“Cuidado com a música que você ouve” – Uma reflexão essencial!


Sabemos que a música exerce significativo impacto e faz bem para as pessoas. Aliás, também para os animais, plantas etc. Não por acaso, tenho feito alguns posts aqui sobre os benefícios da música, inclusive como técnicas terapêuticas comprovadas para auxiliar no tratamento de doenças físicas e mentais, que vêm ganhando cada vez maior clareza e utilização, por conta dos avanços da tecnologia e das pesquisas em favor da saúde.

Hoje, contudo, quero trazer uma outra abordagem, que não sei se você já se deu conta. Para tanto, recorro ao pensar filosófico. Nesse sentido, trago o curto e excelente vídeo, de link abaixo, com duração de apenas 2:15, que tomei conhecimento esta semana. A professora e palestrante Lúcia Helena Galvão, da Nova Acrópole (organização internacional voltada para o desenvolvimento humano por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado), nos faz refletir sobre a influência invisível que a música exerce em cada um de nós. Que tal pensar a esse respeito?

Não tenho dúvida de que precisamos cuidar do que ouvimos, pois tudo é armazenado em compartimentos do nosso cérebro e, de alguma maneira, exerce influência sobre o nosso estado emocional, pensamentos, atitudes… A professora Lúcia Helena deixa isso muito claro durante a sua fala. A propósito, vale a pena destacar este pensamento, por ela mencionado:

“A evolução nada mais é do que a depuração do gosto”.

O vídeo está disponível no YouTube e foi publicado pela NOVA ACRÓPOLE. Conforme divulgado, trata-se de “um pequeno trecho, para degustar, da palestra sobre o “Caibalion”, proferida em Brasília em julho de 2015″.

 Mais do que importante, considero este vídeo essencial! Convido-o a fazer uma pequena parada. Veja e reflita – a seguir:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

6 respostas para “Cuidado com a música que você ouve” – Uma reflexão essencial!

  1. Muito esclarecedor. De fato há uma infinidade de músicas que incentivam a agressividade, a lascívia, os vícios e as impulsividades baixas. Não é razoável acreditar que o hábito de ouvi-las, gostar delas (ao ponto de identificar-se com elas) não produza nos ouvintes algum efeito mental ou emocional pernicioso.

  2. ANAFOG disse:

    AMEI…..MUITO BOM….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s