Dicas de linguagem corporal para melhorar as relações interpessoais e alavancar a carreira

Divulgo artigo interessante, recentemente publicado no portal da Revista Galileu, trazendo dicas de técnicas importantes e até mesmo curiosas, baseadas em resultados de pesquisas, que poderão contribuir, de verdade, para o aprimoramento das suas habilidades de relacionamento interpessoal e, em consequência, para o seu desenvolvimento na carreira e maior êxito nos negócios.

Mesmo com ênfase na carreira, você vai observar que essas dicas podem ser úteis para melhorar a nossa performance nos relacionamentos interpessoais do cotidiano.

Vale a pena ler a publicação (a seguir):

“9 técnicas de linguagem corporal que vão alavancar sua carreira

 (Foto: Chris/ flickr/ creative commons)(FOTO: CHRIS/ FLICKR/ CREATIVE COMMONS)

primeira impressão é a que fica. O jeito que você senta ou anda pode ajudar ou atrapalhar em sua carreira – até o seu aperto de mão é avaliado em uma entrevista de emprego. A FastCompany, juntamente com a coach profissional e autora de diversos livros sobre interação humanas, Carol Kinsey Goman, listou 10 técnicas de linguagem corporais que servirão como um trampolim para sua ascensão profissional.

1. Tenha uma boa postura
Ter uma boa postura não é bom só pelo jeito que os outros te enxergam. Isso também muda a forma como você lida com as coisas ao seu redor. Estudos já comprovaram que pessoas que sentam de forma correta recebem mais elogios ligados a profissão.

2. Segure um copo de café para parecer mais confiante
Parece brincadeira, mas não é! Um estudo descobriu que segurar bebidas quentes pode te ajudar profissionalmente. Os pesquisadores reuniram diversos candidatos e os separaram com bebidas quentes e geladas. Os que estavam com café ou chá demonstravam uma confiança muito maior do que os outros.

Isso acontece porque quando seguramos algo “perigoso”, que pode nos queimar ou machucar, tendemos a ser mais generosos e suaves. Portanto, se você for fechar negócio com alguém, nem pense em tomar água gelada.

3. Sincronize seus movimentos com sua equipe para aumentar a produtividade
Brincar de mímica parece infantil, mas é uma técnica que pode te ajudar bastante. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que pessoas que trabalham em equipe e fazem os mesmos movimentos com pés e cabeças encontram soluções melhores. É isso mesmo, sincronize a linguagem corporal, para ter ideias inovadoras.

4. Aperte uma bolinha de borracha com a mão esquerda quando estiver trabalhando sob pressão
Essa é uma atividade importante para manter o foco. E sim, tem que ser com a mão esquerda: Goman realizou uma pesquisa com atletas e constatou que apertar uma bolinha de borracha com a mão esquerda trabalha as funções do hemisfério direito do cérebro – entre elas, está a capacidade de concentração.

5. Relaxe os músculos do seu rosto
Não estamos querendo acabar com suas feições, apenas tente relaxar os músculos faciais enquanto lê e-mails. Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que muitas pessoas “revelam” o conteúdo do que estão lendo pelo simples fato de franzir a testa. Além de causar rugas, isso pode criar situações embaraçosas dentro da empresa.

6. Cumprimente antes e depois de fechar negócios
Um simples cumprimento transmite a sensação de animação e cooperação. Pessoas que dão as mãos antes e depois de uma negociação fazem propostas mais justas do que pessoas que vão direto pro assunto. Além disso, um aperto de mão firme passa a confiança necessária para um acordo ser estabelecido.

7. Diminua seu tom de voz para ganhar mais
Um estudo da Universidade de Duke descobriu que 125 Hz é a frequência ideal para um som agradável e que pessoas que falam mais baixo têm mais autoridade em um grupo. Os pesquisadores analisaram 792 chefes executivos americanos. O resultado foi impressionante: uma diminuição de 22 Hz em nossa frequência vocal pode implicar em aumentos reais de salários.

8. Saiba interpretar
Pra quem fez teatro no colégio, esse não será problema. Ser você mesmo é importante, mas saber interpretar outros “personagens” também é necessário. Segundo um estudo da Universidade de Glasgow, nosso cérebro leva 200 milésimos de segundo para adquirir a informação necessária sobre o significado de uma expressão facial. Como não queremos ser vistos tristes pelos corredores da firma, muitas vezes temos que fingir sorrisos – e isso é saber interpretar.

9. Não tenha medo de dar um tapinha nas costas
Um tapinha nas costas pode fazer maravilhas. Um estudo, realizado pela Universidade de Cornell, revelou que o toque pode mudar as pessoas. Os pesquisadores analisaram clientes de um comércio americano e apenas 12% dos que não foram tocados deixaram gorjetas. O número aumenta para 14%, com os que receberam tapinhas nas costas, e para 17% os que receberam toques e apertos de mãos. Além disso, os tapinhas transmitem cumplicidade, o que faz com que os clientes passem mais tempo em seu comércio jogando conversa fora.

Publicado em – http://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2015/03/9-tecnicas-de-linguagem-corporal-que-vao-alavancar-sua-carreira-de-acordo-com-ciencia.html

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Bom comportamento, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dicas de linguagem corporal para melhorar as relações interpessoais e alavancar a carreira

  1. Davi Augusto Batista Dattoli disse:

    Excelentes dicas!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s