10 PROFISSÕES QUE ESTÃO PRESTES A EXISTIR!

Na postagem de ontem, com o título ‘Nossos filhos terão trabalhabilidade em 2030?’, chamei a atenção para a inevitabilidade de que aconteçam, daqui para frente, profundas modificações e muita novidade no mundo do trabalho, incluindo as profissões. Bem a propósito, reproduzo hoje a publicação de Marino Thobias, postada no LinkedIn, a respeito de profissões que poderão (deverão?) existir num futuro talvez não muito distante.

É claro que essas ocupações (ainda) idealizadas soam estranhas, e até mesmo engraçadas, em virtude dos referenciais vigentes nos dias atuais. Contudo, olhando mais atentamente o horizonte e as perspectivas de médio/longo prazos, e em especial a velocidade como as coisas estão acontecendo…

Confiram a seguir:

“10 PROFISSÕES QUE ESTÃO PRESTES A EXISTIR!

Num estudo da Oxford University, aponta que nas próximas duas décadas, robôs poderão assumir 57% de todas os empregos que conhecemos hoje. Mas nem tudo está perdido, a invasão das máquinas também abrirá oportunidades para novos tipos de trabalho, como exemplo as que seguem abaixo:

10. Psicólogo de Robôs – O conceito de IA foi criado em 1956, na Universidade Dartmouth, nos EUA, achavam que em 2 meses conseguiriam criar uma máquina capaz de pensar como um humano, sem grande sucesso. Só conseguiram deslanchar, com significativo sucesso, nos últimos anos, graças ao conceito de “machine learning”, que consiste nas máquinas aprenderem as tarefas sozinhas, por tentativa e erro. No entanto, à medida que vão aprendendo e reescrevendo seu próprio software, vão ficando cada vez mais complexos, criando assim, maquinas “hiper-inteligentes” e “problemáticas”. Para isso, vamos precisar ter alguém capaz de entendê-las, refletir sobre motivações, intervir, corrigir e redirecionar o aprendizado das maquinas… ou seja, será necessário ter um perfil de engenheiro, tanto quanto a de um psicólogo.

9. Diretor de filmes de Realidade Virtual – Finalmente a Realidade Virtual está se tornando uma mídia de massa. Estúdios como a Sony, já venderam quase 1 milhão de do PlayStationVR, lançado no ano passado. A LucasFilm está produzindo seu primeiro filme em VR (Star Wars – só podia ser). O festival de Cinema de Veneza já criou um prêmio especifico para obras em VR. Enfim, tem tudo para em pouco tempo dominar o setor de entretenimento. Será necessário um Diretor Especializado na tecnologia e ao mesmo tempo artista, para contar as histórias em um formato totalmente novo.

8. Consultor Genético – O Governo Americano publicou em fevereiro um documento histórico: afirma, pela primeira vez, que é eticamente aceitável editar DNA de embriões humanos. Abrindo as portas a um novo profissional geneticista, com habilidade para orientar pessoas sobre impactos nas alterações que irão realizar nos filhos e em si próprias. Terá uma grande responsabilidade social, pois poderão estar desenhando o futuro da humanidade.

7. Gestor de Energia Limpa – Com a adoção e a popularização do uso de energias renováveis, como a energia solar, qualquer indivíduo poderá gerar sua própria energia e vender o que sobrar. Isso hoje já é possível, inclusive no Brasil, no entanto ainda estamos no início desse processo. No mundo, já existem opções de poder ver essas sobras entre casas, sem intermediação de uma concessionária ou do governo, através de sistema a prova de fraude o Block Chain, o mesmo das transações de moedas virtuais. E nesse ponto surge a figura de um consultor de investimentos, avaliando, coordenando burocracias, negociando os excedentes, distribuindo a energia, sempre de acordo com a melhor cotação.

6. Piloto Civil de Drones – Um mercado que está triplicando anualmente, só nos EUA foram vendidos 2,5 milhões deles, e a expectativa para 2020 é chegar a 7 milhões de drones por ano. Deixando de ser apenas brinquedos, para serem intensivamente usados na agriculta, no comercio e até esportes. Em 2016, foi realizado o World Drone Prix, corrida profissional, com premiações de US$ 1milhão aos pilotos… o ganhador foi um garoto de 15 anos.

