5 ATITUDES QUE LEVAM VOCÊ AO SUCESSO

Ser um empreendedor, ter seu próprio negócio, criar uma “startup” etc. estão aí nas notícias e na realidade do cotidiano, até porque, convenhamos, em tempos de crise e de desemprego em alta, o negócio próprio é alternativa para muitas pessoas, seja para produzir, comercializar produtos ou vender serviços, próprios ou de terceiros. Aliás, é sonho acalentado por muita gente, sobretudo pelo desejo de trabalhar de forma independente e de ser dono do próprio nariz.

A propósito do tema, reproduzo hoje um texto bem elaborado e bastante objetivo, publicado no portal da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, com dicas de cinco fatores, ou atitudes, que seguramente contribuirão para o êxito de quem deseja empreender nos tempos atuais.

Indo além, diria que os comportamentos mencionados têm aplicação ampla, servindo em especial para facilitar o crescimento na carreira, dentro de qualquer tipo de organização, especialmente para quem exerce postos executivos e de liderança e, mais ainda, atuando em ambientes que privilegiam a inovação, que estimulam a criatividade e que dão autonomia aos seus colaboradores.

Leia a seguir:

“5 ATITUDES QUE LEVAM VOCÊ AO SUCESSO

Criadores de empresas não são como todo mundo. Saiba quais são os fatores que os levam a alcançar os objetivos

objetivos_metas_dardos (Foto: Pexels)          É preciso ter uma visão de longo prazo e ajustar a rota constantemente (Foto: Pexels)

Ter uma boa ideia, conseguir dinheiro para colocá-la em prática, fazer testes do produto, obter conhecimentos técnicos: tudo isso é muito importante para desenvolver um negócio de sucesso. Mas existem algumas atitudes que cabem ao empreendedor – e que podem ser responsáveis pelo avanço real da empresa. O colunista da Entrepreneur Bill Nuti elencou cinco fatores que ajudam as pessoas de espírito arrojado a conquistar os objetivos traçados para a sua marca. Confira a seguir.
1. Abrace a perturbação
Quando éramos crianças, ouvíamos que era preciso levantar a mão para falar ou pedir permissão para sair da sala. Aprendemos que a perturbação é ruim. Mas, para os empreendedores, perturbar é necessário. Muitas vezes, você não poderá ficar sentadinho esperando a sua vez. Precisará tomar a iniciativa e perder o medo de causar desordem. Fazer sempre a mesma coisa e manter-se no status quo não vai levá-lo a outro patamar. Arrisque.

2. Faça parte de uma equipe diversa
Trabalho em equipe é importante, e tocar o negócio é como um esporte em grupo. Um time concentrado é bem melhor que um indivíduo quando é preciso desempenhar uma tarefa complexa. Nos negócios, quase tudo requer colaboração, coreografia e participação. Ter uma equipe competente, com pessoas de perfis variados, gera opiniões mais disruptivas e diversas. Ao montar seu time, evite as hierarquias tradicionais e procure as estruturas mais horizontais, que motivem as pessoas a trabalhar juntas.

3. Defina o que é sucesso para você
Os empreendedores têm visões de longo prazo. Eles determinam como querem que seus negócios sejam dali a cinco, dez, quinze anos. Quando você começa a criar a sua visão, faça algumas perguntas: aonde você quer ir? O que o impede de chegar lá? A sua visão irá mantê-lo focado nos objetivos finais, mesmo com os altos e baixos do caminho. Ao longo do tempo, continue se perguntando: o que está dando certo? O que está errado? O que podemos fazer de um jeito diferente?

4. Treine todos os dias
A estrada para o sucesso empreendedor é longa e difícil. Não há atalhos para a vitória. Ao longo do trajeto, as pequenas coisas – como gastar cinco minutos para mandar um agradecimento a um colega ou verificar se um cliente foi bem servido – fazem muita diferença. Sorte não serve para muita coisa. É preciso trabalhar muito.

5. Divirta-se
Essa é a atitude mais simples. Quando você gosta do seu trabalho, você vai querer ser sempre melhor. A probabilidade de você alcançar seus objetivos será consideravelmente maior. Além disso, a sua paixão pelo negócio será contagiante. Os seus colaboradores farão um trabalho melhor e serão mais engajados com a empresa. E os clientes serão mais ligados à marca.

Fonte – http://revistapegn.globo.com/Como-abrir-uma-empresa/noticia/2017/04/5-atitudes-que-levam-voce-ao-sucesso.html

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 5 ATITUDES QUE LEVAM VOCÊ AO SUCESSO

  1. Para o Marco! disse:

    Achei o seu texto esplêndido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s