“REVISÕES” – Uma inteligente releitura sobre velhos paradigmas!

Resultado de imagem para refletindo sobre a vida Imagem – Mensagens com Amor

 (Ouça o conteúdo, se preferir. Ao clicar no player novo link será aberto).

Um amigo meu, nas nossas rodadas de prosa, sabiamente utiliza-se da expressão “cabe releitura”para contestar o que, em determinado momento, algum de nós afirma como questão resolvida ou facilmente aceita!

E essa frase provocativa, que se mostra cada vez mais pertinente entre o nosso grupo de amigos, abre enorme oportunidade para que a conversa flua, para que o assunto seja visto sob diferentes prismas e para que as “verdades” sejam questionadas. Enfim, é o mote para a elevação do nível da prosa e o consequente enriquecimento do debate. 

Lembrei-me disso ao ler o bonito e instigante poema REVISÕES, do professor, consultor e escritor Lourival Antonio Cristofoletti, publicado em seu livro COMPORTAMENTO – Inquietações & Ponderações.

Com inteligência e bastante propriedade, o autor nos convida a fazer releitura de alguns ditos populares, antigos, que estão no imaginário das pessoas desde jovens, a saber: “quem espera sempre alcança”, “devagar se vai ao longe”, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, “dar um passo de cada vez” e “de grão em grão a galinha enche o papo”.

Leia a seguir:

“REVISÕES

(Lourival Antonio Cristofoletti)

Quem espera sempre, alcança a frustração do contentar-se com o pouco quando tudo estava à sua mão esperando a senha para entrar em cena e mudar para melhor a sua realidade.

Devagar se vai ao longe na viagem do tempo perdido, da frustração pelo mínimo realizar, com uma vaga satisfação de quem se sacia com sobras.

Mas vale um pássaro na mão do comedimento orçado, que insiste em considerar migalhas como alimentos e que se alegra diante da perspectiva de conviver com uma fome discreta.

Dar um passo de cada vez é a melhor receita para muito pouco realizar: é contentar-se em ser um espectador da vida em cima de um florido muro.

De grão em grão a galinha enche o papo de ilusões baratas, como quem acredita que esperar sentado é virtude, saber contentar-se com pouco é nobre, ousar é pecado, sonhar é delírio, realizar é mote para o campo da utopia.”

E então? Aí está o convite para uma boa reflexão!

Tenho em mente que cada um de nós pode ser mais, pode fazer mais, pode ousar e deve desafiar para ir além. A graça é viver com plenitude, impor a si mesmo seguidos desafios, assumir as rédeas do seu destino, ser o protagonista da própria vida e não contentar-se com a mesmice, nem com migalhas, como disse Lourival. Essa, a meu ver, é a mentalidade para quem quer viver mais e melhor!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s