Boa provocação: “O que é SUCESSO e o que é FELICIDADE para você?”

Ter sucesso e sentir que está feliz é objeto de desejo de quase todo mundo. Ultimamente, refletir sobre isso, em particular com relação ao trabalho, é cada vez mais comum e, pelo que observo, as pessoas estão explicitando sentimentos a esse respeito com muito mais desenvoltura e objetividade. A propósito, não custa lembrar um famoso (e preciso) pensamento que circula por aí:  “Sucesso sem felicidade é fracasso”!

Um bom exemplo de reflexões sobre a temática é trazido pelo vídeo “Seu sucesso, sua felicidade” (abaixo), postado ontem no LinkedIn e publicado no YouTube, um dia antes, por Giulianno Perri, compilando mais de uma dezena de rápidos depoimentos (opiniões) exatamente sobre sucesso e felicidade profissional. Aliás, segundo registrou, o vídeo foi motivado por provocação dos alunos, que lhe perguntaram: “O que é SUCESSO e o que é FELICIDADE para você?”

O legal é verificar que essas opiniões, colhidas junto a profissionais que atuam em diferentes ramos de negócios, convergem no atacado, enfatizando, como principais aspectos determinantes: atuar e vencer desafios em equipe; ter paixão pelo que faz; cultivar bons relacionamentos; estar próximo da família; ter saúde e, principalmente, atuar equilibrando o trabalho e a vida pessoal.

De outro lado, é bom constatar que muitas pesquisas sobre fatores que promovem satisfação/felicidade no trabalho, recentemente divulgadas, mostram consistência com esses depoimentos trazidos no vídeo, aliás, ditos espontaneamente e de viva voz!

E você, ao refletir sobre isso, o que pensa?

O vídeo, a meu ver bastante interessante, em especial porque expressa o espírito de quem se encontra absorvido pela correria e desafios do cotidiano, pode trazer boas sacadas para você. Confira (duração de apenas 5:42):

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Boa provocação: “O que é SUCESSO e o que é FELICIDADE para você?”

  1. ludoevico disse:

    Bacana! Ontem eu li no Facebook uma entrevista com o psicanalista Contardo Caligaris em que curiosamente ele fala de forma parecida com o executivo da XP investimentos sobre o tema. Uma vida ousada, interessante é melhor do que essa busca por metas materiais que sempre vão ser substituídas porque não trazem satisfação completa. 🌞Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s