Não devemos usar sapatos dentro de casa nunca. Aqui está o porquê!

Imagem relacionada

Sempre foi emblemático para mim, desde quando ainda jovem, o hábito dos japoneses de deixar os sapatos do lado de fora de casa – também em restaurantes mais intimistas e muitos outros locais – principalmente quando me dava conta da nossa tradição, dos nossos hábitos descuidados a esse respeito. Nunca entendi como a higiene e a preocupação com a saúde poderiam ser deixados de lado!

Felizmente, já se observa por aqui, discreta, mas progressivamente, um aumento de conscientização sobre isso. Pessoas, incluindo os mais novos, começam a rever seus hábitos. Aliás, do meu círculo de conhecidos, amigos e familiares, constato diversos exemplos de adoção do referido hábito como visto no Japão. Na minha residência, por exemplo, já incorporamos a prática de não pisar nas dependências internas da casa com os mesmos calçados que são utilizados na rua. O mais difícil, ainda, é criar essa conscientização em todos os visitantes. Nesse particular, o efeito demonstração funciona bastante mas, por questão cultural, por vezes não tem pronta adesão.

As pessoas, estou certo, compreendem que as solas dos sapatos estão cheias de sujeira, de micro-organismos os mais diversos, incluindo bactérias e outros agentes contaminantes perigosos para a saúde. Entretanto, para quem ainda necessita de mais informações e de maior convencimento sobre isso, reproduzo boa e convincente matéria, publicada no site Cura Pela Natureza, que me foi recomendada por uma seguidora e colaboradora do blog.

Leiam a seguir:

“NÃO DEVEMOS USAR SAPATOS DENTRO DE CASA NUNCA. AQUI ESTÁ O PORQUÊ

Quando você chega em casa, tira os sapatos ou entra calçado?

Se entra calçado, temos uma recomendação: mude já esse hábito.

A maioria dos asiáticos, especialmente os japoneses, andam descalços dentro de casa.

E normalmente, quando chegam em casa, eles tiram o sapato antes de passar pela porta de entrada.

Acha que isso é por acaso?

Não, é fruto de um povo com sabedoria milenar.

E agora os ocidentais, com suas pesquisas científicas, estão começando a entender o hábito dos japoneses.

A Universidade de Houston realizou uma pesquisa e descobriu que 39% dos sapatos continham bactérias C. diff, também conhecidas como Clostridium difficile.

Essa bactéria é uma ameaça pública e resistente a vários antibióticos.

Os problemas que podem ocorrer são diarreia e, o mais grave, a inflamação do cólon.

Outro estudo, desta vez na Universidade de Arizona, descobriu nove formas diferentes de bactérias encontradas na sola dos sapatos.

Para você ter ideia, a parte inferior do calçado é mais suja do que assentos sanitários.

O dr. Charles Gerba microbiologista e professor resolveu fazer uma experiência para saber até onde isso é grave.

sapatos_-_andar_descalco_dentro_de_casa.jpg

Comprou sapatos novos, usou por apenas duas semanas e encontrou 440.000 unidades de perigosas bactérias que podem provocar, entre outros problemas, pneumonia e infecção respiratória.

A C.diff atinge apenas quatro de cada dez pessoas, mas há muitos outros tipos de bactérias e elas precisam ser evitadas.

Um piso de banheiro público, por exemplo, contém 2 milhões de bactérias por polegada quadrada – o que acontece se você pisar num ambiente desse e depois entrar em casa sem tirar os sapatos?

Consequências ainda mais graves ocorrerão se você tem filhos pequenos em casa, pois eles colocam as mãos no chão, se deitam e rastejam.

Para um bebê de até 2 anos, com o sistema imunológico ainda em formação, isso é um verdadeiro perigo!

Ah, também devemos levar em consideração que o solado do sapato pode acumular resíduos de produtos químicos, germes e agentes patológicos.

Por isso efinitivamente aconselhamos você a deixar os calçados do lado de fora da casa.

Alguns ocidentais já têm esse costume de só andarem pela casa descalços.

No entanto, muitas vezes, acabam calçando os sapatos antes de sair, dando algumas voltas no interior da casa.

Não se esqueça desta matéria – e mude o hábito de entrar calçado dentro de casa.

Publicado – http://www.curapelanatureza.com.br/post/02/2016/nao-devemos-usar-sapatos-dentro-de-casa-nunca-aqui-esta-o-porque
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Não devemos usar sapatos dentro de casa nunca. Aqui está o porquê!

  1. SILVIA ANTUNES RIBEIRO COUTINHO disse:

    Interessante… vou tentar adotar a mudança dentro de casa

  2. JCDattoli disse:

    Olá, Sílvia. Vamos nessa!
    Obrigado por comentar.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s