Volto hoje a falar aqui sobre MEDITAÇÃO, essa técnica (ou prática) natural e notoriamente eficaz como ponto de equilíbrio e terapia para a nossa saúde física, mental e espiritual, que está ao alcance de todos e sem contraindicações!
Mais precisamente, quero enfocar a grande dificuldade enfrentada pelo principiantes na prática meditativa, que é o incômodo proporcionado pela atividade mental, que não pára, e pela presença dos pensamentos, que teimam em chegar. Muitas pessoas afirmam, incluindo alguns leitores/seguidores deste blog, que aí reside o maior obstáculo para se tornarem meditantes regulares, pois não conseguem aquietar a mente.
Conforme eu registrei em trecho específico da minha primeira postagem sobre o tema: Não se incomode, nem se desestimule se inicialmente você sentir dificuldade para se “aquietar” e silenciar a mente. As “distrações” são comuns/naturais para quem está começando. Não há qualquer problema nisso. Deixe os pensamentos chegar e sair. Quando isso ocorrer, simplesmente traga a sua mente para o seu propósito, o seu foco de atenção, que é a respiração. Aliás, cabe esclarecer que meditar não é “não pensar em nada”. Essa é uma ideia equivocada (ver o post completo: https://obemviver.blog.br/2014/05/07/pratique-a-meditacao-voce-so-tem-a-ganhar/).
Para trazer novas ponderações e aconselhamentos abalizados a esse respeito, que certamente vão contribuir bastante para a superação dessa dificuldade enfrentada por quem começa a praticar a meditação, recorro a duas personalidades de grande autoridade: primeiro, a Shri Mataji Nirmala Devi, líder espiritual indiana (1923 – 2011) e fundadora da organização Sahaja Yoga; na sequência, trago a palavra da conhecida Monja Coen.
Eis o que disse Shiri Mataji, em trecho de uma das suas milhares de palestras, na Itália, em 16.9.2000:
“Muitas pessoas dizem: ‘Mãe, nós não conseguimos ficar sem pensamentos’. Por quê? Por que vocês não conseguem ficar sem pensamentos? Porque o tempo todo o que quer que vocês vejam, vocês querem reagir. Se você gradualmente começar a parar a reação…
Faça introspecção, veja por você mesmo se você está todo o tempo tentando reagir, fale para sua mente se comportar. Se houver qualquer reação, simplesmente não diga nada, mantenha-se quieto. Gradualmente você ficará impressionado e surpreso ao ver como você fica em consciência sem pensamentos, como você se torna belo.”
Agora, assistam ao vídeo Como aquietar a mente, publicado no YouTube por MOVA, em 19 de setembro de 2016, com palavras sempre esclarecedoras e de sabedoria da Monja Coen, do Zen Budismo, líder espiritual e religiosa brasileira bastante requisitada e que é uma referência budista nos dias atuais (veja a seguir – duração de apenas 2:12)):
Tire o melhor proveito. Depois me conte, deixando o seu comentário!
Eu sempre tive dificuldade em meditar. Talvez pelo ritmo acelerado do dia. Sempre que tentava, vinham os pensamentos do quotidiano, as preocupações, as coisas por fazer.. e acabei desistindo.
Oi, Lúcia. Obrigado pelo comentário. Diria que vale a pena seguir nessa trilha, ouvindo dicas como essas e persistindo. Não há nada a perder, só ganhos!
Abraços