CRENÇAS EQUIVOCADAS OU INFUNDADAS PODEM MATAR A SUA EVOLUÇÃO E O SEU SUCESSO!

Resultado de imagem para crenças limitantes Imagem – YouTube

Ouça o conteúdo em áudio (novo recurso do blog). Ao clicar no player novo link será aberto:

CRENÇAS EQUIVOCADAS OU INFUNDADAS PODEM MATAR A SUA EVOLUÇÃO E O SEU SUCESSO!

Por Clovis Dattoli*

Volto ao grande tema AUTOCONHECIMENTO. Tenho cada vez mais claro que dedicar atenção ao autoconhecimento é essencial para um viver melhor, mais resolvido, mais equilibrado, com menor nível de conflitos internos e, por consequência, para facilitar a evolução pessoal e o êxito nas diversas áreas da vida. Seguramente, é pilar de sustentação para qualquer projeto pessoal futuro.

O autoconhecimento leva a pessoa a entender o que a incomoda e a prejudica, revertendo o ciclo de estresse, possibilitando que adote uma postura mais relaxada e tranquila frente à vida – o que afeta de maneira positiva o funcionamento do seu corpo-mente.

No olhar atento do autoconhecimento – em que se deve buscar entender com maior clareza “quem somos nós” e “o que queremos” verdadeiramente na vida – os pontos de conflito, bloqueios e até mesmo causas de sofrimento precisam ser enfrentados com a devida prioridade. Nesse particular, refiro-me, por exemplo, à necessidade de identificação de dois fatores muito importantes: os medos e as crenças.

Sobre os medos (ilusórios), já fiz diversas postagens aqui, com argumentos ricos e esclarecedores de fontes distintas. Hoje, neste breve artigo, que escrevo com base em diversos estudos existentes e no material do Programa Você+50 – De Bem Com a Vida, que realizamos, em parceria, no segundo semestre de 2015, vou dar ênfase para as CRENÇAS que criamos e que trazemos conosco. E o problema surge quando cultivamos crenças negativas, capazes de fazer estrago. Vou explicar do que se trata!

Quando as crenças são positivas, funcionam como força mental que tem o papel psicológico de impulsionar a pessoa para a vida, em busca de novas descobertas, de resultados melhores. São as conhecidas crenças positivas ou fortalecedoras. A preocupação é quando estamos diante de crenças negativas, que funcionam como freios para a sua atitude perante a vida e, pelo poder que possuem, podem até mesmo paralisar e levar a pessoa a enormes frustrações e adoecimentos de toda ordem. Temos aí as crenças limitantes, sobre as quais vou dedicar um pouco mais de argumentação.

Uma crença é um estado mental em que a pessoa acredita profundamente que algo é verdade. A pessoa envia sinais congruentes para o cérebro, sem deixar nenhuma dúvida. É um estado de certeza total. E essas “verdades” vêm sendo acumuladas na mente, desde a infância, com o detalhe de que raramente foram questionadas ou colocadas à prova.

Esteja atento, portanto, para a possibilidade de que algumas crenças podem estar lhe aprisionando e comprometendo a sua vida, a sua evolução, o seu sucesso, bem como agindo na sua mente como sabotadores: verdadeiros comandos subconscientes que limitam a sua ação.

Se isso estiver acontecendo, procure reprogramar a sua mente, transformando aquela crença em comando mental positivo. Para tanto, o novo comando precisa estar incorporado aos seus hábitos, à sua prática. Isso requer firmeza e dedicação, mas funciona e vale muito a pena! Como subsídio, veja exemplos de crenças fortalecedoras e de crenças limitantes mais abaixo

A Lei da Crença e a sua força

Brian Tracy, destacado escritor, palestrante e coach canadense, afirmou que “talvez a mais importante de todas as leis mentais seja a Lei da Crença. Segundo esta lei, tudo aquilo em que se acredita com convicção torna-se real”.

Crenças equivocadas ou infundadas são afirmações ou convicções limitantes, puros paradigmas, padrões que se repetem. Não se baseiam numa estrutura lógica e não se pode esperar que coincidam com a realidade, a “verdade”, mesmo que você, inconsciente e erroneamente, as tenha tomado para si como verdades absolutas.

