“Professor da Escola de Medicina defende os livros como remédio para a ansiedade e diversos males”

Resultado de imagem para benefícios da leitura para a saúde          Imagem – Viva Saúde

Voltando a temas como Longevidade, Leitura e Saúde, faço referência à matéria muito interessante que dá título a esta postagem, publicada no blog Página Cinco, com informações sobre o resultado de pesquisas a respeito de diversos benefícios proporcionados pelo hábito da leitura. Aliás, mais uma com esse enfoque, o que é bom!

O pesquisador ouvido na matéria é Dante Gallian, responsável por inúmeros trabalhos nessa área, que publicou, recentemente, o livro “A Literatura como Remédio – Os Clássicos e a Saúde da Alma”. 

Segundo o professor Dante, a literatura pode ajudar no combate à ansiedade, no tratamento de pacientes psicóticos e também da depressão em pacientes da terceira idade. Por se tratar de um remédio para a alma, é natural que ajude “a curar enfermidades de origem psíquica e emocional, que são as mais prevalentes no mundo atual.”

Temos aí, portanto, uma publicação rica e com boas notícias. Vale a pena ler. Aliás, em face do noticiado crescimento da ansiedade, da depressão e de outros adoecimentos da mente, diria que se trata de leitura necessária!

Confira – clique no link a seguir: 

https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/07/20/professor-da-escola-de-medicina-defende-os-livros-como-remedio-para-a-ansiedade-e-diversos-males/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

8 respostas para “Professor da Escola de Medicina defende os livros como remédio para a ansiedade e diversos males”

  1. Quando li essa entrevista – juro – fiquei com vontade de juntar um monte de livros, especialmente os clássicos, sentar-me em um banco de praça e esquecer do mundo. Eu nunca havia lido algo tão motivador, tão incentivador da leitura. É um curso rápido da importância da literatura na vida do cidadão. E, o mais incrível, ministrado por um médico. Recomendo muito. Parabéns pela divulgação.

    • JCDattoli disse:

      Legal o seu comentário, Sandra. De fato, esse Doutor em História, Dante Gallian, nos dá um poderoso estímulo para incorporarmos, cada vez mais, o hábito da leitura.
      Obrigado!!!

  2. Eliana Cristina de Lemos Ornellas disse:

    Muito bom!
    Compartilhei no Facebook.

  3. Zé Rosa disse:

    Muito bom. Uma pena que o autor do site-blog travou a cópia. Ai dá um trabalho danado para fazer um post com a integralidade do texto. Novos tempos, velhas preocupações…

  4. dulcedelgado disse:

    Artigo muito interessante, mas que daria “pano para mangas”… e uma bela troca de ideias! Sem pôr em causa a importância da leitura nas nossas vidas, obviamente!

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Dulce. Estimular a leitura tem sido uma das linhas que adoto aqui no blog. Esse hábito está muito aquém do razoável aqui no Brasil, para a maioria da população.
      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s