Imagem – Portugal Mundial
Nas minhas frequentes caminhadas pelo Parque da Cidade, em Brasília, sempre observei as reações e a capacidade de superação das plantas aos longos períodos de seca. Nessas ocasiões de penosa estiagem, muitas delas mostram-se mais fortes, com partes verdes mais resistentes, outras ficam no “osso”, aparentando estarem mortas em determinado momento, mas todas estão vivinhas da silva. Ao sinal da primeira chuva, elas logo mostram que estão mais vivas do que nunca!
Pensando com os meus botões, e por vezes comentando com amigos, formei a convicção de que existe um sistema inteligente de busca de suprimentos e, no caso, de umidade, por parte das plantas, que não se resume a algo simples e fácil, que existe sabedoria, integração e cooperação ente elas. Claro, toda essa opinião era meramente intuitiva!
Agora, vejo que tudo isso tem lógica. Um estudioso alemão, engenheiro florestal Peter Wohlleben, traz informações e esclarecimentos muito interessantes sobre as plantas, em entrevista concedida para o jornal O Globo, com o título ‘As árvores cuidam uma das outras’, diz engenheiro florestal. Por exemplo, assegura haver um sistema de comunicação entre as plantas (uma “internet das raízes”), uma ajuda (“auxílio-doença”) entre elas, uma liberação de substâncias de proteção (“disque-predador”), entre outras revelações. Os seus achados estão em recente livro, “A Vida Secreta das Árvores“, lançado pela Editora Sextante.
A par de tudo isso, fica evidente que a nossa percepção a respeito da inteligência dos demais seres que habitam este planeta é ainda bastante limitada. Muito ainda descobriremos!
Assim, recomendo a leitura desta importantíssima matéria – link a seguir:
Pingback: ‘As árvores cuidam uma das outras’, diz engenheiro florestal – Bom saber! — O Bem Viver – escreversonhar