Um apartamento secreto na Torre Eiffel – Confira!

Você imagina que exista um apartamento, na Torre Eiffel, em Paris, instalado a 300 metros de altura? Pois é sobre esse espaço, ou aposento, reservado que nos conta a matéria, curiosa e sem dúvida inusitada, publicada no portal eletrônico da revista Casa Vogue, replicada no blog ZÉducando. Leia a seguir:

“Um apartamento secreto na Torre Eiffel

A história do confidencial espaço de Gustave Eiffel

Apartamento Eiffel (Foto: Serge Melki/ Flickr/ Creative Co)

Torre Eiffel faz parte dos monumentos projetados para a Exposição Universal – evento público mundial, também conhecido simplesmente como Expo, de proporções magnânimas – que se tornaram símbolos dos países que sediaram o evento. Entre eles estão o Atomium, em Bruxelas, construído para a Expo 58, e o Skyneedle, na Austrália, na Expo 88.
O evento de 1889 celebrava o centenário da Revolução Francesa e, apesar da torre ter sido criticada pelos artistas e intelectuais da época, acabou tornando-se uma das estruturas mais conhecidas no mundo e um dos maiores símbolos da França. Mal sabiam os críticos que, além dos 324 metros de altura, eles também tinham outros motivos para invejar seu criador, Gustave Eiffel: ele criou para si mesmo um apartamento no topo de sua colossal construção.
LEIA TAMBÉM: 4 projetos para viver no limite

Apartamento Eiffel (Foto: Les Chatfield/ Flickr/ Creative)

O engenheiro instalou, a 300 metros de altura, um apartamento para o qual só ele tinha acesso. Pequeno e decorado de forma simples, o espaço era repleto de armários e mesas de madeira. Com papel de parede elegante, a poltrona de veludo, um piano e pinturas a óleo eram suas únicas extravagâncias.
Apartamento Eiffel (Foto: Divulgação)

O escritor Henri Girdard contou, em seu livro dedicado à história da construção, La Tour Eiffel de Trois Cent Métres (1891), sobre “o incontável número de pessoas que enviaram cartas ao engenheiro para alugar seu pied-à-terre“. Apesar disso, todas as propostas foram recusadas. Quem trocaria a vista de Paris durante o dia, o olhar abrangente das estrelas durante a noite e, claro, a distância de todo o barulho da cidade durante todo o tempo?
E MAIS: Arquitetura exótica na montanha

Apartamento Eiffel (Foto: Divulgação)

As motivações do engenheiro para a construção não são claras. Mas como criador de torres, pontes e outras grandes estruturas, a localização era uma oportunidade para estudar o vento e os princípios da resistência do ferro. Entre os estudiosos e inventores que já passaram pelo espaço, estão Thomas Edison, que presenteou o amigo com um de seus fonógrafos. Os móveis continuam os mesmos até hoje, e manequins foram inseridos para receber os exclusivos visitantes que podem conhecer o espaço.

Apartamento Torre Eiffel (Foto: Hulton Archive/ Getty Images)

Apartamento Torre Eiffel (Foto: Hulton Archive/ Getty Images)

Apartamento Eiffel (Foto: Hulton Archive/ Getty Images)

FONTEhttp://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2015/09/um-apartamento-secreto-na-torre-eiffel.html 

Publicado em – https://joserosafilho.wordpress.com/2017/11/01/um-apartamento-secreto-na-torre-eiffel/#comment-10027.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Viagens. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Um apartamento secreto na Torre Eiffel – Confira!

  1. ludoevico disse:

    Adorei o post! Nunca imaginaria uma moradia na Torre Eiffel! Gostei tanto que vou compartilhar no FB😁🌻

  2. Este foi secreto mesmo. Não sabia. Adorei conhecer. Beijos

  3. dulcedelgado disse:

    Que surpresa! Desconhecia totalmente!

  4. Quem diria, heim? Nunca imaginei que existisse esse apartamento no alto da torre. Será que morou algum tempo, por lá, ou simplesmente, utilizou para apreciar Paris da vista tão privilegiada?

    • JCDattoli disse:

      Sem dúvida, é uma boa curiosidade. Vai ficar o pedido aqui para, quem souber responder às perguntas feitas por Lúcia, colaborar conosco trazendo as informações esclarecedoras. Desde logo, ficam nossos antecipados agradecimentos.
      Valeu, Lúcia!!!

      • Andei pesquisando e descobri que o engenheiro Gustave Eiffel, construiu o apartamento pra morar. Lá ele recebeu visitas ilustres e promoveu muitas festas. Muitas propostas recebeu para alugar, porém nunca aceitou nenhuma. O apartamento tem 200 metros quadrado. Para ele, ali, além de ter uma vista privilegiada de Paris, podia estudar os ventos e os princípios da resistência do ferro.

  5. JCDattoli disse:

    Certo, Lúcia. Obrigado!!!
    Vamos ver se surgem novas informações a respeito desse curioso espaço residencial!
    Abraços.

  6. É muito legal chegar no topo da Torre Eiffel e descobrir esse apartamento montado lá em cima! Amei!

    Abraços,
    Daniel
    https://poltrona22.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s