MEDITAÇÃO: Como lidar com os pensamentos? Como aquietar a mente? – Vejam estas duas respostas!

Volto hoje a falar aqui sobre MEDITAÇÃO, essa técnica (ou prática) natural e notoriamente eficaz como ponto de equilíbrio e terapia para a nossa saúde física, mental e espiritual, que está ao alcance de todos e sem contraindicações!

Mais precisamente, quero enfocar a grande dificuldade enfrentada pelo principiantes na prática meditativa, que é o incômodo proporcionado pela atividade mental, que não pára, e pela presença dos pensamentos, que teimam em chegar. Muitas pessoas afirmam, incluindo alguns leitores/seguidores deste blog, que aí reside o maior obstáculo para se tornarem meditantes regulares, pois não conseguem aquietar a mente.

Conforme eu registrei em trecho específico da minha primeira postagem sobre o tema: Não se incomode, nem se desestimule se inicialmente você sentir dificuldade para se “aquietar” e silenciar a mente. As “distrações” são comuns/naturais para quem está começando. Não há qualquer problema nisso. Deixe os pensamentos chegar e sair. Quando isso ocorrer, simplesmente traga a sua mente para o seu propósito, o seu foco de atenção, que é a respiração. Aliás, cabe esclarecer que meditar não é “não pensar em nada”. Essa é uma ideia equivocada (ver o post completo: https://obemviver.blog.br/2014/05/07/pratique-a-meditacao-voce-so-tem-a-ganhar/).

Para trazer novas ponderações e aconselhamentos abalizados a esse respeito, que certamente vão contribuir bastante para a superação dessa dificuldade enfrentada por quem começa a praticar a meditação, recorro a duas personalidades de grande autoridade: primeiro, a Shri Mataji Nirmala Devi, líder espiritual indiana (1923 – 2011) e fundadora da organização Sahaja Yoga; na sequência, trago a palavra da conhecida Monja Coen.

Eis o que disse Shiri Mataji, em trecho de uma das suas milhares de palestras, na Itália, em 16.9.2000:

“Muitas pessoas dizem: ‘Mãe, nós não conseguimos ficar sem pensamentos’. Por quê? Por que vocês não conseguem ficar sem pensamentos? Porque o tempo todo o que quer que vocês vejam, vocês querem reagir. Se você gradualmente começar a parar a reação…

Faça introspecção, veja por você mesmo se você está todo o tempo tentando reagir, fale para sua mente se comportar. Se houver qualquer reação, simplesmente não diga nada, mantenha-se quieto. Gradualmente você ficará impressionado e surpreso ao ver como você fica em consciência sem pensamentos, como você se torna belo.”

Agora, assistam ao vídeo Como aquietar a mente, publicado no YouTube por MOVA, em 19 de setembro de 2016, com palavras sempre esclarecedoras e de sabedoria da Monja Coen, do Zen Budismo, líder espiritual e religiosa brasileira bastante requisitada e que é uma referência budista nos dias atuais (veja a seguir – duração de apenas 2:12)):

Tire o melhor proveito. Depois me conte, deixando o seu comentário!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para MEDITAÇÃO: Como lidar com os pensamentos? Como aquietar a mente? – Vejam estas duas respostas!

  1. Eu sempre tive dificuldade em meditar. Talvez pelo ritmo acelerado do dia. Sempre que tentava, vinham os pensamentos do quotidiano, as preocupações, as coisas por fazer.. e acabei desistindo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s