timone, em Marselha, França. O mais impressionante é que, 10 anos atrás, ele criou, juntamente com os médicos, a unidade de cuidados e pesquisas sobre o espírito.

Como aperitivo, destaco algumas citações trazidas ao longo da entrevista:

“…Curar a alma é tão importante quanto a curar a doença…”

“…A meditação contribui na abertura do campo da consciência do indivíduo para confiar, e de parar de querer controlar tudo mentalmente…”

“A vida não para nunca, o que muda é a forma como ela se apresenta.”

Assim, recomendo fortemente que você leia o texto na íntegra, sobretudo pelos esclarecimentos apresentados, por exemplo, a respeito de cuidados paliativos e de espiritualidade.

Clique no link a seguir:

http://www.portaldoenvelhecimento.com.br/o-acompanhamento-espiritual-e-essencial-no-final-da-vida/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “O acompanhamento espiritual é essencial no final da vida” – Um convite à reflexão!

  1. dulcedelgado disse:

    Acredito profundamente nesta visão de que “A vida não para nunca, o que muda é a forma como ela se apresenta.”, frase com que termina este artigo.
    Gostei imenso e tem algumas referências a explorar. Obrigada pela partilha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s