Sabedoria para a vida – Os 20 Princípios Ancestrais dos Povos Nativos!

Diante de tanta agitação e descaminho comportamental que estamos vivenciado nos dias atuais, uma pausa para conhecermos – ou refletirmos – sobre a Sabedoria Antiga, vinda dos Xamãs, mais precisamente sobre os Princípios Ancestrais (Princípios da Naturalidade em Harmonia), parece-me oportuna, necessária e bem-vinda.

É momento, portanto, para uma mais atenta – e intensa – conexão e harmonia com as forças/seres superiores, com a natureza, mas, em especial, com os princípios elementares da ética e da convivência sadia que devem pautar as relações com as outras pessoas. Não tenho dúvida de que precisamos, sem exceção, recuperar (e ampliar) essa consciência para uma vida em equilíbrio físico, mental e espiritual e, em suma, para o bem viver!

Conheça estes princípios, vendo o vídeo a seguir (Youtube – duração 5:46), e mais abaixo confira o texto divulgado pelos Xamãs das Montanhas, que pode ser facilmente encontrado em busca pela Internet:

 

“Os 20 princípios Ancestrais dos Povos Nativos:

01. Levante com o Sol para orar. Reze sozinho. Reze com frequência. O Grande Espírito escutará se você apenas falar.

02. Seja tolerante com aqueles que estão no seu caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, nascem quando a alma se perde. Orem para que eles encontrem orientação.

03. Procure a si mesmo, por si mesmo. Não permitam que outros façam seu caminho por você. É a sua estrada, somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

04. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, dê a eles a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

05. Não tome o que não lhe pertence, seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou de uma cultura. Não foi ganho, nem dado. Não é seu!

06. Respeite todas as coisas que foram colocadas na Terra – sejam elas pessoas, plantas ou animais.

07. Respeite os pensamentos, desejos e palavras de outras pessoas. Nunca interrompa ou ridicularize os outros. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

08. Nunca fale dos outros de uma maneira ruim. A energia negativa que você coloca para fora, no Universo, se multiplicará quando retornar para você.

09. Todas as pessoas cometem “erros”. E todos os erros podem ser perdoados.

10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo de do espírito. Pratique o otimismo.

11. A natureza não é para nós, é parte de nós. Ela é parte de sua família terrena.

12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições de vida. Quando estiverem maiores, dê-lhe espaços para crescerem.

13. Evite machucar os coração dos outros. O veneno da dor, irá retornar para você.

14. Seja sincero e verdadeiros em todos os momentos. A honestidade é o teste da força de vontade no Universo.

15. Mantenha-se equilibrado. Seu mental, Espiritual e Físico necessitam ser fortes. Exercite o corpo para fortalecer a mente. E enriqueça seu espírito para curar problemas emocionais.

16. Tomamos decisões conscientes sobre como será e como você vai reagir. Seja responsável por suas próprias ações.

17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque em nada que os objetos pessoais de outras pessoas, especialmente artefatos sagrados. Isso é proibido.

18. Seja verdadeiro consigo em primeiro lugar. Você não pode nutrir os ajudar os outros sem ajudar a si mesmo em primeiro lugar.

19. Respeite as crenças religiosas. Não force suas crenças, sobre os outros.

20. Compartilha sua fortuna com os outros. Pratique a caridade!

Para que possamos absorver essa sabedoria antiga e expressá-la com nossa presença em todas nossas relações.

Lembre-se: PRESENTEAR É ESTAR PRESENTE!”

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Bom comportamento, Meditação e Espiritualidade, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Sabedoria para a vida – Os 20 Princípios Ancestrais dos Povos Nativos!

  1. José Paes Landim disse:

    Essas é que são as verdadeiras ações que deveriam ser negociadas nas Bolsas de Valores, pelos melhores preços, por quem deseja formar um patrimômio para se tornar uma pessoa realmente rica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s