Dito de outra forma, algumas dessas crenças podem funcionar como muralhas, que você construiu dentro de você ou que provavelmente escutou desde criança e assumiu como suas, lhe programando de tal forma que a autossabotagem está no piloto automático e você nem percebe.

Nossas crenças, fortalecedoras ou limitantes, determinam nossas vidas em todos os aspectos, nossas percepções, escolhas, ideias, comportamentos, sentimentos, saúde, relacionamentos, etc.

Para melhor entendimento, observe alguns exemplos de crenças fortalecedoras e de crenças limitantes, a seguir:

Crenças Fortalecedoras:

– Toda crise traz oportunidade;

– Eu não desisto dos meus sonhos;

– O melhor está por vir;

– Eu terei sucesso porque sou merecedor;

– Estou 100% comprometido com as metas que defini para este ano;

– Eu sou o responsável pelo que acontece comigo;

– Se eu nunca tentar, tenho certeza que vou falhar;

– Sucesso é resultado de competência e muito trabalho;

– O ótimo é inimigo do bom:

– Ter tempo para fazer o que precisa é questão de prioridade;

– Não irei para a cama sem aprender uma coisa nova;

– Meu sorriso traz a felicidade para os que me rodeiam. Etc. etc. etc.

Agora, veja estas crenças limitantes:

– Eu não tenho tempo suficiente;

– Ah! Se eu tivesse dinheiro, minha vida seria melhor!;

– Eu não sou capaz;

– Jamais vou ser promovido;

– Sempre fui muito esquecido;

– Estou velho demais para isso;

– Agora é tarde;

– Agora é cedo demais;

– Ah!… Isso eu não consigo fazer de jeito nenhum!;

– Sou assim mesmo, não vou mudar nunca;

– Isso não é para mim, só para os outros;

– Ah!… Se eu tivesse uma chance!;

– Dinheiro não traz felicidade;

– Não dá para confiar em ninguém. Etc. etc. etc.

Ficou mais claro para você?

Como visto, assim como os medos, as crenças limitantes estão aí para sabotar a pessoa, servir de freio para que as ações necessárias não se realizem e, pior ainda, fazer com que os erros do passado continuem a se repetir, bloqueando os avanços e impedindo a evolução do indivíduo. Esse tipo de crença leva, portanto, à autossabotagem!

Assim, para viver plenamente e em evolução, é importante realizar essa autoanálise e, de forma consciente e determinada, adotar estratégias que objetivem eliminar (ou pelo menos minimizar) essas forças mentais que atuam em nosso desfavor, como é o caso das comentadas crenças limitantes. Para tanto, a depender da sua realidade, não hesite em buscar maiores esclarecimentos e até mesmo de contar com a ajuda de profissional especializado.

E lembre-se: pequenos detalhes podem fazer grandes estragos na sua vida. Fuja dessas armadilhas, que, aliás, são muito mais comuns do que você pode estar imaginando!

Dattoli perfil social *Clovis Dattoli 

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante. Tem larga experiência executiva e de liderança. http://www.clovisdattoli.com.br  –  Email: jcdattoli@dattoli.com.br

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

6 respostas para CRENÇAS EQUIVOCADAS OU INFUNDADAS PODEM MATAR A SUA EVOLUÇÃO E O SEU SUCESSO!

  1. ARNALDO DE CASTRO COSTA disse:

    Parabéns pelo Post. Excelente. Há décadas várias abordagens psicológicas tratam dessa questão tão crucial, as crenças e as imagens correspondentes. Muitas, no inconsciente individual e mesmo coletivo. O tratamento é também muito diversificado, e passa pelo aumento da consciência (aspectos racional, emocional, corporal, espiritual). Valeu !

    • JCDattoli disse:

      Muito grato, caro Arnaldo. Receber um feddback como este, em se tratando de você, terapeuta e estudioso dessas questões que impactam psicologicamente o indivíduo, é mais do que gratificante!
      Valeu, amigo. Abração

  2. Mirian martins disse:

    Comecei a ler seus artigos e a cada dia me apaixono mais por eles.
    Obrigada

  3. José Paes Landim disse:

    Meu caro Dáttoli, que bela quão opotuna mensagem sobre as crenças limitantes e as fortalecedoras, que você nos passa, despertando, incluive, ao leitor uma vova conciência do poder da mente, quer negativa, quer positivamente. Torcemos para que os estudos avancem mais sobre o poder da mente, que opera milagre. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s