“Mudando sempre” – Veja neste artigo o que é um mindset de vencedor!

Reproduzo hoje o belo artigo “Mudando sempre”, publicado no LinkedIn, escrito por Luiza Helena Trajano, personalidade de destaque no meio empresarial brasileiro e, há décadas, principal liderança do Magazine Luiza.

 Mais do que trazer breve panorama da história de sucesso dessa rede de lojas que ganhou projeção (e atuação) pelo Brasil afora, quero destacar, observando os registros do texto, mais essa demonstração de que a liderança faz toda a diferença em qualquer organização e, ainda de forma mais evidente, que a mentalidade (o mindset) das pessoas é fator absolutamente determinante para as colheitas futuras. De tal narrativa, vemos, claramente, a presença de fatores (ou valores) como disposição para a mudança, coragem, inconformismo com o “status quo”, inovação permanente, espírito de equipe, valorização do capital humano, desafiar e ser desafiado, entre outros.

Ao fazer a leitura do artigo você, por certo, terá a sua análise e identificação mais acentuada com alguns aspectos que poderão ser diferentes dos que destaquei acima, mas muito provavelmente concordará comigo que o êxito pessoal e profissional, inclusive de um negócio, não é fruto do acaso. Ao contrário, resulta, fundamentalmente, de bons propósitos, muita determinação com transpiração, de uma mentalidade aberta e crenças positivas, a demonstrar que o universo sempre conspira a favor das causas nobres.

Leia a seguir:

“Mudando sempre

Por Luiza Helena Trajano – Presidente na Magazine Luiza

Em março, o Magazine Luiza realizou sua convenção de líderes, com mais de 1.500 pessoas de 16 Estados. No evento, também abrimos as comemorações dos 60 anos da empresa, e o tema não poderia ser mais propício: “O que muda é que a gente sempre muda”.

Olhando o passado e o estágio atual da empresa, acredito que esse sempre foi um diferencial no Magazine Luiza, ou seja, ficarmos inconformados mesmo nos momentos em que estamos indo muito bem, com o objetivo de não nos acomodarmos.

Logo após assumir a superintendência do Magazine Luiza, em 1991, comecei a receber pedidos de inúmeros prefeitos do interior, pois uma grande rede varejista estava fechando lojas em cidades pequenas. Na época, éramos uma rede regional, e a lógica seria somente agradecer a procura e não atender aos pedidos, pois não tínhamos investimentos que possibilitassem sequer pensar no assunto.

Aí entra o inconformismo. Decidimos tentar achar uma equação para resolver o problema e formamos uma equipe bem diversa para pensar como podíamos aproveitar aquela oportunidade. Dessas reuniões, formatamos a Loja Eletrônica Luiza, que era uma loja física pequena, sem produtos, e as vendas eram realizadas com o vendedor mostrando aos clientes cartazes, catálogos e imagens por meio de fitas VHS. Era o começo da década de 90 e não existia internet. Computadores também eram raríssimos.

Com isso, antecipamos a fórmula de vendas em que o cliente não toca no produto e ganhamos incrível experiência no assunto muito antes das vendas via internet. Seria novamente cômodo ficarmos comemorando o sucesso que alcançamos e estacionarmos, mas a Loja Eletrônica evoluiu, incorporando sempre novas tecnologias disponíveis, mudou para Loja Virtual e continuou crescendo sempre inconformada, com a equipe incentivada a imaginar o que pode ser feito de diferente.

Em tempos atuais, pós sites, vendas via aplicativo e outros modelos, estamos pensando em digitalização total da equipe, inclusive das lojas físicas. Todos devem pensar tecnologicamente e precisam mudar constantemente. Você, pequeno empreendedor, deve mudar a toda hora e tentar antecipar tendências e modelos, use isso como diferencial, afinal, estruturas menores podem ser muito mais velozes.

Essa sempre foi uma preocupação, contagiar nossa equipe para que todos estejam sempre pensando, inovando e se movimentando, independentemente do cargo, por isso a importância que sempre demos para que esse sentimento não esteja apenas na direção, mas que passe por todos e esteja no DNA de cada integrante da empresa.

Pense em uma grande companhia, de qualquer tamanho. Você imaginou que ela nasceu de um sonho de um empreendedor, que certamente viveu imensas lutas, desafios e dificuldades, mas foi crescendo e convidando pessoas a embarcarem nesta história? Pois é esse sonho inicial que sempre devemos resgatar, a mentalidade do fundador, o que o motivou a perseguir seus objetivos. Animar a equipe para essa caminhada é o que deve ser sempre resgatado, especialmente no momento em que a empresa cresce muito e corre o risco de ver se perder todo o legado que seus fundadores desejavam.

Por isso, empreendedores devem estar atentos a buscar seu sonho, incorporar cada vez mais pessoas, investir em inovação, pensar com uma cabeça digital e fazer tudo isso com extrema atenção ao fluxo de caixa. Esses são os ingredientes para estar sempre mudando.

Sou uma apaixonada pela micro e pequena empresa, acredito que é a grande solução para o desemprego em nosso país, que é formado por um povo empreendedor e criativo. Por isso, sempre dei palestras incentivando esses empresários e procurando passar entusiasmo para a sua caminhada, além de participar de diversos programas de mentoria para esse público, e sempre saio com energia renovada e aprendendo muito com todos.

Empreendedor, acredite no seu negócio, acredite no Brasil, esteja aberto a aprender a cada momento e se renove constantemente em conhecimento para que possa ampliar cada vez mais seu negócio, gerando mais empregos.

*Artigo escrito para a Endeavor Brasil e publicado originalmente em 10/05/2017 no site da organização. ”

Fonte – https://www.linkedin.com/pulse/mudando-sempre-luiza-helena-trajano

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s