“Qual é a diferença entre o psicótico, o normótico e o neurótico?”

Resultado de imagem para transtornos mentais    IMAGEM: Shutterstock.com

Para começar a semana com uma reflexão, ou simples provocação, reproduzo texto de Arnaldo Costa, escritor e terapeuta holístico, publicado dias atrás em seu blog Homens, Vamos Despertar!

De forma leve e bem colocada, ele comenta sobre as características de três tipos de transtornos mentais que são bastante comuns, talvez mais do que você possa imaginar.

A publicação é interessante e oportuna, sobretudo considerando que os distúrbios de saúde mental vêm aumentando ao redor do mundo, segundo informações frequentemente divulgadas. Confira a seguir:

“Qual é a diferença entre o psicótico, o normótico e o neurótico?

O psicótico diz que 2 mais 2 são cinco. Por que pergunta?

O normótico fala que 2 mais 2 são quatro. Sem dúvida!

E o neurótico sabe que 2 mais 2 são quatro. Mas não se conforma com isso…

Humor à parte, poderíamos tecnicamente conceituar assim:

Psicótico é aquele que tem uma doença mental  que apresenta distorções na percepção da vida. Ele vive num mundo onde a realidade é outra.

Normótico é um indivíduo passivo e acomodado diante da vida. Opta por apenas reagir aos fatos produzindo respostas irrelevantes e previsíveis, conformadas ao óbvio.

Neurótico é aquele que tem dificuldades de  adaptação ao mundo e apresenta conflitos psíquicos que o impedem de aproveitar a existência de forma prazerosa.

Nos reconhecemos em alguma parte?

Com raras exceções, oscilamos entre neuróticos e normóticos a maior parte do tempo.  Com a possibilidade de escorregamos para psicóticos em momentos mais dramáticos da vida.

Em compensação, todos temos a possibilidade de acessarmos a nossa luz,  a essência divina.

Assim caminha a humanidade!
Bem, se nós pobres mortais somos tão imperfeitos, como poderíamos levar uma vida  razoavelmente feliz e harmoniosa?

A resposta já é mais complicada, se é que existe uma.

Vou arriscar:

O psicótico poderia responder : “vida, que vida ?”.

O normótico: “a vida é assim mesmo, não ?”.

E o neurótico nem responderia, mas poderia olhar com ódio por alguém perguntar uma coisa a seu ver estúpida e impossível de realizar.

E você, o que responderia? “

Fonte – http://homensvamosdespertar.blogspot.com.br/2017/11/qual-e-diferenca-entre-o-psicotico-o.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+blogspot/ddTXO+(Homens,+vamos+despertar!)

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s