“A liberdade do outro estende a minha ao infinito”. Bakunin (*) – Uma inteligente reflexão!

Imagem relacionadaImagem – twitter.com

Reproduzo reflexão muito interessante, pertinente e feliz, do amigo Arnaldo Costa, postada hoje em seu blog Homens, Vamos Despertar, a respeito de LIBERDADE.

A sua reflexão veio em boa hora. Tenho pensado e escrito um bocado sobre felicidade. E tenho observado que, entre tantas variáveis que levam a pessoa a se sentir feliz – a ter uma felicidade plena, verdadeira, autêntica e até mais duradoura -, o fator liberdade tem um peso bastante significativo. Facilmente já se concluiu que, sem a existência de liberdade (autonomia), as condições que propiciam a felicidade ficam sobremaneira comprometidas.

Leiam o referido texto, objetivo e preciso, que transcrevo a seguir:

“A liberdade do outro estende a minha ao infinito”. Bakunin (*)

Posso tudo, então?

Mas a minha responsabilidade, onde ficaria? A minha consciência estaria subordinada a quem, afinal?

Aquela frase do anarquista Bakunin sempre me inquietou. Ela permite muitas interpretações. Vou filosofar.

Atire a primeira pedra quem nunca se sentiu com algemas nos punhos dentro de um ambiente castrador. Ou convivendo com alguém controlador, que adora reprimir, julgar, criticar. Ou dentro de uma rotina massacrante.

Xô, nos inclua fora dessa!!! Livremo-nos dos abacaxis materiais, psicológicos, emocionais.

E o contrário? Fazendo escolhas sem interferências, sem manipulações, sem ficar escravo de conveniências?

É sublime.Viva a liberdade!

A liberdade é uma enorme conquista. De dentro pra fora. Exercida com responsabilidade, com consciência. Penso que estar livre de opressão externa é sim um requisito desejável para exercer plenamente a nossa liberdade.  Mas não suficiente pois a opressão interna pode ser bem maior.

Esta sim o maior desafio!

A minha história passa por aí! E a sua?

————–
(*) Filósofo, revolucionário e anarquista nascido na Rússia no século XIX.

Fonte – https://homensvamosdespertar.blogspot.com.br/2017/05/a-liberdade-do-outro-estende-minha-ao.html?showComment=1494425002137#c5374338299644401983

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s