MINDSET – Você pode ajustar a sua mentalidade em favor do seu sucesso e felicidade!

Divulgo o meu novo artigo, a seguir, com o propósito de contribuir para o seu autoconhecimento e a sua evolução. Boa leitura! 

mindset-imagem-edutopia Imagem – Edutopia

MINDSET – Você pode ajustar a sua mentalidade em favor do seu sucesso e felicidade!

A palavra (ou vocábulo) em inglês mindset vem sendo utilizada com frequência cada vez maior e, de fato, tem a ver com algo importante para a sua vida!

Na minha tradução, mindset é a forma de pensar, de enxergar o mundo, é o comando mental da pessoa. Em outras palavras, é a forma como você pensa diante das circunstâncias e, simplificadamente, é a sua mentalidade. Em suma, o mindset é o produto dos seus valores e, mais ainda, das suas crenças.

Ser ativo, empreendedor, inconformado com a mesmice e com resultados insatisfatórios, ter atitude para ampliar conhecimentos e habilidades, buscar o novo etc. mostram um mindset de protagonista. Em oposição, mostrar conformismo com os reveses, com as dificuldades e simples ameaças, desanimar e desistir, manter-se onde está são reações de quem tem um mindset conservador e de pouca ambição. Indo mais direto ainda, ser predominantemente otimista ou pessimista tem a ver com o seu mindset. A metáfora do copo de água pela metade, que para uns está meio cheio, enquanto que para outros está meio vazio, retrata bem do que estamos falando.

No geral das minhas relações interpessoais, e especialmente nos relacionamentos profissionais, observo com muita clareza que a mentalidade da pessoa, a maneira como ela pensa e age, tem tudo a ver com os resultados que obtém, com a sua prosperidade ou fracasso, com a qualidade da sua saúde, com as suas idades aparente e interior (biológica e psicológica) e, de forma mais definitiva, com a sua sensação de bem-estar com a vida. E na outra face da moeda, o mindset é determinante para a frustração, a insatisfação e a sensação de infelicidade.

Assim sendo, resta claro que precisamos estar muito atentos ao nosso modo de pensar e às nossas crenças. Esse é o gatilho que deflagra toda a nossa atuação, como nos posicionamos, como reagimos, como buscamos a evolução. Ou seja, o mindset determina os nossos resultados. Veja este fluxo absolutamente verdadeiro:

CRENÇAS → PENSAMENTOS → SENTIMENTOS (EMOÇÕES) → AÇÕES → RESULTADOS.

Presente essa realidade, é bom saber que podemos trabalhar a nossa mentalidade, promovendo os ajustes para que nossas atitudes não nos limitem, não impeçam a nossa evolução (literalmente) e o nosso sucesso. Seguramente, essa forma de pensar (e de agir) pode ser ajustada, aperfeiçoada em função de uma nova consciência e de necessidades objetivas. Por que? Porque as crenças residem na mente e a pessoa pode modificar a sua mente, segundo afirmam psicólogos e estudiosos.

Ferramentas utilizadas em processos de Coaching, inspiradas, por exemplo, em princípios da Psicologia Positiva, trazem ajuda substancial para que ajustes de mindset sejam promovidos, como forma de minimizar pensamentos limitantes e, por outro lado, de reforçar crenças fortalecedoras que contribuam para as mudanças e para o crescimento individual pretendido. A pedra de toque, nesse particular, é o despertar da consciência, é a ampliação da perspectiva do indivíduo em face de uma realidade (meta/objetivo) concreta!

Para quem quiser se aprofundar no tema, acaba de ser lançado no Brasil, pela Editora Objetiva, o livro Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck, professora de psicologia na universidade norte-americana de Stanford, pesquisadora sobre desenvolvimento pessoal e personalidade e, ainda, especialista internacional em sucesso e motivação. O livro tem merecido ampla divulgação por parte da editora e também por órgãos da imprensa, como foi o caso da revista EXAME, na sua edição de 1º/2/2017.

Segundo a autora, a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. E vai mais além: “O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem sucedidos ou não. Ela argumenta, com clareza e de forma bastante convincente, que existem basicamente dois tipos de pessoas: as de mindset com características fixas e as de mindset com características de crescimento. Na verdade, uma forma resumida de como pensam e agem as pessoas pessimistas e as otimistas, respectivamente.

Portanto, fique atento ao seu mindset e busque torna-lo (ou mantê-lo) favorável ao alcance dos seus desejos, necessidades e, em essência, que contribua para os avanços que você quer que aconteçam, literalmente, na sua vida. E sabe por que estou falando isso? Porque você tem capacidade ilimitada de evoluir. É só acreditar, comandar o seu cérebro e partir para cima!

Dattoli perfil social *Clovis Dattoli 

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante. Tem larga experiência executiva e de liderança. http://www.clovisdattoli.com.br  –  Emailjcdattoli@dattoli.com.br

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s