As maravilhas do abacate que podem turbinar a sua saúde!

Volto hoje a falar sobre saúde, um dos pilares da longevidade e do bem viver. Mais precisamente, dou destaque para as propriedades e os benefícios do abacate, com novas informações a partir de diversas – e mais recentes – pesquisas, que servem para atualizar postagem feita aqui em 30/9/2014 (https://obemviver.blog.br/2014/09/30/saude-as-maravilhas-do-abacate-boas-noticias/). Como as notícias são cada vez melhores, quero mantê-los atualizados!

Primeiramente, devo dizer que há um ano inclui o consumo do abacate na minha dieta, com uso praticamente diário, logo pelo manhã. Os resultados de exames, por conta de checkup anual ora concluído, mostram que estou incorporando ganhos à saúde física. Também pudera. O abacate contém significativa concentração de gorduras saudáveis, carboidratos e proteínas, associadas a diversos tipos de vitaminas e ainda a minerais como potássio, cálcio e ferro. Releva destacar que essa composição gordurosa traz pouco teor de açúcar e é facilmente digerida.

Como preparar e consumir?

São muito variadas as possibilidades para o consumo do abacate. Citaria o uso em saladas, em pastas, em creme para sobremesa e, especialmente, como iguaria para ocasiões diversas, do que se destaca o já popular “guacamole”, de origem mexicana, que se degusta com tortilhas de milho. Independentemente dessas opções e de muitas outras, tenho a minha maneira preferida, que adoto como ritual de desjejum. Antes de iniciar a prática de atividade física e de tomar o café da manhã propriamente dito, faço a ingestão de coquetel, preparado na hora, com cerca de 100 a 150 gramas de abacate, cortado em cubos. Tempero com o sumo de meio limão, adiciono um pouco de mel, aveia em flocos finos e rego tudo com iogurte natural ou de fruta (alterno frequentemente para variar o sabor). Além de nutritivo, refrescante e delicioso, fornece boa parte da energia de que necessito para as atividades diárias. Fica aí a dica!

Vamos ao que mais interessa

Mas o que verdadeiramente importa, e por isso a minha motivação para fazer este post, é o impressionante conjunto de propriedades contidas no abacate e sua contribuição para a boa saúde. A esse respeito, vou reproduzir matéria atual e muito rica, do dia 8 passado, publicada no site Tudo Por Email, fazendo referência a 10 benefícios do abacate para a saúde, com base em publicações internacionais, citadas ao final. Realmente, temos à nossa disposição uma verdadeira maravilha, cuja eficácia vem sendo cada vez mais estudada e comprovada. Aliás, não é por acaso que os povos das Américas, desde as colonizações maias e astecas, no geral fazem uso regular dessa fruta, inclusive durante as refeições principais.

Leia a seguir, fique informado e… saúde pra você!!! 

“10 Incríveis benefícios do abacate para a saúde

Macio, cremoso e muito saboroso, o abacate é um alimento muito versátil que pode ser utilizado no preparo de diversos pratos. Pode ser em uma sobremesa, salada, recheio de sanduíche e até mesmo uma sopa. Seu sabor único e textura inigualável o colocam à frente de muitas frutas, além dos enormes benefícios que pode proporcionar à saúde, se incluídos regularmente em nossa alimentação.

benefícios do abacate

Vários estudos mostraram que os diversos nutrientes contidos no abacate turbinam a saúde, portanto, veja aqui 10 motivos para incluir esse poderoso alimento na sua alimentação semanal, acompanhados de dados médicos e científicos que só reforçam as maravilhas dessa fruta incrível.

1. São Repletos de Vitaminas e Nutrientes

benefícios do abacate

Os abacates são extremamente nutritivos e contêm uma enorme quantidade de nutrientes que incluem mais de 20 tipos de vitaminas e mineiras. Uma pequena quantia de 100 gramas oferece:

– 26% da quantidade diária necessária de vitamina K, importante para a saúde dos ossos e do coração;
– 20% da quantidade diária necessária de ácido fólico, essencial para a formação de células sanguíneas na medula óssea;
– 17% da quantidade diária necessária de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, o coração, a pele e os olhos;
– 14% da quantidade diária necessária de vitamina B5, que ajuda a combater alergias, além de outros benefícios;
– 13% da quantidade diária necessária de vitamina B6, que melhora diversos sistemas do organismo, incluindo o de imunidade, circulatório, digestivo, nervoso e muscular; e
– 10% da quantidade diária necessária de vitamina E, que atua na saúde da pele e dos olhos.
Além disso, também tem, em menores quantidades, minerais como magnésio, manganês, ferro, zinco, fósforo e a vitamina A. O abacate é uma fonte de diversas vitaminas e nutrientes essenciais!

2. Contém Gorduras Saudáveis

benefícios do abacate

O abacate é um dos alimentos naturais mais gordurosos do planeta, mas isso não significa que faz mal, pelo contrário. Nosso organismo precisa de uma quantidade de gordura saudável para funcionar adequadamente e o abacate é rico em gorduras poli-insaturadas, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e os riscos de doenças cardíacas. São ricos em ácido oleico, um ácido graxo essencial que tem os mesmos benefícios do azeite de oliva.

3. Melhora a Visão

benefícios do abacate

Os abacates são ricos em antioxidantes, dentre eles, dois nutrientes chamados luteína e Zeaxantina, essenciais para a saúde dos olhos. Estudos mostraram que eles reduzem de forma significativa o risco de adquirir catarata, além de proteger contra a degeneração macular, uma das causas mais comuns de problemas e perda de visão, muito comum em pessoas acima de 65 anos. …

Leia a publicação na íntegra e conheça os demais benefícios do abacate: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=7231

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

7 respostas para As maravilhas do abacate que podem turbinar a sua saúde!

  1. Eliana Cristina de Lemos Ornellas disse:

    Excelente artigo.
    Parabénse por divulgar sua experiência pessoal.

  2. dulcedelgado disse:

    Fica o registo e a sua experiência, esta o mais importante!

  3. JCDattoli disse:

    Bom saber. Dulce. Obrigado!

  4. Pingback: as maravilhas do abacate pra turbina a saude – SAUDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s