“Vai ter uma entrevista de emprego? Saiba como impressionar e conseguir o trabalho!”

Passar por uma entrevista de emprego é cada vez mais comum, sobretudo porque as gerações mais novas estão continuamente buscando melhores oportunidades, seja por questões financeiras, seja, em especial, para encontrar atividades que lhes propiciem realização e verdadeiro equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. E os dados mostram que essa realidade é bem evidente!

Segundo duas pesquisas mais recentes, divulgadas em revistas especializadas de grande circulação no Brasil, i) 72% das pessoas estão insatisfeitas com a carreira; e ii) cerca de 60% dos trabalhadores pretendem sair do atual trabalho em dois anos, incluindo pessoas em funções gerenciais. Quando acrescentamos o alto nível de desemprego registrado no país (em torno de 13% – cerca de 14 milhões de desempregados), vemos que buscar nova colocação de trabalho tem por aqui uma relevância muito destacada e, por isso mesmo, requer que os pretendentes estejam cada vez mais preparados para se dar bem nessas tentativas.

E como subsídio para os leitores deste blog, reproduzo abaixo a excelente matéria publicada no blog THE LUX LIFE, do português Diogo Rafael, que nos oferece rico conjunto de informações (dicas), realmente úteis, a respeito de fatores importantes a serem levados em conta em um bom processo de preparação para entrevistas de emprego. Como você verá, essas dicas são válidas para os trabalhadores portugueses, mas para os brasileiros também!

Leia e tire o melhor proveito. Ah, que tal compartilhar?

“Vai ter uma entrevista de emprego? Saiba como impressionar e conseguir o trabalho!

Poucos segundos são mais do que suficientes para causar uma primeira impressão e. numa entrevista de emprego, esses primeiros segundos vão revelar-se cruciais no momento da decisão do entrevistador. Já que é muito mais fácil conseguir o emprego quando se começa bem, o The Lux Life vai deixar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a causar uma boa primeira impressão e a conseguir o emprego que pretende.

Sendo uma entrevista um momento de alguma tensão, que pode definir o nosso futuro, é natural que a vontade de impressionar e o desejo de conseguir o emprego, criem algum nervosismo, mas o primeiro passo para conseguir alcançar o seu objetivo, é precisamente controlar esse nervosismo. Para conseguir isso nada melhor do que ir preparado para todas as questões que lhe possam colocar. Uma boa preparação cria confiança, lembre-se disso!

#Apresentação

Todos nós sabemos que nos dias de hoje a apresentação é muito valorizada, especialmente em determinados tipos de emprego, existindo inclusive uma relação entre os cuidados de beleza e o salário que se aufere, como pode recordar aqui. Se o seu potencial emprego é um deles, não se esqueça de dedicar algum do seu tempo a preparar o seu visual. Cuide do seu rosto, opte por um penteado mais profissional, escolha o outfit adequado (dependendo do cargo para o qual está a concorrer pode optar por um visual mais formal, ou mais descontraído, mas sempre com um ar profissional) e não se esqueça de usar um bom perfume. Caso a posição para a qual vai ser entrevistado, não exija esse tipo de cuidados, aproveite para marcar a diferença relativamente aos outros candidatos, somando pontos nessa área.

#Pesquisa

A falta de preparação, é um dos problemas mais apontados pelos entrevistadores para o falhanço dos candidatos nas entrevistas. Por esse motivo, é essencial investir o seu tempo a fazer alguma pesquisa sobre a empresa e o cargo para o qual se candidata, para que possa impressionar o entrevistador com o seu conhecimento, sobre o funcionamento e os valores da empresa. Se estiver bem preparado, poderá ainda fazer questões pertinentes, que vão mostrar que está interessado e o vão ajudar a destacar-se dos outros.

#Postura

Sente-se com uma boa postura enquanto está na sala de espera. Leve tudo o que precisa organizado para que possa deslocar-se com facilidade para a sala de entrevistas quando for chamado. Quando o entrevistador o chamar não vai querer parecer desorganizado.

#Confiança

Uma das coisas mais importantes para deixar uma boa primeira impressão é parecer confiante, mesmo quando se está nervoso. Um aperto de mão firme, uma atitude positiva (um sorriso é essencial) e olhar nos olhos do entrevistador enquanto fala, são algumas técnicas que o vão ajudar a projetar confiança. Ao longo do seu discurso, procure mostrar-se entusiasmado com a oportunidade que lhe está a ser dada e com o que o futuro lhe reserva a si e à empresa.

#Pontualidade

Não há uma boa primeira impressão sem pontualidade, mas procure não chegar demasiado cedo, pois isso demonstra ansiedade, e não é essa a imagem que quer passar. O ideal é chegar entre cinco a dez minutos antes da entrevista.

#Personalidade

À medida que vai falando com o entrevistador, tente mostrar um pouco da sua personalidade. Dê a sua opinião acerca dos assuntos e mostre que sabe pensar por si. Nunca diga só aquilo que sabe que o entrevistador quer ouvir. Ele vai valorizar o facto de dizer o que pensa. Tenha em atenção que, numa entrevista, nenhuma pergunta é fruto do acaso, por isso aproveite as perguntas sobre interesses pessoais, hobbies e sobre o que vai fazer no próximo fim-de-semana para ser criativo e se mostrar uma pessoa interessante. Toda a gente quer trabalhar com pessoas de que gosta, e estas perguntas são uma oportunidade para fazer o entrevistador gostar de si.

#Clareza

Sentou-se à mesa com o entrevistador, apertou-lhe a mão firmemente, falou-lhe nos olhos e foi sorrindo ao longo da conversa, mas atrapalhou-se na hora de falar de si e do seu percurso? Isso é um erro bastante comum e que diminui as suas chances de ser contratado. Para evitar que isto lhe aconteça outra vez faça um esquema mental com aquilo que quer dizer e apresente um discurso direto, conciso e natural. É essencial demonstrar que está à vontade a comunicar, e que não se confunde na hora de o fazer. Tenha presentes os seus pontos fortes e não se iniba na hora de falar sobre eles. Mostre que é a pessoa indicada para o trabalho.

entrevista-de-emprego-capa

Para terminar dê uma limpeza às suas redes sociais e elimine tudo o que o possa prejudicar profissionalmente. Lembre-se que muitas empresas investigam as redes sociais dos candidatos antes da entrevista. Mostre-se também como uma pessoa motivada, que encontra facilmente solução para os problemas, com vontade de aprender e que não desiste perante as dificuldades. Essas características são muito valorizadas no mundo profissional. Agora resta-lhe aproveitar as dicas do The Lux Life, e arrasar na sua próxima entrevista de emprego.

Fonte: http://www.theluxlifeon.com/vai-ter-uma-entrevista-de-emprego-saiba-como-impressionar-e-conseguir-o-trabalho/#comment-105

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Bom comportamento, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s