“Como a meditação ajuda a evitar o adiamento das tarefas”

Resultado de imagem para evitando a procrastinaçãoImagem: Revista Saúde

Ter foco e determinação são dois ingredientes essenciais para que a pessoa coloque ideia em ação, não fique apenas em planos/pensamentos, alcance os resultados desejados, saia da zona de conforto (do lugar comum), seja produtivo etc. Isso vale para as atividades profissionais mas, certamente, para todas as dimensões da vida, pois significa melhorar e evoluir!

A esse respeito, reproduzo interessantes dicas que vi em publicação do portal Forbes Brasil, com o título “Como a meditação ajuda a evitar o adiamento das tarefas”. Esse tipo de técnica de meditação focada, com objetivo definido, utiliza princípios da chamada Psicologia Positiva.

Praticar a imaginação (ou ensaio mental, visualização, ou projeção), tem efeitos positivos cada vez mais comprovados, por criar estímulo à pessoa e promover a ativação cerebral para que determinada situação aconteça, seja resolvida, e com isso você possa afastar os riscos do hábito negativo da procrastinação, que consiste em adiar as tarefas que precisam ser feitas. Estamos falando de algo simples e prático, mas que funciona de verdade. E o melhor é que qualquer um pode fazer!

Agora, confira as sete dicas apresentadas na matéria:

“1. Sente em um lugar tranquilo, com suas costas eretas e o topo da cabeça apontando para cima.

2. Imagine que está finalizando o projeto. Como Dina precisava escrever o discurso, ela se imaginava falando para um público capacitado e satisfeito e, depois, sorrindo e se divertindo no palco.

3. Se precisar finalizar um relatório ou uma planilha, imagine que está passeando pela cidade ou em um parque depois que terminar a tarefa. Mentalize como se sentiria ao ter esse grande projeto finalmente concluído.

4. Se é seu costume lidar com recompensas como comida e técnicas de relaxamento, se imagine aproveitando seu sabor preferido de sorvete ou recebendo uma massagem.

5. Analise como você se sente. Ative seus sentidos e pense no que veria, escutaria, cheiraria e experimentaria por ter cumprido seu trabalho. Gaste de 5 a 10 minutos realmente experimentando essa sensação de dever cumprido.

6. Em seguida, invista de 2 a 3 minutos repetindo para si mesmo que está pronto para concluir a tarefa. Perceba como se sente ao dizer essa frase para si e assimile o significado dessas palavras. Se você tem adiado suas tarefas, faça isso por 5 minutos.

7. Abra seus olhos, sorria para si, não olhe seu email ou mídias sociais. Comece o projeto e continue até terminar. “

Confira a publicação na íntegra: http://www.forbes.com.br/lifestyle/2017/05/como-a-meditacao-ajuda-a-evitar-o-adiamento-das-tarefas/#foto1

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s