5. Planejador de Velhice – Com as pessoas vivendo cada vez mais e a ciência desenvolvendo técnicas para que cheguemos aos 120 anos, ou seja, seremos aposentados com mais tempo. Para isso, será necessário um especialista que ajude as pessoas planejarem a formação de patrimônio, a administrar seu dinheiro e o seu tempo, programando atividades para preencher os dias e mantê-las motivadas. Afinal a velhice não é para amadores, e quando ela durar 50 ou 60 anos, menos ainda.

4. Designer de Lixo – A humanidade produz 1,3 bilhões de lixo ano. Até 2025, a quantidade vai subir 70%. A única saída é reciclar cada vez mais, e esse será o trabalho do Designer de Lixo. Ele irá desenhar os processos produtivos desde o início para que gerem o mínimo de resíduos, e também será especialista em upcycling: encontrar, e dar, novos usos para coisas que estão sendo jogadas fora (sem precisar destruí-las para extrair suas matérias-primas).

3. Nostalgista – Então, nem todo mundo irá acompanhar a velocidade das mudanças. Se a sua avó ainda engatinha nas redes sociais, imagine como será pata você no futuro, quando a internet das coisas estiver por toda parte e, sei lá, começar a era dos implantes neurais, conectando o cérebro diretamente à rede. Talvez você fique perdido ou rejeite esse mundo novo. E é aí que entra o Nostalgista: um profissional que recria experiências do passado. Ele pode projetar condomínios para aposentados, por exemplo. Atento aos detalhes, reconstruirá a vida do começo do século 21, com os mesmos gadgets e hábitos que hoje achamos modernos, mas no futuro, serão coisas tão arcaicas quanto cartolas, gramofones e carruagens.

2. Fazendeiro Urbano – Em 2040, a terra terá 9 bilhões de pessoas (1,5 bilhões a mais do que hoje). Será preciso encontrar algum jeito de produzir mais comida, e, para não causar uma catástrofe ambiental, fazer isso sem aumentar demais as áreas dedicadas à agricultura e à pecuária (que hoje já ocupam 38,4% de toda a superfície do planeta, segundo a FAO). Uma solução pode ser a agricultura vertical:  em que os vegetais são cultivados em edifícios especialmente construídos para isso. A empresa sueca Plantagon quer construir uma estufa tecnológica de 12 andares, que reuniria dezenas de plantações numa área semelhante à de um prédio comum. Nos EUA, a ideia é plantar em balsas flutuantes, que ficariam em espaços desocupados nos rios. Em ambos os casos, as vantagens são as mesmas: produzir muito mais verduras usando menos espaço, e em áreas próximas (ou dentro) das cidades, onde elas serão consumidas, REDUZINDO drasticamente a poluição gerada pelo transporte (bem como custos de logísticas). Tudo isso seria coordenado por fazendeiros urbanos. Eles projetariam lavouras verticais (ou flutuantes) e supervisionariam o trabalho de “robôs” responsáveis pelo plantio e pela colheita. A agricultura urbana é tão ousada que chega a parecer futurista demais, mas tem ALTAS CHANCES de se tornar real. Por um motivo simples: se não abraçarmos, boa parte da população não irá sobreviver.

1. Feng Shui de Dados – Em 2020, o mundo terá produzido inacreditáveis 40 trilhões de gigabytes de dados, ou 5.200 GB para cada habitante, segundo a empresa de armazenamento EMC. É tanta coisa que cada pessoa vai acabar precisando de um servidor inteirinho para si mesma, e um especialista para ajudar a organizar tudo. Esse profissional vai cuidar das suas redes sociais, do celular, do computador num conjunto harmonioso e agradável: um feng shui dos dados.

Marino Antonio Thobias

Provocador e Transformador do COISA lab. Entusiasta do Design para Transformações Corporativas, em criar Serviços Inovadores e que Impactem a Sociedade.

Fonte: Super-Interessante! ”

Publicado em – https://www.linkedin.com/pulse/10-profiss%C3%B5es-que-est%C3%A3o-prestes-existir-marino-thobias
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para 10 PROFISSÕES QUE ESTÃO PRESTES A EXISTIR!

  1. dulcedelgado disse:

    Sim…para lá caminhamos….
    Muito interessante!

  2. Pingback: Dois em um via “O Bem Viver” | ZÉducando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s