Como as empresas te espiam pela internet para te mandar anúncios – e o que fazer para evitar isso

Divulgo artigo sobre tema atual e bastante útil, publicado no portal BBC Brasil, falando sobre os anúncios que recebemos pela Internet, de origem as mais variadas, sem que saibamos como e porque nos descobriram.

Essa realidade está aí e alcança a todos que fazem transações e simples buscas em sites diversos. É fruto das inteligências utilizadas no mundo do marketing digital. Sem dúvida, não deixa de ser uma facilidade à nossa disposição, mas pode também causar incômodos e até mesmo a sensação de invasão de privacidade.

Presente esse contexto, nada melhor do que ficar informado, saber como funcionam tais mecanismos e, ainda, conhecer algumas dicas para aumentar a nossa proteção ao navegar pela grande rede. E é isso que você vai saber com a leitura do artigo da BBC, a seguir:

“Como as empresas te espiam pela internet para te mandar anúncios – e o que fazer para evitar isso

OlhoDireito de imagem GETTY IMAGES
Segundo especialistas, pesquisas revelam que ‘70% dos usuários da rede estão dispostos a receber publicidade e informação pensadas especificamente para eles’

Há poucos dias, comprei um bilhete de avião pela internet. Pouco depois, quando entrei na minha conta no Facebook, fiquei surpresa ao notar que a rede social me mostrava anúncios sobre o lugar para onde viajaria.

E não foi só isso. O YouTube também me sugeriu vários vídeos sobre meu destino de férias.

Quando reservei hospedagem através de uma página na web, recebi um anúncio na minha conta do Gmail com promoções exclusivas para esta mesma viagem.

Vivemos em um mundo da publicidade à la carte e das campanhas online de pagamentos por cliques. E empresas sabem como tirar proveito disso.

“Os consumidores respondem positivamente aos anúncios personalizados”, afirma o blog especializado Puro Marketing.

Especialistas ainda citam uma pesquisa da consultoria Sociomatic Lab mostrando que “70% dos usuários da rede estão dispostos a receber publicidade e informação pensadas especificamente para eles”.

“É importante conhecer o cliente e saber qual é seu comportamento de compra online”, explicam.

Como fazer isto?

“Muitas organizações usam campanhas de marketing dirigido em sites como Google AdWords”, afirma à BBC Mundo Stephanie Perry, da companhia de segurança informática PGI Cyber, com base no Reino Unido.

“Este tipo de plataforma compara perfis de comportamento (dos internautas) que as empresas podem usar para dirigir sua publicidade a uma audiência numa área geográfica”, explica.

“Estes dados são coletados de muitas maneiras, entre elas, pelos dados de buscas (na internet) e do clickstream (das páginas visitadas), recolhidos por cookies que a pessoa precisa aceitar”.

Leia o artigo completo: http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-39108063

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Marketing e Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s