Dormir bem é crucial para o bem-estar e para a saúde!

Divulgo, nesta sexta-feira, mais um artigo autoral. Espero que a leitura seja agradável e o conteúdo traga valor para você!

Dormir bem é crucial para o bem-estar e para a saúde!

“Sono não é para os fracos. Pelo contrário, é para os fortes e saudáveis.” (Fabiano Moulin, médico neurologista).

Volto a falar aqui sobre sono, sua importância e benefícios. E o gatilho para trazer esse tema é a constatação de que amanheci hoje com minha capacidade produtiva bastante reduzida, com dificuldade de raciocínio e concentração, sentindo o senso de humor abalado etc., etc., tudo isso resultante de uma noite mal dormida, seja em quantidade, pois ontem fui dormir tarde e tive que acordar cedo, seja em qualidade, pois aconteceram duas interrupções durante o sono, em fases distintas. Como eu já havia alinhavado um texto a esse respeito, dias atrás, eis que chegou a motivação e a oportunidade para fazer a postagem!

Bem, o sono é considerado, cada vez mais, como algo importante para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Até acho que exista uma concordância geral nesse sentido, apesar de que o ritmo da vida “moderna” parece levar a uma natural redução e descuido em relação ao sono. E em tempos de longevidade crescente, dormir bem, na medida do necessário, precisa merecer a devida relevância entre as estratégias a serem adotadas para o bem viver!

Aliás, não é por acaso que no âmbito da medicina, e mais precisamente na área da neurologia, surgiu nos últimos anos a especialidade denominada de Medicina do Sono. Com efeito, já comentei aqui, e trouxe diversas publicações, sobre a importância de uma boa noite de sono para o desempenho e a qualidade de vida dos humanos, de qualquer faixa etária, observadas as características e necessidades naturais entre os bebês, os jovens, os adultos e os idosos.

O sono, dizem os especialistas, tem grande influência para o aprendizado e para o equilíbrio emocional do indivíduo. As pesquisas do cérebro mostram que o sono faz uma arrumação geral na nossa mente, promove uma verdadeira limpeza e organiza as informações que chegaram durante o dia, fazendo necessárias conexões para que o cérebro siga atuante e saudável, no contexto do processo denominado de neuroplasticidade (plasticidade neuronal), cada vez mais referido e desvendado pela neurociência.

Se você não está dormindo bem, convém procurar um especialista. Parece óbvio, mas muita gente vai se acostumando com a disfuncionalidade e acaba se complicando, adquirido problemas de saúde mais sérios. Diria que, em princípio, dormir mal é sinal de que alguma coisa não está bem com você, o está incomodando, seja nos aspectos físico ou emocional. Ao contrário, o bom sono, aquele que ocorre naturalmente, é demonstração de que a saúde está bem!

Dicas para quem precisa melhorar a qualidade do sono

De acordo com a matéria Dormir bem melhora a memória e o desempenho do cérebro, publicada no portal eletrônico G1-BEM ESTAR, …”Para uma noite de sono ser considerada boa, no entanto, é preciso quantidade e qualidade – em média, os adultos que não têm problemas de sono dormem cerca de 7 horas ou 7 horas e meia por noite, mas alguns podem precisar de mais tempo do que outros. Uma dica da neurologista Andrea Bacelar, é planejar o sono, ou seja, ter horários regulares para dormir e acordar, inclusive aos finais de semana.”

Nessa linha, observem algumas dicas, que selecionei de publicação feita no site Tudo Por Email, a seguir:

Prepare-se para dormir.

Isto pode soar estranho, mas uma das razões pelas quais ficamos acordados à noite é porque passamos de forma muito brusca do estar totalmente acordado para a tentativa de adormecer. Se você quer adormecer facilmente, passe a hora antes de dormir lentamente se preparando. Desligue o telefone, escove os dentes, leia um capítulo de um livro e, em nome de tudo que é sagrado, DESLIGUE A TV!

Medite antes de dormir.

Apenas 20 a 30 minutos de meditação são suficientes para eliminar todo o estresse de um dia longo e difícil. Esquecer o problema e se concentrar em seu bem-estar faz o seu sono ser revigorante e ajudará a evitar pesadelos e estresse.

Não durma até mais tarde.

Escolher e manter uma hora para despertar é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu ciclo de sono. Ter um horário fixo para acordar irá definir o seu ritmo circadiano (o cronograma de sono/vigília do seu corpo) e trazer um sentimento bom quando você acordar. Se você dormir além desse ponto, vai se sentir um pouco sonolento, mesmo se tiver dormido mais que o de costume.

Consistência, Consistência e… Consistência!

Tão importante quanto ter uma hora para acordar, é ter uma hora para ir dormir. Se você vai dormir mais ou menos na mesma hora todos os dias, às 23h, por exemplo, e certo dia vai dormir às 2h da manhã, você não vai dormir bem e vai se sentir muito mais cansado, mesmo que durma mais. O corpo anseia por hábito e rotina.

Vídeo traz boas (e recentes) revelações sobre o sono

E para fechar esta postagem, trago o vídeo POR QUE DORMIMOS?, com o médico neurologista Fabiano Moulin, que acaba de ser publicado pela Casa do Saber, no prestigiado canal da instituição mantido no YouTube.

Em sua breve exposição, com duração de apenas 4:15, o doutor Fabiano revela mais alguns conhecimentos acerca dessa atividade cerebral que, certamente, ainda carece de muitas descobertas e explicações. Mas, sem dúvida, os avanços estão acontecendo. Confira a seguir:

Comente, deixe a sua opinião aqui. Desde logo, fico agradecido!

Fontes citadas: 

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/12/dormir-bem-melhora-memoria-e-o-desempenho-do-cerebro-veja-dicas.htmlhttp://

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=8894

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Dormir bem é crucial para o bem-estar e para a saúde!

  1. Muito boa matéria! Gostei das dicas e vou aproveita-las, porque tenho dificuldade para conciliar o sono.
    O vídeo ė muito bom!

  2. dulcedelgado disse:

    Sem dúvida, video com uma perspectiva muito interessante do acto de dormir. E texto com dicas muito importantes que devíamos cumprir.
    Por experiência sei bem que atrasar a hora de ir deitar significa sempre, mas sempre, uma noite mal dormida!

  3. ANAFOG disse:

    Republicou isso em O PODER DA LEITURAe comentado:
    Muito bom…

  4. Pingback: Dormir bem é crucial para o bem-estar e para a saúde! — O Bem Viverdo, – SAUDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s