Os ácaros e as alergias – Fique informado e se cuide!

Nesta época do ano, muito mais propícia para o aumento dos casos de alergias, que em grande medida se dá pela proliferação dos ácaros – ocasionada pela presença de maior umidade e/ou pela menor incidência dos raios solares -, recomendo a leitura do excelente artigo “Ácaros: o que são?”, que reproduzo abaixo, publicado no site eCycle.

Vale a pena ficar informado e atentar para as dicas apresentadas no texto:

“Ácaros: o que são?

Entenda de que forma os ácaros podem afetar a saúde

ácaro

Certamente você já ouviu falar deles… Mas sabe o que são ácaros e qual é o tipo de relação que eles têm com os humanos?

Ácaro é a denominação comumente dada aos animais de uma subclasse (a Acari) da classe dos aracnídeos, do filo artrópode. No grupo, há cerca de 55 mil espécies descritas e que ocupam uma variedade de habitats maior do que a de qualquer outro grupo de artrópodes.

Os ácaros são os principais criadores de substâncias causadoras de alergias, os alérgenos, numa casa ou num escritório. Centenas de milhares deles podem viver em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado e por aí vai. Eles se alimentam de material orgânico, ou seja, de células da pele humana morta encontradas na poeira, e se desenvolvem em condições ótimas em ambientes muito úmidos.

Demodex

Existem duas espécies de ácaros que habitam o rosto humano: o Demodex folliculorum e o Demodex brevis.

D. brevis tem como lar as glândulas sebáceas de nossa pele, enquanto o D. folliculorum vive em poros e em folículos pilosos – presume-se que o rosto seja o lar favorito dos ácaros por ter poros maiores e glândulas sebáceas em boa quantidade. Em uma pesquisa de 2014, a bióloga estadunidense Megan Thoemmes, da Universidade da Carolina do Norte, verificou que todos os voluntários tinham ácaros em seus rostos… O que torna bem provável a hipótese de que isso ocorre com todos os humanos. Segundo Thoemmes, existe uma proporção de dois D. folliculorum para cada cílio.

No entanto, a presença dessas espécies de ácaros não causa problemas à saúde humana. Apesar de cientistas não poderem afirmar com certeza, eles acreditam que existe uma relação de comensalismo (quando o hóspede se aproveita do hospedeiro sem causar prejuízo ou até proporcionando benefícios) entre o Demodex e a raça humana – eles, provavelmente, consomem bactérias nocivas e limpam a pele morta presente em nossos rostos.

A equipe de Thoemmes também acredita que uma pesquisa mais aprofundada a respeito dos ácaros pode elucidar questões relativas à evolução humana, com potencial para revelar como nossos ancestrais se moveram pelo planeta, além de mostrar quais populações modernas têm relação mais estreita.

Alergia

De acordo com o médico alergista Celso Henrique de Oliveira, em entrevista para o portal UOL, as fezes dos ácaros são as principais responsáveis por reações alérgicas. Segundo Oliveira, elas possuem enzimas digestivas que atacam a mucosa do indivíduo ao serem inaladas. As fezes dos ácaros são desencadeadores de alergias respiratórias e agravam a situação de quem sofre com asma, alergias, bronquite, coceiras e rinite. A alergia a ácaros pode variar de leve para grave. Um caso leve pode ocasionar corrimento nasal, olhos lacrimejantes e espirros. Em casos graves, há espirros persistentes, tosses, pressão facial ou ataque de asma grave.

O que fazer para eliminá-los?

Mesmo se você conseguisse eliminar ácaros, eles voltariam rapidamente, já que estão em todo lugar: em casa, no trabalho, em nossos colegas e nos poros da face humana. No entanto, diminuir sua incidência é possível. Confira algumas dicas de como lidar com ácaros:

  • O ideal é que os travesseiros sejam lavados a seco, pois, durante a secagem em uma lavagem normal, o travesseiro esquenta e se torna um ambiente ideal para que os ácaros se reproduzam. O uso do aspirador em carpetes, tapetes, cortinas e a lavagem periódica evita o acumulo de matéria orgânica;
  • Outro grande inimigo para os ácaros é a luz do sol, pois ele reduz a umidade. Exponha objetos que podem ser ambientes ideais para os ácaros à luz do sol durante o dia;
  • Invista em uma capa anti-ácaro para os seus travesseiros, cobertores e colchões;
  • Remova o pó e, se você tiver, use o aspirador de pó em camas e sofás. Certifique-se que este tenha um filtro HEPA;
  • As almofadas e colchões também devem ser higienizados toda semana com o aspirador;
  • Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é importantíssimo. Lençóis, capas protetoras, fronhas, bichos de pelúcia e edredons devem ser lavados regularmente.

Para entender melhor e de forma mais interativa como diminuir o número de ácaros ao seu redor, assista ao vídeo “Como controlar ácaros e evitar alergias respiratórias“, do Canal Lar Natural.

Fontes: Lung.orgMayo ClinicUOLBBC.

Publicado emhttp://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3993-acaros-o-que-sao-como-se-livrar-eliminar-alergia.html?lb=no&utm_source=eCycle&utm_campaign=3dbeb5e2a4-Newsletter_349_14_07_2017&utm_medium=email&utm_term=0_ca1df616f8-3dbeb5e2a4-151144145&mc_cid=3dbeb5e2a4&mc_eid=ca58457f1c
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s