‘As árvores cuidam uma das outras’, diz engenheiro florestal – Bom saber!

Resultado de imagem para a inteligencia das plantasImagem –  Portugal Mundial

Nas minhas frequentes caminhadas pelo Parque da Cidade, em Brasília, sempre observei as reações e a capacidade de superação das plantas aos longos períodos de seca. Nessas ocasiões de penosa estiagem, muitas delas mostram-se mais fortes, com partes verdes mais resistentes, outras ficam no “osso”, aparentando estarem mortas em determinado momento, mas todas estão vivinhas da silva. Ao sinal da primeira chuva, elas logo mostram que estão mais vivas do que nunca!

Pensando com os meus botões, e por vezes comentando com amigos, formei a convicção de que existe um sistema inteligente de busca de suprimentos e, no caso, de umidade, por parte das plantas, que não se resume a algo simples e fácil, que existe sabedoria, integração e cooperação ente elas. Claro, toda essa opinião era meramente intuitiva!

Agora, vejo que tudo isso tem lógica. Um estudioso alemão, engenheiro florestal Peter Wohlleben, traz informações e esclarecimentos muito interessantes sobre as plantas, em entrevista concedida para o jornal O Globo, com o título ‘As árvores cuidam uma das outras’, diz engenheiro florestal. Por exemplo, assegura haver um sistema de comunicação entre as plantas (uma “internet das raízes”),  uma ajuda (“auxílio-doença”) entre elas, uma liberação de substâncias de proteção (“disque-predador”), entre outras revelações. Os seus achados estão em recente livro, “A Vida Secreta das Árvores“, lançado pela Editora Sextante.

A par de tudo isso, fica evidente que a nossa percepção a respeito da inteligência dos demais seres que habitam este planeta é ainda bastante limitada. Muito ainda descobriremos!

Assim, recomendo a leitura desta importantíssima matéria – link a seguir:

https://oglobo.globo.com/sociedade/as-arvores-cuidam-uma-das-outras-diz-engenheiro-florestal-21206855

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ‘As árvores cuidam uma das outras’, diz engenheiro florestal – Bom saber!

  1. Pingback: ‘As árvores cuidam uma das outras’, diz engenheiro florestal – Bom saber! — O Bem Viver – escreversonhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s