OTIMISTAS TÊM MAIS SUCESSO, VIVEM MAIS E SÃO MAIS FELIZES. POR QUÊ?

OTIMISTAS TÊM MAIS SUCESSO, VIVEM MAIS E SÃO MAIS FELIZES. POR QUÊ?

Resultado de imagem para otimismoImagem – Doutíssima

Diante da persistência – e até agravamento – da situação de crise que vivenciamos em nosso país nos tempos recentes, noto crescente desânimo tomando conta das pessoas. Até de forma compreensível, o clima de pessimismo vai prevalecendo e, infelizmente, as manifestações de otimismo são cada vez mais raras. Convenhamos que isso não é bom no seu todo, mas é ainda pior para aqueles que se deixam abater e perdem a esperança!

Por conta desse cenário, volto hoje a refletir sobre a importância do OTIMISMO.

No livro que deverei lançar, ainda este ano, sobre longevidade e projeto de vida como orientação para um viver mais prolongado e melhor, enfatizo a necessidade – e o valor – de se ter visão positiva sobre a vida, de se adotarem hábitos e estilo saudáveis, entre os quais se destaca o otimismo, tudo isso como um conjunto de fatores essenciais para uma vida ativa, com saúde, bem-estar e felicidade.

Já disse, em postagens anteriores, que o otimismo é fator que contribui para o sucesso e a felicidade, seja porque o otimista contribui com a sua energia, naturalmente, para que o ambiente à sua volta esteja mais leve e positivo, seja ainda por determinismo (relação de causalidade), em virtude dos princípios da “lei da atração”. De toda maneira, o próprio cotidiano mostra que, no geral, as pessoas procuram se afastar dos pessimistas de plantão, o que é válido para os relacionamentos familiares, sociais e profissionais.

Assim, em termos de carreira, os que cultivam visão pessimista na maior parte do tempo acabam, objetivamente, em notória desvantagem quando comparados com os otimistas. Aliás, facilmente se observa que o otimismo faz parte das características de empreendedores de sucesso e, claro, de profissionais admirados em sua área de atuação, especialmente daqueles que prosperam no exercício da liderança.

Na minha última postagem sobre o tema, disse que ser otimista não é ser um iludido, uma pessoa fora do mundo real, um “sem noção”. Não é isso. É uma atitude de quem deseja efetivamente avançar, chegar a resultados melhores e influenciar os outros para que também avancem. Naquela oportunidade, trouxe alguns significados a esse respeito: “Otimista significa aquela pessoa que se revela confiante, esperançosa e positiva… “Ser otimista é ter atitudes seguras, em face aos problemas humanos e sociais, e considerá-los passíveis de uma solução positiva.” (vide https://obemviver.blog.br/2015/04/07/a-importancia-do-otimismo-em-nossa-vida/).

Na última quarta-feira, ao participar do evento internacional Maximum Achievement 2.0, ocorrido em São Paulo, que foi conduzido pelo fenomenal Brian Tracy, coach, consultor, palestrante e escritor – expert em melhoria de performance e tido como um dos principais palestrantes e trainers mundiais da atualidade – anotei alguns dos seus pensamentos poderosos a respeito de otimismo, ao falar sobre os alicerces do sucesso. Veja:

 – A qualidade mais importante para o sucesso e a felicidade é o otimismo.

– Otimismo é uma forma de saúde mental aprendida pela prática (como um fitness mental);

– Otimistas pensam no que querem e em como chegar lá;

– Otimistas buscam o lado bom de qualquer situação;

– Otimistas buscam a oportunidade (e a solução) em cada problema ou dificuldade;

– Otimistas assumem uma visão positiva e construtiva quanto a si e suas vidas;

– Otimistas estão dispostos a aprender (sempre querem aprender coisas novas);

– Otimistas estão dispostos a tentar (a arriscar) por mais tempo;

– Otimistas usam a Lei da Probabilidade a seu favor (buscam se destacar da maioria);

– Você está onde está – e é o que é – por causa do seu pensamento (mentalidade).

Resultado de imagem Imagem – books.google.com

Por sua vez, observem algumas conclusões trazidas pelo psicólogo e professor Martin Seligman, mais destacado porta-voz da chamada Psicologia Positiva, em seu excelente livro FELICIDADE AUTÊNTICA:

– Os otimistas tendem a considerar seus problemas passageiros, controláveis e específicos de uma determinada situação;

– todos os estudos mostram que os otimistas vivem mais do que os pessimistas;

– O otimismo e a esperança aumentam a resistência à depressão que se segue a acontecimentos ruins, melhoram o desempenho profissional – especialmente em tarefas difíceis – e a saúde física.

E conforme mencionado na orelha do livro, Seligman ensina aos leitores que a felicidade pode ser cultivada, desde que identifiquem e utilizem muitos dos traços e qualidades que já possuem (chamadas de forças pessoais), como bondade, originalidade, humor, otimismo e generosidade.

Portanto, procure pensar positivamente e colocar em prática o otimismo, cada vez mais, em todas as áreas da sua vida!

Dattoli perfil social *Clovis Dattoli 

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante. Tem larga experiência executiva e de liderança. http://www.clovisdattoli.com.br  –  Email: jcdattoli@dattoli.com.br

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para OTIMISTAS TÊM MAIS SUCESSO, VIVEM MAIS E SÃO MAIS FELIZES. POR QUÊ?

  1. Rejane Leopoldino disse:

    É exatamente isso! Muito bom. Adoro ler sobre assuntos voltados a forma de como levamos a vida.

  2. Rejane Leopoldino disse:

    Republicou isso em Devire comentado:
    Esse Texto é simplesmente fantástico! Clovis Dattoli disse tudo!

  3. Pingback: Otimismo é uma forma de saúde mental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s