Oito efeitos negativos de beber água gelada. Você sabia?

 (Ouça o conteúdo, se preferir. Ao clicar no player novo link será aberto).

Volto hoje com o grande tema Saúde, Hábitos Saudáveis e Qualidade de Vida, enfocando especificamente alguns efeitos negativos que são provocados pela ingestão de água gelada. Que tal conhecer sobre isso?

Já faz um bom tempo que li a respeito de restrições ao hábito – tão comum – de se ingerir bebida gelada durante as refeições. Desde então, tenho evitado no dia a dia beber água (ou outra bebida) gelada a qualquer hora, sempre optando pelo líquido que mais se aproxima da temperatura ambiente, porque mentalizei que seria mais amigável ingerir produtos que estivessem com temperatura mais compatível com a temperatura corporal. Por exemplo, para cantar e falar em público, sempre ouvi a recomendação de que evitasse bebida gelada, para não agredir as cordas vocais e não provocar/facilitar a rouquidão, devendo, ao contrário, fazer uso de bebida quente. Isso tudo ganhou mais consistência na minha mente quando, no final de 2013, durante curso no exterior, conheci uma senhora asiática, moradora de Hong Kong, que tinha o hábito de beber água morna frequentemente. Aquilo, por óbvio, chamou muito a minha atenção!

Pesquisando agora, pela Internet, encontrei diversas publicações brasileiras e internacionais a esse respeito. Em particular, o povo chinês têm o hábito de beber água morna, e não só durante as refeições. Utilizando uma série de argumentos em favor da boa digestão e da saúde em geral, sintetizam afirmando que beber água quente “é bom para a sua saúde”!

Toda essa contextualização vem a propósito da publicação que reproduzo abaixo, feita dias atrás pelo site Tudo por Email, replicando matéria de uma fonte internacional sobre diversos efeitos negativos de se beber água gelada. Isso lhe soa curioso? Surpreendente?

Tenho a impressão de que muita gente por aqui desconhece esses possíveis efeitos negativos de se ingerir bebida gelada, até porque vivemos em um país tropical, com temperaturas elevadas em grande parte do ano, e a bebida gelada, convenhamos, exerce natural e justificado atrativo.

Por conta disso tudo, recomendo que leia a referida matéria, a seguir, se informe e, pelo menos de agora em diante, comece a ficar mais atento, até para concluir se tal argumentação faz sentido para você, para a sua realidade.

“Água Gelada Pode Ter Efeitos Negativos Sobre o Corpo

Não há nada como um copo de água gelada para se refrescar em um dia de verão, mas depois de ler as informações a seguir, você pode pensar duas vezes antes de pegar a forminha de gelo. Quando me deparei com esta informação, eu me surpreendi, mas logo entendi que era algo relevante para compartilhar com todos, porque muitas pessoas que conheço bebem somente água gelada e não conhecem os perigos escondidos por trás disso. Aqui estão eles:

1. Perturba a digestão

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

Beber água gelada pode levar a transtornos no estômago, dor abdominal e náuseas. Isso ocorre porque as temperaturas frias são anti-inflamatórias, portanto, os vasos sanguíneos se retraem. Outro efeito colateral da ingestão de água gelada é que o estômago se contrai e fica muito apertado para ser capaz de processar os alimentos com eficiência.

2. Esgota sua energia

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

Enquanto beber água gelada pode fazer você se sentir refrescado e estimulá-lo no curto prazo, acaba drenando a sua energia no longo prazo. Isso ocorre porque seu corpo tem que usar energia extra para aquecer a água e trazê-la até sua temperatura média.

3. Irrita a Garganta

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

Assim como um dia de inverno frio pode lhe causar um corrimento nasal e bloquear seu peito, a água gelada cria a mesma resposta corporal. Em outras palavras, seu corpo produz muco como um umidificador natural para aquecer qualquer ar frio ou líquido ingerido. A diferença é que no caso de água gelada, esta resposta corporal é desnecessária e resulta em muco extra acumulando em seus tubos, tornando assim sua garganta dolorida.

4. Reduz a frequência cardíaca

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

 

Beber água gelada pode fazer com que a sua frequência cardíaca diminuía. Isso ocorre porque o nervo vago, que corre pela parte de trás do pescoço, é afetado por uma ingestão repentina de água fria. Como uma medida de emergência, o seu coração diminui a frequência até que a sua temperatura corporal possa atingir o equilíbrio mais uma vez.

5. Impede a hidratação

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

Como mencionado anteriormente em pontos anteriores nesta lista, beber água gelada retarda o processo de reidratação do seu corpo, em vez de acelerá-lo. Isso ocorre porque o corpo precisa de deixar esta água na temperatura corporal antes de poder usá-la. A única exceção a esta regra são as pessoas que praticam corridas de longa distância, que parecem se beneficiar do mecanismo de resposta tardia para manter os níveis de água quando estão em exercício a longo prazo.

6. Constipação

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

Embora a água potável que está em temperatura ambiente ajuda no processo digestivo, beber água gelada tem o potencial de causar constipação. Alimentos solidificam e endurecem quando passam através do corpo, enquanto ao mesmo tempo contraem os intestinos, o que pode levar a dificuldade de evacuar.

7. Dores de cabeça

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

Se você está familiarizado com uma certa dor de cabeça quando toma um sorvete, provavelmente já passou pela mesma situação tomando água gelada. O líquido gelado esfria muitos nervos sensíveis na coluna vertebral, e eles imediatamente retransmitirão mensagens para o seu cérebro, que por sua vez, provoca dores de cabeça.

8. Pode levar a gordura extra

A água gelada pode ter efeitos negativos sobre o corpo

A ideia de perder peso bebendo muitos copos de água gelada para forçar o corpo a trabalhar mais e assim queimar mais calorias não é completamente verdadeira. Isto é porque as temperaturas frias no corpo causam o endurecimento das gorduras e as congelam, tornando-as mais difíceis para o corpo digeri-las.

Conteúdo e imagens: Little Things

Fonte: Amália A. “

Publicado em – http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=9407

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s