RODA DA VIDA – Excelente reflexão sobre autoconhecimento!

O autoconhecimento é tema sempre oportuno. A esse respeito, reproduzo hoje uma enriquecedora reflexão de Bibiana Danna, com o artigo Roda da Vida, publicado no seu blog Alma Plena. Usar a figura de uma grande roda para falar sobre a experiência, ou jornada, da vida  é sem dúvida inteligente e de fácil percepção pelo leitor/ouvinte. Note que, nesse contexto, todas as dimensões da vida estão consideradas, incluindo, por certo, a vivência profissional.

A autora comenta sobre a inexorabilidade das mudanças durante a vida, as fases de equilíbrio e de desequilíbrio, de alegrias e de tristezas, dos altos e baixos, destacando, em função disso, alguns mecanismos essenciais que precisamos lançar mão para estar em harmonia com o fluxo dos acontecimentos. Em síntese, são reflexões para um despertar de consciência a respeito da sabedoria da vida, que requer, de cada um de nós, um continuado processo de aprendizagem e evolução.

Confiram, a seguir:

“Roda da Vida

roda da vida A roda da vida começa a girar a partir do momento que nascemos e entramos em contato com o mundo e tudo que nos cerca.  Somos forçados a abandonar o útero aconchegante e seguro da nossa mãe e, de uma hora para outra, temos que nos adaptar a um meio totalmente diferente: instável, conflituoso e sujeito à mudanças de toda ordem.

Nascer não é uma experiência fácil. É o início da nossa viagem. À medida que vamos nos desenvolvendo e amadurecendo, os desafios se tornam cada vez maiores e complexos.

Ao longo da jornada, cada um se mune das ferramentas que adquiriu durante o processo. Contudo, ao contrário do que se pode pensar, não é a quantidade de meios de que se dispõe que faz a diferença, mas sim a qualidade deles e o uso que se faz das habilidades que se tem.

A adaptação a toda e qualquer situação é uma das ferramentas mais eficazes para se enfrentar a roda da vida. Isto porque ela está em movimento constante. Haverá momentos em que tudo estará em perfeita ordem e sintonia (parte alta da roda), outros de estagnação (meio) e a fase de declínio (parte baixa). São ciclos que se alternam e representam o princípio da impermanência, ou seja, nossa caminhada é marcada por mudanças, pela transitoriedade. Adaptação então é a palavra de ordem!

Outro mecanismo que nos ajuda a encarar o jeito de ser da vida é a flexibilidade. Já repararam como a mãe natureza é a maior representante desta característica? Independentemente dos acontecimentos, sempre encontra uma maneira inteligente de se portar. Ela faz a sua parte, sem julgamentos e expectativas. Dessa forma, tudo flui. A não-resistência ao que É torna qualquer experiência, por mais difícil e extrema que seja, proveitosa.

O deixar fluir é o viver o aqui e agora. É isso que a natureza nos ensina. Só podemos experienciar o presente. O passado se foi e o futuro ainda está por vir. A roda da vida é um processo evolutivo marcado por períodos de altos e baixos. O desafio é buscarmos ter os pés no chão para nos adaptarmos às inconstâncias da roda. As flutuações da existência não podem ter o poder de influenciar o nosso estado de ânimo e de nos paralisar.

O bom condutor da roda é aquele que não se deixa contaminar pelas pessoas, circunstâncias e situações de vida que vivencia. Muito pelo contrário: observa as atitudes alheias e as próprias, sem preconceitos. Aproveita tudo aquilo que ouve, vê e lê. Essas vivências o ajudam a fazer com os outros aquilo que gostaria que fizessem com ele.

Nesta fórmula simples e eficiente reside o equilíbrio: guiar a roda buscando ser um observador dos acontecimentos com um certo distanciamento. Assim, você poderá usar as suas ferramentas de forma sábia e estará preparado para as fases ascendentes e descendentes da vida.

Afinal de contas, os ciclos não nos pedem permissão para se instalarem e, quando chegam, só nos deixam quando aprendemos a lição a ser seguida e a incorporamos no novo jeito de ver e de sentir a vida.

Não se iludam! A roda não para. Pode até nos dar um breve descanso. Um período de paz e calmaria. Porém, quando menos esperamos, ela retoma o seu movimento e volta a girar. Novos desafios, aprendizagens e imprevistos nos aguardam a cada nova fase. Você está disposto a promover as mudanças que o próximo ciclo exigirá?

Por: Bibiana Danna

Fonte – https://almamulher.wordpress.com/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para RODA DA VIDA – Excelente reflexão sobre autoconhecimento!

  1. Bibiana Danna disse:

    Olá JC Dattoli:
    Obrigada por compartilhar o meu post no seu blog.
    Fico muito contente por você ter gostado.
    Gratidão,
    Abraços.

    • JCDattoli disse:

      Eu que lhe agradeço, Bibiana. Vamos em frente com essa cooperação mútua e certamente teremos muita coisa boa para compartilhar com os nossos seguidores.
      Abraço e muito sucesso para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s